Nome do Projeto
Educação Midiática e Audiência Jovem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/02/2024 - 13/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O presente projeto tem como objetivo realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação. Entende-se por audiência jovem a população entre 15 e 21 anos, o que corresponde à idade regular de estudantes do Ensino Médio e do início da Graduação, período da vida em que são criados hábitos de acesso à informação que estarão presentes pelo resto da vida adulta. Considerando o cenário de desinformação atual e a dependência das Big Techs, é importante instrumentalizar essa audiência quanto a circulação de informação no ambiente digital e sobre fontes confiáveis de informação. Para tanto, investe-se na Educação Midiática, que contempla a leitura crítica e reflexiva da circulação de informações, o que é amparado por um conjunto de habilidades que possibilitam acessar, analisar e participar da circulação de informações no ambiente digital. Tal proposta contempla o letramento digital, ou seja, é necessário investir na capacidade da audiência jovem de selecionar e utilizar ferramentas à medida que as necessidades vão surgindo. Com isso, trabalha-se com a perspectiva de que entender e usar as estruturas midiáticas está relacionado ao exercício da cidadania e ao direito à comunicação.

Objetivo Geral

Realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação.

Justificativa

Os jornais brasileiros já perceberam que seus leitores estão envelhecendo e que precisam pensar como alcançar as gerações mais jovens. Mais do que a manutenção de assinantes, essa aproximação com o público jovem é importante para que o jornalismo cumpra sua função de informar os cidadãos e de subsidiar as decisões da população, o que inclui o letramento digital, o letramento midiático e o combate à desinformação. Ao investir no hábito de se informar através de conteúdos jornalísticos desde cedo, estamos investindo na consolidação do jornalismo como uma referência para a cidadania e para a democracia. Iniciativas que procuram uma aproximação com um público adolescente ou no início da juventude exigem uma revisão de proposta estética, da linguagem e das plataformas trabalhadas, o que perpassa pelo uso de plataformas como TikTok, Instagram, Twitter, YouTube, Whatsapp, dentre outros aplicativos. Entretanto, o jornalismo também precisa problematizar a dependência dessas plataformas e de seus algoritmos, considerando que essas empresas manipulam os acessos às informações de acordo com seus interesses comerciais. É necessário pensar em outros canais de interlocução com essa população. Nesta perspectiva, pode-se trazer o offline e a realização de oficinas de letramento midiático e letramento digital com a audiência jovem, buscando instrumentalizar essa população para uma leitura crítica da circulação da informação na atualidade e para o combate à desinformação. Também pode-se abrir espaço para construirmos outras vias de comunicação com uma audiência que não é homogênea e para consolidarmos redes de interlocução com esse público.

Metodologia

1) Definir ações de letramento digital e leitura crítica e reflexiva do contexto informacional no ambiente digital voltadas à audiência jovem.

2) Propor oficinas presenciais de Educação Midiática e combate à desinformação voltadas a jovens entre 15 e 21 anos.

3) Pesquisar e divulgar ferramentas que podem contribuir para a leitura crítica das informações e para o combate à desinformação.

4) Realizar parcerias com instituições de ensino de Pelotas, a fim de propor atividades de educação midiática e de combate à desinformação para a audiência jovem.

5) Realizar aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao final do projeto, espera-se ter realizado:
1) A formação de 90 participantes entre 15 e 21 anos para trabalhar com estratégias de combate à desinformação e leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
2) Contribuir para que representantes da audiência jovem de Pelotas saibam: identificar fontes confiáveis de informação no ambiente digital, denunciar informações falsas nas plataformas utilizadas, utilizar ferramentas para identificar informações falsas e refletir sobre a função social do jornalismo.
3) Propor uma metodologia de trabalho com a audiência jovem para o combate à desinformação e a leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
4) Proporcionar a integrantes da audiência jovem de Pelotas momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito à Educação Midiática e à função social do jornalismo.
5 ) Investir na aproximação entre a prática jornalística e a audiência jovem, de forma que exista uma maior interação e trocas de conhecimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADILSON CAMARGO PEREIRA
AMANDA ALVES LEITZKE
ANDREI DA LUZ DOS SANTOS
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA
BARBARA VENCATO OLIVEIRA
BRUNA MEOTTI SOUZA
CAROLINE GARCIA QUINCOZES
CHAIANE ROMER VOLZ
DANIEL DA SILVA DOS SANTOS
DANIELA SIMOES ALVES
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA
FELIPE BOETTGE DOS SANTOS
HENRI PORTO DIAS
ISAAC ANTONIO COSTA MORAES
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS
JOANA LAUTENSCHLAGER MOREIRA
KAIQUE CANGIRANA TROVAO
LAURA SCHENQUE CRIZEL
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS
LUCAS DUARTE MACIEL
LUISA BRITO DA COSTA
MARIA RITA DA COSTA ROLIM
MARTHA CRISTINA MELO FURTADO DE MENDONCA
NICOLLY FERNANDES PINTO
RIDLEY MADRID DA SILVA
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE4
SOFIA DIEZ RODRIGUEZ NAVA
VICTORIA TAVARES DA SILVA
YASMIN ARROYO MACHADO
YASMIN TEREZA GLENZEL DE LIMA

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