Nome do Projeto
Tópicos em Álgebra Linear
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 22/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Fundamentação teórica acerca de tópicos de Álgebra Linear, tais como: operações com matrizes, resolução de sistemas de equações lineares algébricas por métodos diretos (eliminação gaussiana e eliminação de Gauss), matriz inversa, resolução de sistemas lineares por matriz inversa, autovalores e autovetores, Transformações Lineares (forma matricial, composição, aplicações).
Objetivo Geral
Compreender, relacionar e utilizar as diversas representações (algébrica, geométrica e vetorial) para solucionar problemas aplicados, que podem ser modelados matematicamente. Incentivar a autonomia e o princípio investigativo.
Justificativa
Atender os ingressantes no mestrado em Modelagem Matemática, bem como a comunidade do Instituto de Física e Matemática e da UFPel, em caráter de nivelamento em Álgebra Linear.
Metodologia
- Aula expositiva dialogada, com apoio de ferramentas tecnológicas: computador, datashow, calculadora e internet (AVA).
- Utilização de resultados de pesquisas, voltadas à interpretação dos temas de Álgebra Linear presentes em atividades do cotidiano de um futuro profissional qualificado (relação entre Teoria e Prática Profissional).
- Troca de experiências, a partir da exposição oral ou escrita dos acadêmicos, com realização de listas de exercícios ou situações-problema (metodologia ativa PBL – aprendizagem por meio de problemas - problem based learning).
- Os conteúdos programáticos serão instrumentos preferenciais para se atingir os objetivos propostos (de acordo com a ementa). Via materiais instrucionais escritos pelo professor e materiais complementares disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou na internet, serão abordados os conteúdos.
- Parte das aulas será expositiva-dialogada (dada a conhecida falta de tempo dos acadêmicos para estudos extra-classe), quando o professor desenvolverá a teoria; noutra, serão disponibilizados exercícios individuais ou em pequenos grupos (metodologia ativa – aprendizagem por pares – peer instruction). O enfoque computacional será contemplado sempre que possível, quando os acadêmicos serão desafiados a aprender e manejar aplicativos computacionais, simuladores e calculadoras científicas. O mesmo ocorrerá com sugestões de softwares a serem pesquisados pelos interessados, e que poderão ser considerados como atividade avaliativa complementar. Embora a disciplina não tenha um caráter aplicado, devendo como premissa básica desenvolver o ferramental necessário às aplicações a serem desenvolvidas nas disciplinas futuras, procurar-se-á mostrar algumas aplicações, ainda que superficiais. Poderão ser utilizados recursos audiovisuais tais como TV, vídeo, datashow e ambiente informatizado.
- Os estudantes deverão estar constantemente estudando, preferencialmente tendo lido os materiais indicados previamente às aulas (sala de aula invertida – metodologia ativa flipped classroom). Estudo Prévio x Exposição Teórica x Exercícios. Em determinados momentos, pesquisarão em artigos recentes e em outros resolverão atividades em casa (estudos independentes).
- O professor, em muitos momentos, será um mediador pedagógico, um orientador do trabalho do estudante. Deve ficar registrado aqui que cada indivíduo precisa formar seu conhecimento, e o professor é apenas um dos componentes deste processo.
- O professor é responsável pelo ensino, enquanto que o acadêmico é responsável pela aprendizagem, cada qual com 50% de responsabilidade e contribuição ao processo.
- O professor apresentará detalhes da teoria, optando por um maior ou menor aprofundamento da mesma, segundo os livros-textos e o AVA, bem como por meio de sugestões dos estudantes.
- Não existe um único estilo de aprendizado. Em qualquer classe haverá sempre aqueles que trabalham bem individualmente e outros que trabalham melhor em grupos, alguns preferem o aprendizado com base em leituras e outros que prosperam em um ambiente de oficina didática, alguns que apreciam manipulações algébricas, outros adeptos de métodos numéricos (com ou sem um computador) e alguns que exibem forte intuição geométrica. Um bom curso usa uma variedade de maneiras de apresentar o material, para que todos os tipos de estudantes possam encontrar um caminho a seguir. Em consonância com essas ideias, procurar-se-á apresentar os tópicos algébrica, geométrica, numérica e verbalmente. O objetivo primeiro é o de oportunizar o sucesso acadêmico dos estudantes num curso de qualidade.
- Como consequência, poderão também ser realizadas várias atividades escritas ao longo do semestre, tais como: listas de exercícios, desafios, etc.
- Os acadêmicos serão desafiados a procurarem aplicações específicas de certos conteúdos a seus respectivos cursos – relação entre teoria e prática profissional, o que poderá também ser solicitado nas tarefas avaliativas.
- Recomenda-se que cada um faça registros periódicos por escrito acerca da sua evolução em relação aos objetivos da disciplina. Periodicamente, o professor irá consultar os acadêmicos sobre propostas de continuidade dos trabalhos. Fica claro que se está dividindo a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da disciplina desde a primeira aula.
- Paralelamente, a disciplina é monitorada pela Coordenação do PPGMMat.
