Nome do Projeto
Um mapeamento da formação de professores de Sociologia no Brasil: análises dos PPCs dos cursos de licenciatura em Ciências Sociais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2024 - 01/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto de pesquisa visa realizar um mapeamento da formação de professores de Sociologia no Brasil, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) das licenciaturas em Ciências Sociais. Serão examinadas as justificativas, as disciplinas e suas referências, o perfil docente e do egresso, bem como as orientações referentes aos estágios docente e aos programas de formação de professores, como o PIBID, o PRP e o PET. O intuito é verificar se os cursos de licenciatura têm direcionado seu foco para a formação de professores ou se ainda mantêm características mais voltadas para abordagens bacharelescas que não dialogam adequadamente com as questões didático-pedagógicas necessárias à formação de professores de Sociologia da Educação Básica.

Objetivo Geral

Examinar se os cursos brasileiros de licenciatura em Ciências Sociais apresentam especificidades necessárias à formação de professores de Sociologia da educação básica.

Justificativa

Justifica-se a relevância da presente pesquisa para compreender como os Cursos de Licenciatura vem abordando a formação de professores na área de Sociologia a partir da organização de seus Projetos Pedagógicos de Curso, o que nos permite levantar elementos para o debate e qualificação da formação.

Metodologia

Coleta de dados: Realizar busca nos sites dos programas de licenciatura em Ciências Sociais para localizar os PPCs dos cursos. Os dados serão coletados seguindo os seguintes procedimentos ou etapas: a) levantamento dos cursos no site e-MEC; b) levantamento dos PPCs nos sites de cada curso; c) não encontrando nos sites, serão enviados e-mails à secretaria e a coordenação dos cursos, seguido, se necessário, de telefonema solicitando o acesso aos PPCs dos cursos.
Para o levantamento no e-MEC, foi utilizado para a busca o termo exato "Ciências Sociais", sendo selecionado os filtros "licenciatura", "presencial" e "em funcionamento". O mesmo procedimento foi realizado mudando o termo exato para "Sociologia". O uso de ambos os descritores ocorreu por serem as nomenclaturas utilizadas para cursos que formam professores de Sociologia da Educação Básica. Na primeira busca foram encontrados 107 cursos com a nomenclatura "Ciências Sociais" e dois com a nomenclatura "Sociologia", totalizando 109 cursos. Na segunda busca, foram encontrados 10 cursos com a nomenclatura "Sociologia" e três com a nomenclatura "Ciências Sociais", totalizando 13 cursos. Os dois resultados foram mesclados e excluídos os resultados repetidos e 1 curso não iniciado, nos conduzindo a observar um total de 118 cursos de Ciências Sociais e Sociologia, sendo esse é o corpus de nossa pesquisa.
Análise dos PPCs: Realizar uma leitura minuciosa dos PPCs, identificando: a) as justificativas; b) as disciplinas e suas referências; c) o perfil docente e do egresso; d) as orientações relacionadas aos estágios docente e aos programas de formação de professores; e) período/turno do curso; f) número de semestres; g) número de vagas; h) carga horária do curso; i) categoria administrativa; e j) avaliações externas dos cursos.
Categorização e tabulação dos dados: Organizar as informações coletadas em categorias relevantes para análise comparativa em uma planilha compartilhada de forma online.
Análise dos dados: Analisar os dados coletados, identificando as características predominantes nos PPCs e as possíveis discrepâncias entre a formação oferecida e as demandas didático-pedagógicas necessárias à formação de professores de Sociologia da Educação Básica. Após a identificação das características predominantes serão criadas categorias de análises que possam permitir comparações e análises quali-quantitativas.
Para a análise textual dos textos dos PPCs será utilizado o programa para análise de informação qualitativa NVivo. Tal análise se dará a partir das categorias a serem criadas a partir de análise flutuante de todos os PPCs coletados.
Discussão e conclusão: Interpretar, à luz da literatura especializada no ensino de Sociologia e na formação docente, os resultados encontrados, discutindo as implicações dos aspectos mais comuns nos PPCs para a formação de professores de Sociologia no Brasil.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que esta pesquisa contribua para um melhor entendimento da formação de professores de Sociologia nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais, permitindo identificar aspectos que possam ser aprimorados e direcionar esforços para uma formação mais adequada às demandas da prática docente

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANALISA ZORZI2
FRANCISCO DOS SANTOS KIELING2
Guilherme Thiesen Ramos

Página gerada em 21/12/2024 13:25:50 (consulta levou 0.090610s)