Nome do Projeto
Programa de atenção Fisioterapêutica às Pessoas com Doenças Crônicas
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
Devido às mudanças no cenário epidemiológico mundial ocorridas nas últimas décadas, como o aumento das condições crônicas não transmissíveis (DCNT), e a elevação dos custos na prestação da assistência, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que os Países adotassem um novo arranjo para organização dos serviços de saúde, pautado no modelo da Atenção Primária à Saúde (APS), na adoção do paradigma biopsicossocial e na interdisciplinaridade. Diante desse contexto, a Fisioterapia adquiriu uma nova lógica de organização do seu campo de trabalho e da sua prática cotidiana, passando a ser fundamental para a ordenação do fluxo de pacientes nos serviços da rede e para o manejo das principais condições de saúde que acometem a população. Nesse novo arranjo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do território, a comunidade e o apoio matricial prestado às equipes de saúde da família (ESFs) passaram a ser o foco da assistência e um novo campo de trabalho para o fisioterapeuta, e sua atuação no cuidado primário à saúde da população se tornou um grande desafio. O profissional fisioterapeuta tem atribuições de extrema relevância na APS, sendo fundamental que os acadêmicos vivenciem essa prática contribuindo para uma formação com visão sobre a integralidade do cuidado em saúde.

Objetivo Geral

Este projeto visa possibilitar a integração entre os saberes científicos e as práticas em saúde a fim de oferecer atenção fisioterapêutica às pessoas com doenças crônicas no modelo centrado na pessoa (biopsicossocial) preconizado pela Estratégia da Saúde da Família (ESF) por meio do trabalho da equipe multiprofissional.

Justificativa

O profissional fisioterapeuta tem atribuições de extrema relevância na APS, sendo fundamental que os acadêmicos vivenciem essa prática contribuindo para uma formação com uma visão de cuidado integral à saúde.
As estratégias de práticas educativas e terapêuticas serão elaboradas com base nos determinantes sociais a fim de promover autonomia para melhora do autocuidado, e prevenir o surgimento de agravos, como hospitalizações e o desenvolvimento de outras comorbidades associadas.

Metodologia

Serão realizadas práticas de acolhimento, triagem, avaliação, educação em saúde, atendimentos em grupos para reabilitação com recursos de baixo custo e encaminhamentos para outros níveis de atenção estimulando o bom funcionamento da rede de atenção à saúde.
- Promover saúde através da criação de grupos específicos a partir das demandas identificadas;
- Educação em saúde utilizando-se abordagem em rodas de conversa e dinâmicas em grupo;
- Identificação de agravos e encaminhamentos para os demais níveis de atenção à saúde quando necessário;
- Atendimentos e orientações a pacientes cujos casos possam ser manejados na atenção primária;
Práticas de reabilitação por meio de recursos com baixo custo.

Indicadores, Metas e Resultados

- Diminuição dos riscos de exacerbações das doenças crônicas, como Doença Pumonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Dor Lombar Crônica, Incontinência Urinária, e outras.
- Diminuição do número de encaminhamentos de pacientes para Fisioterapia Especializada (ambulatório);
- Aumento do conhecimento da população sobre práticas de autocuidado, promovendo autonomia dos sujeitos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MAIRA JUNKES CUNHA5
SUENDI STIFFT NORNBERG

Página gerada em 28/04/2024 23:34:06 (consulta levou 0.128664s)