Nome do Projeto
Estudo da aplicação de estampagem incremental no protótipo de máquinas agrícolas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 01/03/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A estampagem incremental, aplicada na produção de máquinas agrícolas, é um processo progressivo de conformação de chapas metálicas. Essa técnica permite a fabricação eficiente e precisa de componentes complexos, como peças estruturais e painéis, contribuindo para a otimização do peso e aumento da resistência. Ao utilizar prensas e ferramentas especializadas, a estampagem incremental proporciona economia de material e recursos, além de assegurar a produção em larga escala com elevada qualidade. Essa abordagem inovadora na manufatura de máquinas agrícolas destaca-se por sua eficiência, redução de desperdícios e capacidade de atender às demandas por produtos robustos e duráveis no setor.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste estudo é investigar e otimizar a aplicação da estampagem incremental na produção de máquinas agrícolas, visando aprimorar a eficiência do processo de conformação de chapas metálicas. Busca-se compreender a influência dessa técnica na melhoria do desempenho estrutural e na redução de custos, promovendo um equilíbrio entre resistência e leveza nos componentes fabricados. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na indústria agrícola, por meio da maximização do aproveitamento de materiais e da minimização de desperdícios, proporcionando máquinas mais duráveis e eficientes para o setor.

Justificativa

A adoção da estampagem incremental na produção de máquinas agrícolas se justifica pela necessidade de aprimorar a eficiência produtiva e a qualidade estrutural dos equipamentos. Essa técnica oferece vantagens significativas, como a redução de desperdícios de material, a otimização do peso das peças e a capacidade de produção em larga escala. Além disso, a estampagem incremental contribui para a sustentabilidade ao minimizar impactos ambientais e melhorar a relação resistência-peso dos componentes, resultando em máquinas mais duráveis, eficientes e economicamente viáveis para o setor agrícola.

Metodologia

Revisão Bibliográfica: Realizar uma revisão abrangente da literatura para compreender os princípios fundamentais da estampagem incremental e suas aplicações na indústria de máquinas agrícolas.

Análise de Materiais: Avaliar as propriedades dos materiais utilizados na estampagem, considerando características como resistência, ductilidade e sustentabilidade, para seleção adequada.

Desenvolvimento de Ferramentas: Projetar e fabricar ferramentas específicas para a estampagem incremental, levando em conta a geometria das peças das máquinas agrícolas.

Experimentação: Realizar testes práticos de estampagem incremental em diferentes condições, monitorando parâmetros como pressão, temperatura e velocidade para otimização do processo.

Análise Estrutural: Conduzir análises estruturais das peças estampadas, utilizando métodos como elementos finitos, para avaliar resistência, rigidez e durabilidade.

Avaliação Econômica: Realizar uma análise de custo-benefício considerando a implementação da estampagem incremental em comparação com métodos tradicionais, levando em conta eficiência e redução de custos.

Avaliação Ambiental: Investigar o impacto ambiental da estampagem incremental, considerando aspectos como redução de resíduos, consumo de energia e sustentabilidade dos materiais.

Validação na Produção: Implementar a estampagem incremental em um ambiente de produção real de máquinas agrícolas, monitorando o desempenho, eficiência e qualidade das peças fabricadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicador de Redução de Desperdício de Material: Meta de alcançar uma diminuição de pelo menos 20% no desperdício de material por meio da estampagem incremental, promovendo eficiência no uso de recursos.

Indicador de Eficiência do Processo: Meta de aumentar a eficiência do processo de produção em 15%, otimizando a utilização de prensas e ferramentas especializadas na estampagem incremental.

Indicador de Resistência-Peso Melhorada: Meta de atingir uma melhoria de 10% na relação resistência-peso das peças estampadas, contribuindo para a fabricação de máquinas agrícolas mais robustas e leves.

Indicador de Sustentabilidade: Alcançar uma redução de 15% na pegada de carbono da produção de máquinas agrícolas, considerando a estampagem incremental como uma prática mais sustentável.

Indicador de Custo por Peça: Estabelecer a meta de reduzir o custo médio por peça em 12%, considerando a eficiência operacional e a diminuição dos custos associados à estampagem incremental.

Esses indicadores e metas visam promover a eficiência, a sustentabilidade e a economicidade na aplicação da estampagem incremental na produção de máquinas agrícolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL DE CASTRO MACIEL3
WAGNER DE ALMEIDA LUCAS
Érico Durlan Garcia Galho

Página gerada em 29/04/2024 02:13:04 (consulta levou 0.140147s)