Nome do Projeto
Tópicos em Álgebra Linear
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
04/03/2024 - 22/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Fundamentação teórica acerca de tópicos de Álgebra Linear, tais como: operações com matrizes, resolução de sistemas de equações lineares algébricas por métodos diretos (eliminação gaussiana e eliminação de Gauss), matriz inversa, resolução de sistemas lineares por matriz inversa, autovalores e autovetores, Transformações Lineares (forma matricial, composição, aplicações).

Objetivo Geral

Compreender, relacionar e utilizar as diversas representações (algébrica, geométrica e vetorial) para solucionar problemas aplicados, que podem ser modelados matematicamente. Incentivar a autonomia e o princípio investigativo.

Justificativa

Atender os ingressantes no mestrado em Modelagem Matemática, bem como a comunidade do Instituto de Física e Matemática e da UFPel, em caráter de nivelamento em Álgebra Linear.

Metodologia

- Aula expositiva dialogada, com apoio de ferramentas tecnológicas: computador, datashow, calculadora e internet (AVA).
- Utilização de resultados de pesquisas, voltadas à interpretação dos temas de Álgebra Linear presentes em atividades do cotidiano de um futuro profissional qualificado (relação entre Teoria e Prática Profissional).
- Troca de experiências, a partir da exposição oral ou escrita dos acadêmicos, com realização de listas de exercícios ou situações-problema (metodologia ativa PBL – aprendizagem por meio de problemas - problem based learning).
- Os conteúdos programáticos serão instrumentos preferenciais para se atingir os objetivos propostos (de acordo com a ementa). Via materiais instrucionais escritos pelo professor e materiais complementares disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou na internet, serão abordados os conteúdos.
- Parte das aulas será expositiva-dialogada (dada a conhecida falta de tempo dos acadêmicos para estudos extra-classe), quando o professor desenvolverá a teoria; noutra, serão disponibilizados exercícios individuais ou em pequenos grupos (metodologia ativa – aprendizagem por pares – peer instruction). O enfoque computacional será contemplado sempre que possível, quando os acadêmicos serão desafiados a aprender e manejar aplicativos computacionais, simuladores e calculadoras científicas. O mesmo ocorrerá com sugestões de softwares a serem pesquisados pelos interessados, e que poderão ser considerados como atividade avaliativa complementar. Embora a disciplina não tenha um caráter aplicado, devendo como premissa básica desenvolver o ferramental necessário às aplicações a serem desenvolvidas nas disciplinas futuras, procurar-se-á mostrar algumas aplicações, ainda que superficiais. Poderão ser utilizados recursos audiovisuais tais como TV, vídeo, datashow e ambiente informatizado.
- Os estudantes deverão estar constantemente estudando, preferencialmente tendo lido os materiais indicados previamente às aulas (sala de aula invertida – metodologia ativa flipped classroom). Estudo Prévio x Exposição Teórica x Exercícios. Em determinados momentos, pesquisarão em artigos recentes e em outros resolverão atividades em casa (estudos independentes).
- O professor, em muitos momentos, será um mediador pedagógico, um orientador do trabalho do estudante. Deve ficar registrado aqui que cada indivíduo precisa formar seu conhecimento, e o professor é apenas um dos componentes deste processo.
- O professor é responsável pelo ensino, enquanto que o acadêmico é responsável pela aprendizagem, cada qual com 50% de responsabilidade e contribuição ao processo.
- O professor apresentará detalhes da teoria, optando por um maior ou menor aprofundamento da mesma, segundo os livros-textos e o AVA, bem como por meio de sugestões dos estudantes.
- Não existe um único estilo de aprendizado. Em qualquer classe haverá sempre aqueles que trabalham bem individualmente e outros que trabalham melhor em grupos, alguns preferem o aprendizado com base em leituras e outros que prosperam em um ambiente de oficina didática, alguns que apreciam manipulações algébricas, outros adeptos de métodos numéricos (com ou sem um computador) e alguns que exibem forte intuição geométrica. Um bom curso usa uma variedade de maneiras de apresentar o material, para que todos os tipos de estudantes possam encontrar um caminho a seguir. Em consonância com essas ideias, procurar-se-á apresentar os tópicos algébrica, geométrica, numérica e verbalmente. O objetivo primeiro é o de oportunizar o sucesso acadêmico dos estudantes num curso de qualidade.
- Como consequência, poderão também ser realizadas várias atividades escritas ao longo do semestre, tais como: listas de exercícios, desafios, etc.
- Os acadêmicos serão desafiados a procurarem aplicações específicas de certos conteúdos a seus respectivos cursos – relação entre teoria e prática profissional, o que poderá também ser solicitado nas tarefas avaliativas.
- Recomenda-se que cada um faça registros periódicos por escrito acerca da sua evolução em relação aos objetivos da disciplina. Periodicamente, o professor irá consultar os acadêmicos sobre propostas de continuidade dos trabalhos. Fica claro que se está dividindo a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso da disciplina desde a primeira aula.
- Paralelamente, a disciplina é monitorada pela Coordenação do PPGMMat.

Indicadores, Metas e Resultados

Interpretação e aplicação de diferentes formas de representação gráfica; Desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento abstrato, crítico e analítico; Identificação, análise e interpretação de variáveis relevantes à compreensão e modelagem de problemas quantitativos; Utilização de ferramentas de apoio à resolução de problemas matemáticos; Identificação, compreensão e aplicação de técnicas de abordagem analítica à resolução de problemas quantitativos; Desenvolvimento de atitudes adequadas ao trabalho em equipe; Atuação com ética e responsabilidade, visando uma relação dialógica; Desenvolvimento da autonomia e da comunicação; Desenvolvimento de produções escritas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DE SOUZA MUNIZ
CLARISSA FELIX TAVARES
CLAUS HAETINGER46
GUSTAVO WEIRICH CORREA
José Fernando Ugoski Silveira
MATHEUS MORO MOUTINHO
RONEY MENEZES MEIRELLES JÚNIOR
VICTOR CEZAR DIAS RECONDO

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