Nome do Projeto
Projeto de Câmbio
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/03/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto de Câmbio surge como uma ação voltada à prática de esporte para idosos. Através de uma modalidade esportiva adaptada, pessoas com 50 anos ou mais tem a oportunidade de praticar um esporte orientado, tanto na perspectiva do lazer e saúde, como oportunizar a participação de eventos de integração e competição. O projeto será realizado através de encontros semanais, sob a orientação de um profissional de Educação Física.

Objetivo Geral

Oportunizar o acesso à prática esportiva orientada para pessoas com 50 anos ou mais, de ambos os sexos.

Justificativa

O câmbio é uma modalidade esportiva adaptada, indicada para pessoas com 50 anos ou mais. As equipes são formadas com homens e mulheres, de diferentes idades e condições físicas. Ainda que na cidade de Pelotas e no Estado do Rio Grande do Sul estejam sendo realizadas competições da modalidade, o projeto primará pelo estímulo à participação, inclusão, respeito, solidariedade, saúde e lazer.

Metodologia

Os encontros semanais ocorrerão aos sábados, das 10 às 12h no ginásio do Complexo de Esporte, Saúde e Cultura - CESC/UFPel (antiga AABB), localizado no centro da cidade. O projeto conta com a colaboração de profissionais de Educação Física que ministram as atividades durante as sessões. O público-alvo é de mulheres e homens com, pelo menos, 50 anos de idade. O número de participantes será de 30 praticantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Indicadores: número de beneficiários do projeto
Metas: manter em atividade, ao longo do ano, um total de 30 participantes
Resultados esperados: consolidação do projeto enquanto espaço permanente da prática de câmbio para idosos, numa perspectiva de promoção da atividade física, saúde e qualidade de vida dos envolvidos

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES2
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR2
Vera Saldanha Fernandes

Página gerada em 29/04/2024 04:25:17 (consulta levou 0.133573s)