Nome do Projeto
Pássaros do Rio Grande do Sul: acessíveis em Libras
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2024 - 04/02/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O projeto tem como objetivo geral divulgar e propagar informações em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre os pássaros do Rio Grande do Sul para público interessado no tema, incentivando a conscientização sobre o meio ambiente e a necessidade de preservá-lo. Os eventos e atividades propostas em Libras oportunizam tanto que os surdos percebam-se potenciais observadores e pesquisadores, quanto o compartilhamento de registros e de experiências, bem como a formação cidadã para a preservação do meio ambiente. A observação de aves é prática pouco comum na comunidade surda de Pelotas e isto me motivou a compartilhar o meu hobby e meus conhecimentos com meus pares. Deste modo, este projeto é um desdobramento de atividades realizadas em 2022, quando ocorreu uma exposição com fotos e informações sobre as 25 aves mais fotografadas no município de Pelotas, segundo a plataforma Wikiaves. Agora pretendo ampliar a coleção de fotos, acrescentar vídeos registrados in loco em Pelotas e outras regiões, além de produzir mais informações sobre os animais, realizar investigações sobre as espécies e pesquisar e/ou desenvolver sinais para os pássaros que não possuírem, em grupo de estudos com pessoas bilíngues convidadas às discussões e compartilhamento de experiências. Após, os registros e informações serão divulgados por diversas ações presenciais ou virtuais, incluindo palestras, cursos e oficinas básicos, além de aulas em escolas bilíngues do Estado. O material produzido será publicizado por diversos meios e pretendo alcançar o total de 100 aves de Pelotas, além de outras espécies de localidades diversas, fomentando a reflexão sobre a relação humana com a natureza e sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Objetivo Geral

O projeto tem como objetivo geral divulgar e propagar informações em Libras sobre os pássaros do Rio Grande do Sul para público interessado no tema, incentivando a conscientização sobre o meio ambiente e a necessidade de preservá-lo.

Justificativa

A importância da divulgação em Libras se dá em razão do uso deste idioma pelos surdos brasileiros como primeira língua. Esta iniciativa segue a orientação da Lei 10.346/02 e o Decreto 5.626/05, nos quais está determinado que haja acessibilidade linguística para pessoas surdas, usuárias da Libras em diversos locais, sejam eles públicos ou privados. Este projeto visa, então, divulgar a possibilidade de participação destes cidadãos na área, seja no aprendizado sobre os pássaros e o meio ambiente, ou ainda como observadores, pesquisadores, entre outros papéis.
Além disto, os eventos configuram oportunidade de participação linguisticamente acessível da população em geral e, também, de novos observadores de aves. Uma exposição linguisticamente acessível visa o compartilhamento de registros em imagens e vídeos e experiências no formato bilíngue Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Português, promovendo, com estas atividades, uma mudança de percepção do mundo, bem como auxiliando na formação cidadã através de práticas que possibilitem agregar valores para a conscientização da preservação do meio ambiente.
A ideia surgiu a partir do contato com a comunidade surda e a percepção da falta de informação sobre a observação de aves e a sua importância para a preservação do meio ambiente. Como pesquisador surdo, entendi que o meu papel também seria de levar este conhecimento para meus pares, podendo assim provocar o desenvolvimento tanto dos meus colegas observadores, quanto da comunidade surda, à qual pertenço.
Com este projeto, pretendo dar continuidade às atividades já realizadas com exposição fotográfica realizada em 2022, em que o enfoque foi o conhecimento sobre os pássaros nativos do Rio Grande do Sul. Nela, a comunidade pôde adquirir um pouco de conhecimento sobre a flora e fauna local. O desenvolvimento do referido projeto se deu em três momentos: estudo e coleta de dados sobre os pássaros do Rio Grande do Sul, tradução das informações selecionadas para a Libras e, finalmente, a exposição dos resultados do trabalho em grupo.
A exposição contou com pôsteres que apresentaram a fotografia do pássaro, um infográfico (mapa do Brasil informando onde ele pode ser encontrado), características escritas em português (detalhes anatômicos, hábitos, migração, entre outros) e duas informações disponíveis em QR Code: o primeiro continha um vídeo em Libras, com informações sobre o autor da fotografia, e segundo, um vídeo também em Libras que explicava as características do pássaro.
Tendo em vista a importância da manutenção desta atividade de conscientização acerca da avifauna gaúcha e sobre a preservação do meio ambiente, a exposição em pôsteres é itinerante, mas os vídeos estão disponíveis permanentemente nas redes sociais do projeto (Instagram e Youtube).

