Nome do Projeto
XILOFONEMANIA
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/02/2024 - 20/01/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente Projeto de Ensino possibilita aos acadêmicos experiências musicais que compreendem o fazer musical em conjunto; os processos criativos, estéticos, artísticos e educativos. Ao aprimorar e aprofundar a pratica musical em conjunto, os acadêmicos estarão aprofundando um repertório de conhecimentos que é utilizado no processo de musicalização. O Projeto conta com o instrumental ORFF disponível no Laboratório de Educação musical: instrumentos de percussão de altura determinada (xilofones; metalofones) e instrumentos de percussão de altura indeterminada.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos e habilidades musicais a partir da prática em conjunto.
Justificativa
Percebendo o interesse dos acadêmicos da disciplina de Fundamentos da Educação Musical II, que trata das metodologias ativas, em dar continuidade às experiências realizadas com o instrumental ORFF, entendeu-se necessário desenvolver uma proposta que pudesse dar seguimento e aprofundar tais conhecimentos.
Metodologia
O presente Projeto de Ensino se desenvolverá em encontros presenciais entre acadêmicos e professora e prevê algumas etapas/ações sendo algumas delas concomitantes:
1. Estudo de técnica e execução do repertório e arranjos já elaborados para o instrumental ORFF, mais especificamente, xilofones; metalofones. Inclui-se também a flauta doce; outras percussões e/ou outros instrumentos de acordo com a necessidade do repertório.
2. Pesquisa de repertório
3. Composição e arranjos específicos pelo e para o grupo
4. Apresentações didáticas para comunidade e, principalmente, escolas.
1. Estudo de técnica e execução do repertório e arranjos já elaborados para o instrumental ORFF, mais especificamente, xilofones; metalofones. Inclui-se também a flauta doce; outras percussões e/ou outros instrumentos de acordo com a necessidade do repertório.
2. Pesquisa de repertório
3. Composição e arranjos específicos pelo e para o grupo
4. Apresentações didáticas para comunidade e, principalmente, escolas.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, espera-se:
- Que os acadêmicos se qualifiquem e ampliem suas experiências musicais
- Estabeleçam um diálogo com a comunidade escolar nas apresentações didáticas
- Que os acadêmicos se qualifiquem e ampliem suas experiências musicais
- Estabeleçam um diálogo com a comunidade escolar nas apresentações didáticas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
EDUARDO CHAVES CARLOS WYSE OLIVEIRA | |||
GIO LEVORCI SANTANA | |||
IGOR FURTADO DE FURTADO | |||
JAMES CORREA SOARES | 2 | ||
JOAO ANTONIO BOCK CABREIRA | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 2 | ||
Luísa Silva de Azevedo | |||
PAULO ROBERTO DOS SANTOS | |||
PEDRO MAINO AVILA |