Nome do Projeto
Grupo de estudos em anestesiologia veterinária
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 01/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Devido à baixa carga horária curricular na área de anestesiologia veterinária são necessárias ações para complementar o ensino daqueles que pretendem seguir na área ou em áreas afins. Neste sentido, os grupos de ensino propiciam uma formação complementar e a possibilidade de se discutir assuntos avançados acerca do conteúdo. Além disso, é possível se desenvolver diferentes técnicas de aprendizado como palestras, estudo de casos clínicos, relatos de caso, apresentação de artigos científicos, estudos práticos, dentre outros. O presente projeto com foco em ensino objetiva proporcionar aos alunos de graduação e pós graduação esta forma de formação complementar.

Objetivo Geral

Proporcionar formação complementar na área de anestesiologia veterinária para alunos de graduação e pós graduação do curso de medicina veterinária

Justificativa

A área de anestesiologia veterinária é uma das áreas mais recentes da medicina veterinária e por isso, na grande maioria dos cursos de medicina veterinária, possui carga horária aquém do necessário durante os componentes curriculares obrigatórios.
Sendo assim, são necessárias ações voltadas ao ensino complementar da área tanto no nível graduação como pós graduação.

Metodologia

Serão realizadas atividades para complementar o estudo de anestesiologia veterinária.
A ação principal do projeto será na forma de grupo de estudos onde semanalmente os alunos acompanharão a discussão de um artigo científico da área.
O artigo será exposto por um dos integrantes do grupo durante 10 à 15 minutos. Após serão discutidas: a importância do assunto, a aplicação prática do estudo na rotina, as limitações e metodologia e planejamento de estudos similares.
Com base no artigo apresentado será dado inicio a discussão e ensino de assuntos relacionados ao tema do artigo conforme dúvidas dos integrantes.
Eventualmente, conforme disponibilidade, serão realizadas apresentações de relatos de casos, palestras de colegas da área de forma online e também estudos práticos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes do grupo consigam complementar os conhecimentos na área de anestesiologia veterinária e que também possam desenvolver suas habilidades de apresentação e oratória, didática, visão crítica científica, formação de opinião com base na ciência, noção de desenvolvimento de pesquisas e também capacidade de discussão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANNE FERNANDES DA COSTA
AMANDA LETICIA ISERHARDT
JOANA DE BAIRROS NERIS
LUINA CORREA PIRES
LUÃ BORGES IEPSEN
Leonardo Bergmann Griebeler
MARIA EDUARDA LEITE SPROESSER
MARTIELO IVAN GEHRCKE2
MATHEUS AGUIRRES GHELLER
NATALY RUTH DIAS TERRIBAS
NATHALY MATIAS BECKER
PATRICIA LOUZADA DE OLIVEIRA PUREZA PINTO
THOMAS NORMANTON GUIM1

Página gerada em 29/04/2024 02:37:53 (consulta levou 0.414535s)