Metodologia

Os pássaros fotografados para a exposição realizada anteriormente foram selecionados a partir da plataforma Wikiaves, site brasileiro onde observadores postam e publicam seus registros livremente. Na página, é possível filtrar as fotografias por espécies e localidades. A lista resultante pode ser ordenada por família, espécie, nome comum, sons e quantidade de imagens. Assim, a seleção foi limitada às 25 aves com maior número de fotos registradas no município de Pelotas-RS e publicadas na plataforma.
Partindo do material já coletado no projeto anterior, a intenção, agora, é de ampliar o acervo de imagens e vídeos e utilizar a totalidade de materiais para realização de palestras, aulas, cursos, oficinas e outras formas de ensino acerca da avifauna gaúcha.
Também pretendo realizar mais ações neste projeto de extensão, durante quatro anos, atualizando constantemente o acervo e os programas das atividades de divulgação. Há também a proposta de gravação de vídeos didáticos in loco, em variadas localidades do Rio Grande do Sul. A filmagem in loco prioriza e valoriza a transmissão de conhecimentos em Libras, além de proporcionar experiências visuais mais ricas aos expectadores, na medida em que oferece maior detalhamento do local onde o pássaro vive, a flora presente, entre outros aspectos ambientais.
Além disto, utilizando o cabedal existente, pretendo visitar escolas bilíngues e oportunizar trocas de experiências e de conhecimentos sobre os pássaros da região a que pertencem os alunos das escolas e também de locais mais distantes.
Outra atividade proposta é ofertar, didaticamente, cursos e oficinas virtuais ou presenciais, com informações básicas sobre o tema. Nestas ações, podem ser convidados outros observadores para também exporem suas experiências e registros, enriquecendo mais os conteúdos publicados.
A nova coleta de imagens e vídeos será realizada não somente nos arredores de Pelotas, mas também haverá deslocamento para observações e registros em diversas outras localidades do Estado e do País. O material coletado será editado e preparado para publicação e utilização nas demais ações previstas.
Em outra abordagem, será formado um grupo de estudos bilíngue, com alunos e outras pessoas convidadas a pesquisar, discutir e criar sinais da Libras e investigar sobre os pássaros observados. O compilado de imagens e vídeos, juntamente aos sinais e demais informações, serão publicizados em formatos de artigos científicos, apresentações em eventos acadêmicos e culturais, vídeos na plataforma YouTube e redes sociais.

Indicadores, Metas e Resultados

Foram encontradas quatro publicações acerca da avifauna gaúcha, sendo identificadas 100 aves de Pelotas (Barbare, Gomes, Anunciação e Freitas, 2019), por se tratar do local onde foi realizada a exposição supracitada. Para aquele evento, foram selecionadas 25 espécies para o estudo e tradução das suas características para Libras - aquelas frequentemente encontradas na cidade. Assim, uma meta a ser alcançada neste novo projeto é atingir a totalidade de aves já registradas em Pelotas - 100 aves - e adicionar outras espécies de locais próximos e distantes.
A intenção é que as pessoas que participarem das atividades aumentem seu conhecimento sobre questões ambientais e preservação e reflitam sobre a sua relação com a natureza.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ DANIELCI MARASCA
FABIANO SOUTO ROSA4
cristiano avila bento

Página gerada em 27/04/2024 03:23:57 (consulta levou 0.136954s)