Nome do Projeto
Questões Ecológicas em Perspectiva Interdisciplinar (5ª Edição)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 31/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Educação
Linha de Extensão
Educação Ambiental
Resumo
A crise ecológica tem sido constantemente remetida para segundo plano face às sucessivas crises "regionais". No entanto, a crise ecológica é um fato que põe em questão as nossas existências individuais e coletivas, exigindo uma reconfiguração dos referenciais normativos que as estruturam. Este projeto - que vai agora para a sua 5ª edição - propõe-se contribuir para essa reconfiguração.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é contribuir para a qualificação e promoção do debate público sobre a crise ecológica nas suas múltiplas facetas, enfatizando a transversalidade dos seus impactos. Por essa razão, é propósito do projeto convocar e pôr em diálogo diferentes disciplinas, experiências e áreas do saber, procurando assim contribuir para a conscientização pública as respeito de perspectivas alternativas ao modelo dominante no que diz respeito à relação entre a sociedade e a natureza.

Justificativa

A crise ecológica que atravessamos tem sido constantemente remetida para segundo plano face às sucessivas crises "regionais" - financeira, econômica, social, política, etc. -, não obstante as evidências cada vez mais fortes da sua provável relação com a depleção ecossistêmica e as suas causas subjacentes, causas vinculadas ao modo de vida social vigente e ao binômio produção/consumo que o governa. No entanto, a crise ecológica é um fato que nos coloca desafios urgentes e difíceis, forçando-nos a uma reconfiguração de referenciais da nossa existência individual e coletiva: soberania, modo de vida em sociedade e suas estruturas normativas, participação pública, modo de relação com a natureza, entre muitos outros. Este projeto - que vai agora para a sua 5ª edição - propõe-se contribuir para essa reconfiguração.

Metodologia

Ciclo de palestras, com palestrantes nacionais e internacionais, a decorrer quinzenalmente, através da plataforma Zoom ou afim e com transmissão ao vivo e arquivamento no canal Questões Ecológicas, no YouTube.

Tal como aconteceu em edições anteriores, será também aberta uma chamada para submissão de comunicações, com arbitragem científica, para o Colóquio de Encerramento (em formato híbrido) desta edição do projeto, a ter lugar no final de 2024. As sessões presenciais do colóquio decorrerão no Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, repetindo a parceria da edição anterior.

Será ainda aberta uma chamada para artigos, com arbitragem científica, a serem publicados no e-book desta 5ª edição, a disponibilizar até final de março de 2025.

Indicadores, Metas e Resultados

1. Entre 6 e 8 palestras com palestrantes convidados, distribuídas entre agosto e novembro de 2024;
2. Colóquio de encerramento constituído por comunicações submetidas por pesquisadores pós-graduados (final de 2024;
3. Publicação de e-book com seleção das palestras dos palestrantes convidados e das comunicações do colóquio, com a devida avaliação por pares (até final de março de 2024).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARLINDO AMÉRICO TAVARES MARTINS JÚNIOR
BRUNA DOS SANTOS LEITE
CRISTIANO AGRA ISERHARD10
Jair Tauchen
LISIANE GASTAL PEREIRA10
Lavínia Leal Pereira
NUNO MIGUEL PEREIRA CASTANHEIRA14

Página gerada em 28/04/2024 15:59:22 (consulta levou 0.179107s)