Nome do Projeto
Matemática na Metade-Sul do Rio Grande do Sul: Cultura, História e Memória
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 31/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Trata-se de um novo projeto de pesquisa que dá continuidade a outros projetos já realizados no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, avançando em uma investigação, de longo prazo, que pretende analisar aspectos culturais e históricos da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, particularmente em Pelotas e na metade-sul do estado. Avançando especialmente no estudo de culturas matemáticas locais nos âmbitos escolar e extraescolar ainda não investigadas. O presente projeto vem na sequência de ações de pesquisa e extensão realizadas no âmbito de projetos anteriores, a saber, “A Modernização da Matemática em Instituições Escolares de Pelotas-RS (1950-1979)”, entre 2013 e 2014, “Estudar Para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, realizado entre 2017 e 2019, e do Projeto Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas que possuiu três versões, tendo sido realizado de 2015 a 2023. Durante a realização dos projetos mencionados, já foi possível a localização, higienização, catalogação e digitalização de um volume significativo de documentos, além de uma produção científica do coordenador e dos orientandos, demarcando uma intenção de nucleação da área de história da educação matemática na cidade e região. A trajetória de pesquisa nessa linha possibilitou uma articulação com pesquisadores do IFSul-Pelotas, da UFRGS e da UPF, demonstrando o potencial da área e da temática para juntar-se às diversas outras produções científicas que têm sido desenvolvidas na UFPel. Ainda, com o propósito de pesquisar, registrar e estudar culturas matemáticas locais, nos âmbitos escolar e extraescolar, a professora Daniela Hoffmann compõe este projeto de pesquisa. A professora agrega sua experiência com projetos de extensão, em parceria com escolas e associação de moradores, e pesquisa, na perspectiva da Psicologia da Educação Matemática, e por sua atuação nos cursos de licenciatura em matemática presenciais da UFPel, com as disciplinas de Introdução a Educação Matemática, Matemática Sociocultural e Introdução à Filosofia da Matemática e do seu ensino, e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), na linha de História, Currículo e Cultura em Educação Matemática. Por fim, nesta proposta além de novos temas, problemas e sujeitos que emergiram a partir de experiências anteriores de pesquisa, tanto realizando operações historiográficas quanto fazendo análises de narrativas sobre experiências matemáticas atuais, o projeto adentra a reflexões sobre a Educação Matemática no âmbito do Instituto de Física e Matemática, uma das Unidade Básicas da Universidade, que oferece disciplinas para diversos cursos da Instituição, tendo sido junto com a constituição da própria Universidade, em 1969, no contexto da Reforma Universitária que ocorreu no país, de 1968.

Objetivo Geral

Dando continuidade às investigações já iniciadas, como mencionado, o Projeto possui como objetivo central produzir explicações sobre experiências matemáticas ligadas a práticas, escolares ou não, em todos os níveis, realizadas no Rio Grande do Sul e, mais particularmente, em Pelotas e região. Tais análises não estarão focadas exclusivamente na realização de operações historiográficas, em função de alunos (graduação e mestrado) e de colegas pesquisadores interessados em analisar narrativas de experiências matemáticas no “tempo presente”, mantendo como perspectiva metodológica a História Oral e, desse modo, lidando com vestígios materiais e de memória das práticas didáticas identificadas, não se limitando à cidade, mas buscando compreender as articulações com outras cidades do estado, com outros estados da federação e, inclusive, com países como Argentina e Uruguai cuja aproximação geográfica tenha possibilitado articulações com repercussões para a Educação Matemática.
Assim, pode-se afirmar que o objetivo geral do projeto é colaborar com as análises sobre a formação de professores de matemática e sobre práticas matemáticas, educativas e culturais dessa disciplina escolar, escolares ou não, no Rio Grande do Sul, não exclusivamente em perspectiva histórica, com ênfase na cidade de Pelotas e na metade sul do estado. Inclusive, entre as análises que serão produzidas, pretende-se contemplar discussões sobre práticas matemáticas inclusivas.
O desenvolvimento deste Projeto tem clara intenção de colaborar ainda com a formação de novos pesquisadores em Educação Matemática, interessados nos vieses que contemplam o debate da Matemática em suas interrelações com a cultura e a sociedade.

Justificativa

A proposta dessa união de pesquisadores, suas experiências e seus enfoques visa contemplar parte da integralização da extensão nos cursos de licenciatura em matemática presenciais da UFPel, bem como destacar características extensionistas do PPGEMAT/UFPel, e constituir novas ações de pesquisa, ensino e extensão em Pelotas e região.

Metodologia

Um conjunto de ações metodológicas serão necessárias para o desenvolvimento da proposta, sendo apresentados, a seguir, alguns deles:
1. Apresentar os resultados deste Projeto tanto em eventos científicos quanto em publicações científicas da área;
2. colaborar com a Educação Matemática no estado na preservação de seus acervos sobre práticas educativas matemáticas;
3. participar da localização, organização, digitalização, catalogação e disponibilização de documentos do Instituto de Física e Matemática (IFM), que estejam sob guarda da instituição, colaborando com a constituição de um acervo institucional acessível;
4. realizar entrevistas com pessoas que atuaram na história do IFM;
5. produzir e publicar análises decorrentes das investigações realizadas sobre diversas experiências com a matemática identificadas no conjunto de vestígios localizados e nas entrevistas produzidas pelo projeto.
6. investigar práticas matemáticas de diferentes grupos culturais, escolares ou não;
7. contribuir para as discussões da Psicologia da Educação Matemática sob o viés sociocultural;
8. socializar e evidenciar distintos saberes matemáticos não hegemônicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Considerando a recente localização e disponibilização de um conjunto volumoso de documentos no Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas, que ainda não se encontra organizado, higienizado ou catalogado, uma das primeiras metas do Projeto será colaborar com os processos de identificação, organização, higienização e catalogação desse conjunto documental. Para tanto, serão necessárias ações de extensão e articulações com outros projetos que possibilitem dar tratamento ao acervo existente, recuperando documentos que não estejam de posse do Instituto e produzindo fontes documentais a partir de entrevistas com ex-professores e ex-alunos que atuaram no IFM. Tais entrevistas decorrerão de indicação presentes no acervo existente ou a partir de outras fontes que os apontem como relevantes para a história da educação matemática no Instituto. Ademais, a partir do contato com o material espera-se que outras frentes de investigação possam surgir como, por exemplo, a respeito da história do ensino de física na UFPel.
Considerando experiências com outros acervos educacionais em que pude atuar nos anos em que trabalho na UFPel, é de se esperar que seja um processo demorado e que necessitará de vários agentes interessados em conhecer, preservar e analisar a história das práticas didáticas realizadas no Instituto, o que pode figurar como um projeto agregador de diversas pesquisas que tenham o início da trajetória do Instituto, em 1969, como demarcador temporal inicial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA STEVANIN HOFFMANN5
DIOGO FRANCO RIOS5
GLAUCIA POTENZA SOARES4
Gisele Oliveira da Cruz
RODRIGO MARQUES QUEIROGA

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