Nome do Projeto
Terapia Ocupacional no Ambulatório de Pediatria: Promoção e Atenção ao desenvolvimento infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
26/02/2024 - 26/02/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Este projeto de Extensão emergiu das práticas desenvolvidas por docentes e acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional no Projeto de Extensão "O multiprofissional e o ambiente hospitalar" sob orientação/coordenação da Professora do Curso de Terapia Ocupacional Danusa Menegat. Tratam-se de ações voltadas ao atendimento e acompanhamento de lactentes/crianças que apresentam riscos para alterações no desenvolvimento. Observa-se que as ações do referido projeto no Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFPel têm demonstrado resultados positivos na promoção da saúde, desenvolvimento infantil e acolhimento dos pais/responsáveis. Assim, percebe-se a importância do atendimento terapêutico ocupacional, além de promover a ação multiprofissional e interação entre os profissionais, a fim de ampliar a aproximação em diferentes formações/áreas.

Objetivo Geral

Identificar possíveis atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor dos lactentes e das crianças atendidas;
Avaliar e orientar cuidados que permitam um desempenho ocupacional e funcional adequado;
Possibilitar o aprendizado de estímulos adequados a cada fase de desenvolvimento, considerando a própria rotina do lactente/criança;
Preparar família e responsáveis para o cuidado do lactente/criança.

Justificativa

O projeto “O multiprofissional e o ambiente hospitalar” busca ampliar os atendimentos realizados no Hospital Escola (HE) e no Ambulatório de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por meio de um trabalho articulado com a equipe multiprofissional. Assim, percebe-se o impacto positivo e desafiador do acadêmico ao envolver-se em atividades destinadas ao público atendido, além da significativa contribuição na formação profissional em contextos hospitalares e no seguimento pós-alta, além de vivenciar, na prática, os preceitos da atenção humanizada e na construção do vínculo entre profissionais de diversas categorias.
Importante ressaltar que o bolsista participará ativamente de todas as etapas do projeto, a participação nas reuniões da equipe, objetivarão a apropriação do tema e capacitação para a elaboração e implementação das intervenções, conhecimento da realidade em questão, bem como para o desenvolvimento do raciocínio crítico e clínico. O dinamismo das atividades permitirá a constante atualização em temáticas pertinentes ao projeto.

Metodologia

O projeto de extensão ampliará os atendimentos e permitirá a organização dos dados já obtidos no projeto de extensão "O multiprofissional e o ambiente hospitalar", a partir de ações realizadas no Ambulatório de Pediatria da FAMED. Os atendimentos serão realizados às quartas-feiras, no período matutino, sob supervisão da Docente e Terapeuta Ocupacional Danusa Menegat. O horário dos encontros para sistematização dos dados obtidos será pré-estabelecido pelos acadêmicos e docente, para no final serem computadas a carga horária.

Indicadores, Metas e Resultados

Com este projeto pretende-se ampliar e qualificar as abordagens de cuidado e as possibilidades de intervenção terapêutico ocupacional aos lactentes/crianças/responspaveis, garantindo
uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. Além disso, com a parceria dos médicos e acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), buscamos fomentar ações de planejamento e execução de atividades extensionistas, bem como a participação em caráter multiprofissional.
Para a avaliação inicial, e sob a supervisão do profissional, os acadêmicos irão consultar os dados disponíveis nos prontuários físicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANIS ROSA BARBOSA
DANUSA MENEGAT12
FERNANDA CAPELLA RUGNO

Página gerada em 28/04/2024 17:23:48 (consulta levou 0.125032s)