- Utilização de resultados de pesquisas, voltadas à interpretação dos temas de Álgebra Linear presentes em atividades do cotidiano de um futuro profissional qualificado (relação entre Teoria e Prática Profissional).
- Troca de experiências, a partir da exposição oral ou escrita dos acadêmicos, com realização de listas de exercícios ou situações-problema (metodologia ativa PBL – aprendizagem por meio de problemas - problem based learning).
- Os conteúdos programáticos serão instrumentos preferenciais para se atingir os objetivos propostos (de acordo com a ementa). Via materiais instrucionais escritos pelo professor e materiais complementares disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou na internet, serão abordados os conteúdos.
- Parte das aulas será expositiva-dialogada (dada a conhecida falta de tempo dos acadêmicos para estudos extra-classe), quando o professor desenvolverá a teoria; noutra, serão disponibilizados exercícios individuais ou em pequenos grupos (metodologia ativa – aprendizagem por pares – peer instruction). O enfoque computacional será contemplado sempre que possível, quando os acadêmicos serão desafiados a aprender e manejar aplicativos computacionais, simuladores e calculadoras científicas. O mesmo ocorrerá com sugestões de softwares a serem pesquisados pelos interessados, e que poderão ser considerados como atividade avaliativa complementar. Embora a disciplina não tenha um caráter aplicado, devendo como premissa básica desenvolver o ferramental necessário às aplicações a serem desenvolvidas nas disciplinas futuras, procurar-se-á mostrar algumas aplicações, ainda que superficiais. Poderão ser utilizados recursos audiovisuais tais como TV, vídeo, datashow e ambiente informatizado.
- Os estudantes deverão estar constantemente estudando, preferencialmente tendo lido os materiais indicados previamente às aulas (sala de aula invertida – metodologia ativa flipped classroom). Estudo Prévio x Exposição Teórica x Exercícios. Em determinados momentos, pesquisarão em artigos recentes e em outros resolverão atividades em casa (estudos independentes).
- O professor, em muitos momentos, será um mediador pedagógico, um orientador do trabalho do estudante. Deve ficar registrado aqui que cada indivíduo precisa formar seu conhecimento, e o professor é apenas um dos componentes deste processo.
- O professor é responsável pelo ensino, enquanto que o acadêmico é responsável pela aprendizagem, cada qual com 50% de responsabilidade e contribuição ao processo.
- O professor apresentará detalhes da teoria, optando por um maior ou menor aprofundamento da mesma, segundo os livros-textos e o AVA, bem como por meio de sugestões dos estudantes.
- Não existe um único estilo de aprendizado. Em qualquer classe haverá sempre aqueles que trabalham bem individualmente e outros que trabalham melhor em grupos, alguns preferem o aprendizado com base em leituras e outros que prosperam em um ambiente de oficina didática, alguns que apreciam manipulações algébricas, outros adeptos de métodos numéricos (com ou sem um computador) e alguns que exibem forte intuição geométrica. Um bom curso usa uma variedade de maneiras de apresentar o material, para que todos os tipos de estudantes possam encontrar um caminho a seguir. Em consonância com essas ideias, procurar-se-á apresentar os tópicos algébrica, geométrica, numérica e verbalmente. O objetivo primeiro é o de oportunizar o sucesso acadêmico dos estudantes num curso de qualidade.
- Como consequência, poderão também ser realizadas várias atividades escritas ao longo do semestre, tais como: listas de exercícios, desafios, etc.
- Os acadêmicos serão desafiados a procurarem aplicações específicas de certos conteúdos a seus respectivos cursos – relação entre teoria e prática profissional, o que poderá também ser solicitado nas tarefas avaliativas.
- Recomenda-se que cada um faça registros periódicos por escrito acerca da sua evolução em relação aos objetivos da disciplina. Periodicamente, o professor irá consultar os acadêmicos sobre propostas de continuidade dos trabalhos. Fica claro que se está dividindo a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da disciplina desde a primeira aula.
- Paralelamente, a disciplina é monitorada pela Coordenação do PPGMMat.
Indicadores, Metas e Resultados
Interpretação e aplicação de diferentes formas de representação gráfica; Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento abstrato, crítico e analítico; Identificação, análise e interpretação de variáveis relevantes à compreensão e modelagem de problemas quantitativos; Utilização de ferramentas de apoio à resolução de problemas matemáticos; Identificação, compreensão e aplicação de técnicas de abordagem analítica à resolução de problemas quantitativos; Desenvolvimento de atitudes adequadas ao trabalho em equipe; Atuação com ética e responsabilidade, visando uma relação dialógica; Desenvolvimento da autonomia e da comunicação; Desenvolvimento de produções escritas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE DE SOUZA MUNIZ | |||
CLARISSA FELIX TAVARES | |||
CLAUS HAETINGER | 46 | ||
GUSTAVO WEIRICH CORREA | |||
José Fernando Ugoski Silveira | |||
MATHEUS MORO MOUTINHO | |||
RONEY MENEZES MEIRELLES JÚNIOR | |||
VICTOR CEZAR DIAS RECONDO |