Nome do Projeto
Educação Midiática e Audiência Jovem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/02/2024 - 13/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O presente projeto tem como objetivo realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação. Entende-se por audiência jovem a população entre 15 e 21 anos, o que corresponde à idade regular de estudantes do Ensino Médio e do início da Graduação, período da vida em que são criados hábitos de acesso à informação que estarão presentes pelo resto da vida adulta. Considerando o cenário de desinformação atual e a dependência das Big Techs, é importante instrumentalizar essa audiência quanto a circulação de informação no ambiente digital e sobre fontes confiáveis de informação. Para tanto, investe-se na Educação Midiática, que contempla a leitura crítica e reflexiva da circulação de informações, o que é amparado por um conjunto de habilidades que possibilitam acessar, analisar e participar da circulação de informações no ambiente digital. Tal proposta contempla o letramento digital, ou seja, é necessário investir na capacidade da audiência jovem de selecionar e utilizar ferramentas à medida que as necessidades vão surgindo. Com isso, trabalha-se com a perspectiva de que entender e usar as estruturas midiáticas está relacionado ao exercício da cidadania e ao direito à comunicação.
Objetivo Geral
Realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação.