Nome do Projeto
Matemática na Metade-Sul do Rio Grande do Sul: Cultura, História e Memória
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/02/2024 - 31/01/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Trata-se de um novo projeto de pesquisa que dá continuidade a outros projetos já realizados no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, avançando em uma investigação, de longo prazo, que pretende analisar aspectos culturais e históricos da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, particularmente em Pelotas e na metade-sul do estado. Avançando especialmente no estudo de culturas matemáticas locais nos âmbitos escolar e extraescolar ainda não investigadas.
O presente projeto vem na sequência de ações de pesquisa e extensão realizadas no âmbito de projetos anteriores, a saber, “A Modernização da Matemática em Instituições Escolares de Pelotas-RS (1950-1979)”, entre 2013 e 2014, “Estudar Para Ensinar: práticas e saberes matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970)”, realizado entre 2017 e 2019, e do Projeto Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas que possuiu três versões, tendo sido realizado de 2015 a 2023.
Durante a realização dos projetos mencionados, já foi possível a localização, higienização, catalogação e digitalização de um volume significativo de documentos, além de uma produção científica do coordenador e dos orientandos, demarcando uma intenção de nucleação da área de história da educação matemática na cidade e região. A trajetória de pesquisa nessa linha possibilitou uma articulação com pesquisadores do IFSul-Pelotas, da UFRGS e da UPF, demonstrando o potencial da área e da temática para juntar-se às diversas outras produções científicas que têm sido desenvolvidas na UFPel.
Ainda, com o propósito de pesquisar, registrar e estudar culturas matemáticas locais, nos âmbitos escolar e extraescolar, a professora Daniela Hoffmann compõe este projeto de pesquisa. A professora agrega sua experiência com projetos de extensão, em parceria com escolas e associação de moradores, e pesquisa, na perspectiva da Psicologia da Educação Matemática, e por sua atuação nos cursos de licenciatura em matemática presenciais da UFPel, com as disciplinas de Introdução a Educação Matemática, Matemática Sociocultural e Introdução à Filosofia da Matemática e do seu ensino, e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), na linha de História, Currículo e Cultura em Educação Matemática.
Por fim, nesta proposta além de novos temas, problemas e sujeitos que emergiram a partir de experiências anteriores de pesquisa, tanto realizando operações historiográficas quanto fazendo análises de narrativas sobre experiências matemáticas atuais, o projeto adentra a reflexões sobre a Educação Matemática no âmbito do Instituto de Física e Matemática, uma das Unidade Básicas da Universidade, que oferece disciplinas para diversos cursos da Instituição, tendo sido junto com a constituição da própria Universidade, em 1969, no contexto da Reforma Universitária que ocorreu no país, de 1968.
Objetivo Geral
Dando continuidade às investigações já iniciadas, como mencionado, o Projeto possui como objetivo central produzir explicações sobre experiências matemáticas ligadas a práticas, escolares ou não, em todos os níveis, realizadas no Rio Grande do Sul e, mais particularmente, em Pelotas e região. Tais análises não estarão focadas exclusivamente na realização de operações historiográficas, em função de alunos (graduação e mestrado) e de colegas pesquisadores interessados em analisar narrativas de experiências matemáticas no “tempo presente”, mantendo como perspectiva metodológica a História Oral e, desse modo, lidando com vestígios materiais e de memória das práticas didáticas identificadas, não se limitando à cidade, mas buscando compreender as articulações com outras cidades do estado, com outros estados da federação e, inclusive, com países como Argentina e Uruguai cuja aproximação geográfica tenha possibilitado articulações com repercussões para a Educação Matemática.
Assim, pode-se afirmar que o objetivo geral do projeto é colaborar com as análises sobre a formação de professores de matemática e sobre práticas matemáticas, educativas e culturais dessa disciplina escolar, escolares ou não, no Rio Grande do Sul, não exclusivamente em perspectiva histórica, com ênfase na cidade de Pelotas e na metade sul do estado. Inclusive, entre as análises que serão produzidas, pretende-se contemplar discussões sobre práticas matemáticas inclusivas.
O desenvolvimento deste Projeto tem clara intenção de colaborar ainda com a formação de novos pesquisadores em Educação Matemática, interessados nos vieses que contemplam o debate da Matemática em suas interrelações com a cultura e a sociedade.
Assim, pode-se afirmar que o objetivo geral do projeto é colaborar com as análises sobre a formação de professores de matemática e sobre práticas matemáticas, educativas e culturais dessa disciplina escolar, escolares ou não, no Rio Grande do Sul, não exclusivamente em perspectiva histórica, com ênfase na cidade de Pelotas e na metade sul do estado. Inclusive, entre as análises que serão produzidas, pretende-se contemplar discussões sobre práticas matemáticas inclusivas.
O desenvolvimento deste Projeto tem clara intenção de colaborar ainda com a formação de novos pesquisadores em Educação Matemática, interessados nos vieses que contemplam o debate da Matemática em suas interrelações com a cultura e a sociedade.