Nome do Projeto
Remar para o Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/04/2024 - 27/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto Remar para o Futuro é uma ação colaborativa multicêntrica entre a ESEF/UFPel e Academia de Remo Tissot, que fomenta a iniciação e especialização no remo olímpico para jovens da cidade de Pelotas/RS. Ele acontece às margens do arroio Pelotas, com aulas de remo, yoga e preparação física para adolescentes matriculados na rede pública de ensino da cidade. Seu objetivo é realizar a formação esportiva com vistas ao desenvolvimento de pessoas com potencialidades para o remo, com a inserção no cenário competitivo estadual, nacional e internacional.
Objetivo Geral
Proporcionar iniciação ao remo para jovens da cidade de Pelotas/RS. Implantar projeto Remar para o Futuro, com a finalidade de especializar e capacitar professores e estudantes de educação física na modalidade, e
desenvolver e promover a prática do Remo entre jovens adolescentes matriculados na rede pública de ensino que se encontrem em risco e vulnerabilidade social.
Adicionalmente, objetiva-se democratizar o acesso de adolescentes e jovens de 12 a 18 anos ao esporte, estimulando a prática do Remo a partir do oferecimento de trinta (30) vagas em aulas a serem conduzidas por docentes e discentes da ESEF/UFPel, bem como profissionais parceiros do projeto, a saber, a academia de remo Tissot.
desenvolver e promover a prática do Remo entre jovens adolescentes matriculados na rede pública de ensino que se encontrem em risco e vulnerabilidade social.
Adicionalmente, objetiva-se democratizar o acesso de adolescentes e jovens de 12 a 18 anos ao esporte, estimulando a prática do Remo a partir do oferecimento de trinta (30) vagas em aulas a serem conduzidas por docentes e discentes da ESEF/UFPel, bem como profissionais parceiros do projeto, a saber, a academia de remo Tissot.
Justificativa
O remo é uma modalidade olímpica pouco desenvolvida no Brasil, e com as excelentes condições hídricas e náuticas da cidade de Pelotas, seu estímulo pode ser um diferencial na inserção da cidade no cenário esportivo mundial.
Metodologia
O projeto se dá com: 1) aulas de remo olímpico, às margens do arroio Pelotas, 2) processo de preparação física, com vistas ao desenvolvimento esportivo e, 3) acompanhamento multiprofissional.
As aulas ocorrem 5 dias por semana, no contraturno escolar. As mesmas são realizadas por profissional certificado pela Confederação Brasileira de Remo, com mais de 20 anos de experiência na modalidade.
Adicionalmente, a ESEF/UFPel participa com o fornecimento de estudantes e profissionais de Educação Física, os quais auxiliam no processo de preparação física e acompanhamento dos jovens atletas, a partir de monitoramento contínuo e proximal, inclusive com a aplicação de testes de aptidão física. A participação de jovens ocorre, com ações de ensino, a partir de palestras, cursos e práticas de remo indoor e na água.
O recrutamento de jovens se dá por demanda ativa e por seleção com avaliações físicas específicas.
As aulas ocorrem 5 dias por semana, no contraturno escolar. As mesmas são realizadas por profissional certificado pela Confederação Brasileira de Remo, com mais de 20 anos de experiência na modalidade.
Adicionalmente, a ESEF/UFPel participa com o fornecimento de estudantes e profissionais de Educação Física, os quais auxiliam no processo de preparação física e acompanhamento dos jovens atletas, a partir de monitoramento contínuo e proximal, inclusive com a aplicação de testes de aptidão física. A participação de jovens ocorre, com ações de ensino, a partir de palestras, cursos e práticas de remo indoor e na água.
O recrutamento de jovens se dá por demanda ativa e por seleção com avaliações físicas específicas.
Indicadores, Metas e Resultados
Como indicadores iniciais de aproveitamento, serão considerados frequência semanal de prática, taxa de retenção dos jovens participantes e envolvimento dos responsáveis legais. Adicionalmente, como se almeja desempenho competitivo, também se tem como resultado esperado a obtenção de classificação em campeonatos de nível estadual, nacional e internacional. Avaliação inicial do projeto se dará pela efetividade de aceite dos jovens em receber aulas do Remar para o Futuro.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA MACHADO PEREZ | |||
CHARLES EDUARDO DA CRUZ DO AMARAL | 1 | ||
DAVI PERLEBERG RUBIRA | |||
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 3 | ||
FELIPE FERRAZ FONSECA | |||
GABRIEL DE MORAES SIQUEIRA | |||
GIOVANI DA SILVA LIMA | 1 | ||
OGUENER JOSÉ TISSOT DA COSTA | |||
PAULO GUSTAVO DAVILA DAUNIS |