Nome do Projeto
Oficina Ritmica Jaques Dalcroze para trabalho com público de Terceira Idade
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 06/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente Projeto de Ensino busca instrumentalizar os acadêmicos dos Cursos de Música - Licenciatura e Bacharelados - sobre as diferentes formas de aprender e ensinar música utilizando uma abordagem ativa, mais especificamente, a partir dos princípios da rítmica Dalcroze.
A intervenção de música e movimento, desenvolvida por Emile Jaques-Dalcroze em Genebra no início do século XX, envolve exercícios físicos com várias sequências de movimento ("multitarefa"), que são executados no ritmo de música improvisada. Esse ritmo sensibiliza as pessoas em sua totalidade, desenvolve suas percepções e promove sua mobilidade mental e física. A rítmica desenvolve assim a autoconsciência e a autopercepção, promovendo ao mesmo tempo a percepção e a interação social.
Objetivo Geral
Aprofundar os conhecimentos musicais a partir intervenção de música e movimento, desenvolvida por Emile Jaques-Dalcroze, desenvolveendo e exercitar o equilíbrio no caminhar, a coordenação
motora e as multitarefas no público de terceira idade.
motora e as multitarefas no público de terceira idade.
Justificativa
Percebendo a necessidade de apresentar diferentes abordagens de ensino e aprendizagem para os acadêmicos, entendeu-se que este Projeto de Ensino pode contribuir para minimizar e aprofundar tais conhecimentos.
Metodologia
O presente Projeto se dará em duas etapas:
1ª - planejamento, estruturação e divulgação de oficina sobre a Rítmica Dalcroze.
2º - Curso Rítmica Dalcroze
1ª - planejamento, estruturação e divulgação de oficina sobre a Rítmica Dalcroze.
2º - Curso Rítmica Dalcroze
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, espera-se:
- Que os acadêmicos se qualifiquem e ampliem suas experiências musicais e especificos em rítmica.
- Estabeleçam diálogo com a comunidade escolar ampliando as possibilidades de sua atuação.
- Identifiquem possibilidades de trabalho musical com com
o público-alvo, a partir da proposta de Jacques-Dalcroze.
- Que os acadêmicos se qualifiquem e ampliem suas experiências musicais e especificos em rítmica.
- Estabeleçam diálogo com a comunidade escolar ampliando as possibilidades de sua atuação.
- Identifiquem possibilidades de trabalho musical com com
o público-alvo, a partir da proposta de Jacques-Dalcroze.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALYSON QUEVEDO NOVO TEIXEIRA | |||
Aline Dirlane Hartwig Borcarte | |||
Andre Daniel Lichtler | |||
CAROLINE DE ALCANTARA SANTIAGO | |||
ELIADA GIOVANA GOMES PORCIUNCULA | |||
Francine Dilli Ribeiro | |||
GIULLIANO MARTINI DA FONTOURA | |||
GLÓRIA MARIA VIEIRA DOS SANTOS | |||
HENRIQUE GUERREIRO DINIZ ALVARENGA | |||
JOÃO PAULO MORAES CORRÊA | |||
JULIA CAETANO DOS SANTOS | |||
LELIA NEGRINI DINIZ | 70 | ||
Luana Kröning Abrahan | |||
Luísa Silva de Azevedo | |||
PAULO ROBERTO DOS SANTOS | |||
PEDRO MAINO AVILA | |||
RAFAELA EDUARDA HAVEROTH | |||
REBECA KLIPPEL BREHM | |||
ROSANA ROSA SOARES | |||
SHAIANE ROSA TAROUCO | |||
Samara Radtke de Pinho | |||
WERNER EWALD | 70 | ||
Ígor Reichow Amaral |