Nome do Projeto
Educação Midiática e Audiência Jovem
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/02/2024 - 13/02/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Jornalismo
Resumo
O presente projeto tem como objetivo realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação. Entende-se por audiência jovem a população entre 15 e 21 anos, o que corresponde à idade regular de estudantes do Ensino Médio e do início da Graduação, período da vida em que são criados hábitos de acesso à informação que estarão presentes pelo resto da vida adulta. Considerando o cenário de desinformação atual e a dependência das Big Techs, é importante instrumentalizar essa audiência quanto a circulação de informação no ambiente digital e sobre fontes confiáveis de informação. Para tanto, investe-se na Educação Midiática, que contempla a leitura crítica e reflexiva da circulação de informações, o que é amparado por um conjunto de habilidades que possibilitam acessar, analisar e participar da circulação de informações no ambiente digital. Tal proposta contempla o letramento digital, ou seja, é necessário investir na capacidade da audiência jovem de selecionar e utilizar ferramentas à medida que as necessidades vão surgindo. Com isso, trabalha-se com a perspectiva de que entender e usar as estruturas midiáticas está relacionado ao exercício da cidadania e ao direito à comunicação.
Objetivo Geral
Realizar oficinas presenciais que trabalhem ações de educação midiática junto à audiência jovem, investindo na leitura crítica e reflexiva da circulação da informação em ambiente digital e no combate à desinformação.
Justificativa
Os jornais brasileiros já perceberam que seus leitores estão envelhecendo e que precisam pensar como alcançar as gerações mais jovens. Mais do que a manutenção de assinantes, essa aproximação com o público jovem é importante para que o jornalismo cumpra sua função de informar os cidadãos e de subsidiar as decisões da população, o que inclui o letramento digital, o letramento midiático e o combate à desinformação. Ao investir no hábito de se informar através de conteúdos jornalísticos desde cedo, estamos investindo na consolidação do jornalismo como uma referência para a cidadania e para a democracia. Iniciativas que procuram uma aproximação com um público adolescente ou no início da juventude exigem uma revisão de proposta estética, da linguagem e das plataformas trabalhadas, o que perpassa pelo uso de plataformas como TikTok, Instagram, Twitter, YouTube, Whatsapp, dentre outros aplicativos. Entretanto, o jornalismo também precisa problematizar a dependência dessas plataformas e de seus algoritmos, considerando que essas empresas manipulam os acessos às informações de acordo com seus interesses comerciais. É necessário pensar em outros canais de interlocução com essa população. Nesta perspectiva, pode-se trazer o offline e a realização de oficinas de letramento midiático e letramento digital com a audiência jovem, buscando instrumentalizar essa população para uma leitura crítica da circulação da informação na atualidade e para o combate à desinformação. Também pode-se abrir espaço para construirmos outras vias de comunicação com uma audiência que não é homogênea e para consolidarmos redes de interlocução com esse público.
Metodologia
1) Definir ações de letramento digital e leitura crítica e reflexiva do contexto informacional no ambiente digital voltadas à audiência jovem.
2) Propor oficinas presenciais de Educação Midiática e combate à desinformação voltadas a jovens entre 15 e 21 anos.
3) Pesquisar e divulgar ferramentas que podem contribuir para a leitura crítica das informações e para o combate à desinformação.
4) Realizar parcerias com instituições de ensino de Pelotas, a fim de propor atividades de educação midiática e de combate à desinformação para a audiência jovem.
5) Realizar aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas.
2) Propor oficinas presenciais de Educação Midiática e combate à desinformação voltadas a jovens entre 15 e 21 anos.
3) Pesquisar e divulgar ferramentas que podem contribuir para a leitura crítica das informações e para o combate à desinformação.
4) Realizar parcerias com instituições de ensino de Pelotas, a fim de propor atividades de educação midiática e de combate à desinformação para a audiência jovem.
5) Realizar aulas expositivo/dialogadas, seminários, debates, trabalhos em grupo, leituras dirigidas.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao final do projeto, espera-se ter realizado:
1) A formação de 90 participantes entre 15 e 21 anos para trabalhar com estratégias de combate à desinformação e leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
2) Contribuir para que representantes da audiência jovem de Pelotas saibam: identificar fontes confiáveis de informação no ambiente digital, denunciar informações falsas nas plataformas utilizadas, utilizar ferramentas para identificar informações falsas e refletir sobre a função social do jornalismo.
3) Propor uma metodologia de trabalho com a audiência jovem para o combate à desinformação e a leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
4) Proporcionar a integrantes da audiência jovem de Pelotas momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito à Educação Midiática e à função social do jornalismo.
5 ) Investir na aproximação entre a prática jornalística e a audiência jovem, de forma que exista uma maior interação e trocas de conhecimentos.
1) A formação de 90 participantes entre 15 e 21 anos para trabalhar com estratégias de combate à desinformação e leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
2) Contribuir para que representantes da audiência jovem de Pelotas saibam: identificar fontes confiáveis de informação no ambiente digital, denunciar informações falsas nas plataformas utilizadas, utilizar ferramentas para identificar informações falsas e refletir sobre a função social do jornalismo.
3) Propor uma metodologia de trabalho com a audiência jovem para o combate à desinformação e a leitura crítica e reflexiva da mídia digital.
4) Proporcionar a integrantes da audiência jovem de Pelotas momentos de formação e qualificação específica no que diz respeito à Educação Midiática e à função social do jornalismo.
5 ) Investir na aproximação entre a prática jornalística e a audiência jovem, de forma que exista uma maior interação e trocas de conhecimentos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADILSON CAMARGO PEREIRA | |||
AMANDA ALVES LEITZKE | |||
ANDREI DA LUZ DOS SANTOS | |||
ANDRINE TEIXEIRA GARCIA | |||
BARBARA VENCATO OLIVEIRA | |||
BRUNA MEOTTI SOUZA | |||
CAROLINE GARCIA QUINCOZES | |||
CHAIANE ROMER VOLZ | |||
DANIEL DA SILVA DOS SANTOS | |||
DANIELA SIMOES ALVES | |||
EVERSON GABRIEL MESQUITA DA MARTHA | |||
FELIPE BOETTGE DOS SANTOS | |||
HENRI PORTO DIAS | |||
ISAAC ANTONIO COSTA MORAES | |||
JAIME LUCAS CARAMAO DE MATTOS | |||
JOANA LAUTENSCHLAGER MOREIRA | |||
KAIQUE CANGIRANA TROVAO | |||
LAURA SCHENQUE CRIZEL | |||
LEONARDO MONQUELAT TAVARES ARMENDARIS | |||
LUCAS DUARTE MACIEL | |||
LUISA BRITO DA COSTA | |||
MARIA RITA DA COSTA ROLIM | |||
MARTHA CRISTINA MELO FURTADO DE MENDONCA | |||
NICOLLY FERNANDES PINTO | |||
RIDLEY MADRID DA SILVA | |||
SAMANTHA BERNEIRA BEDUHN | |||
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 4 | ||
SOFIA DIEZ RODRIGUEZ NAVA | |||
VICTORIA TAVARES DA SILVA | |||
YASMIN ARROYO MACHADO | |||
YASMIN TEREZA GLENZEL DE LIMA |