Nome do Projeto
Remar para o Futuro
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
22/04/2024 - 27/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto Remar para o Futuro é uma ação colaborativa multicêntrica entre a ESEF/UFPel e Academia de Remo Tissot, que fomenta a iniciação e especialização no remo olímpico para jovens da cidade de Pelotas/RS. Ele acontece às margens do arroio Pelotas, com aulas de remo, yoga e preparação física para adolescentes matriculados na rede pública de ensino da cidade. Seu objetivo é realizar a formação esportiva com vistas ao desenvolvimento de pessoas com potencialidades para o remo, com a inserção no cenário competitivo estadual, nacional e internacional.

Objetivo Geral

Proporcionar iniciação ao remo para jovens da cidade de Pelotas/RS. Implantar projeto Remar para o Futuro, com a finalidade de especializar e capacitar professores e estudantes de educação física na modalidade, e
desenvolver e promover a prática do Remo entre jovens adolescentes matriculados na rede pública de ensino que se encontrem em risco e vulnerabilidade social.
Adicionalmente, objetiva-se democratizar o acesso de adolescentes e jovens de 12 a 18 anos ao esporte, estimulando a prática do Remo a partir do oferecimento de trinta (30) vagas em aulas a serem conduzidas por docentes e discentes da ESEF/UFPel, bem como profissionais parceiros do projeto, a saber, a academia de remo Tissot.

Justificativa

O remo é uma modalidade olímpica pouco desenvolvida no Brasil, e com as excelentes condições hídricas e náuticas da cidade de Pelotas, seu estímulo pode ser um diferencial na inserção da cidade no cenário esportivo mundial.

Metodologia

O projeto se dá com: 1) aulas de remo olímpico, às margens do arroio Pelotas, 2) processo de preparação física, com vistas ao desenvolvimento esportivo e, 3) acompanhamento multiprofissional.
As aulas ocorrem 5 dias por semana, no contraturno escolar. As mesmas são realizadas por profissional certificado pela Confederação Brasileira de Remo, com mais de 20 anos de experiência na modalidade.
Adicionalmente, a ESEF/UFPel participa com o fornecimento de estudantes e profissionais de Educação Física, os quais auxiliam no processo de preparação física e acompanhamento dos jovens atletas, a partir de monitoramento contínuo e proximal, inclusive com a aplicação de testes de aptidão física. A participação de jovens ocorre, com ações de ensino, a partir de palestras, cursos e práticas de remo indoor e na água.
O recrutamento de jovens se dá por demanda ativa e por seleção com avaliações físicas específicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores iniciais de aproveitamento, serão considerados frequência semanal de prática, taxa de retenção dos jovens participantes e envolvimento dos responsáveis legais. Adicionalmente, como se almeja desempenho competitivo, também se tem como resultado esperado a obtenção de classificação em campeonatos de nível estadual, nacional e internacional. Avaliação inicial do projeto se dará pela efetividade de aceite dos jovens em receber aulas do Remar para o Futuro.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA MACHADO PEREZ
CHARLES EDUARDO DA CRUZ DO AMARAL1
DAVI PERLEBERG RUBIRA
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO3
GABRIEL DE MORAES SIQUEIRA
GIOVANI DA SILVA LIMA1
HELEN BELONY CENTENO FERREIRA
OGUENER JOSÉ TISSOT DA COSTA
PAULO GUSTAVO DAVILA DAUNIS

Página gerada em 29/04/2024 02:38:18 (consulta levou 0.148307s)