Nome do Projeto
O Futuro da Viagem Espacial: Os Mistérios da Máquina de Stirling
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2017 - 26/09/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
Curso dirigido a alunos do Ensino Médio no qual alunos da Licenciatura em Física elaborarão e desenvolverão em conjunto estratégia de ensino dentro da disciplina "Instrumentação para o Ensino da Física II". Nesta versão, serão desenvolvidos tópicos de Termodinâmica usando como referência a proposta pedagógica do Grupo de Reelaboração para o Ensino da Física (GREF), incluindo um tema gerador (Máquina ou Motor de Stirling), a estrutura de elaboração de aula conhecida como Momentos Pedagógicos, e também adequações teóricas sobre o conteúdo.

Objetivo Geral

Oferecer um curso de curta duração (nove encontros de uma hora e meia) sobre toda a Termodinâmica utilizando uma abordagem diferenciada para o ensino da Física. Específicos: Complementar a formação dos alunos do Ensino Médio; Aproximar a Universidade de Escolas da Rede Pública; Proporcionar uma experiência de ensino aos alunos da Licenciatura; Contribuir para o desenvolvimento da área de Ensino de Física.

Justificativa

A área de Física é uma das mais rejeitadas pelos alunos do Ensino Médio. Soma-se a isso as condições de trabalho dos professores de Fìsica que não conseguem desenvolver adequadamente as suas aulas, muito menos desenvolver novas estratégias de ensino. Uma das orientações para os cursos de licenciatura é a aproximação com a realidade escolar que se consituiria numa via de mão dupla, ou seja, contribuiria para a formação do futuro professor e daria um suporte aos professores em exercício. Todas essas considerações são contempladas no presente projeto: queremos desenvolver uma estratégia diferenciada do ensino da Fìsica, junto a uma escola pública de Ensino Médio, com o acompanhamento de uma professora egressa do Curso, e desenvolvida pelos alunos de licenciatura sob orientação de professores da universidade.

Metodologia

O Curso "O Futuro da Viagem Espacial: Os Mistérios da Máquina de Stirling" será baseado na proposta de ensino de Termondinâmica do projeto GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Fìsica), que segue uma orientação fenomenológica, conceitual e inverte a ordem tradicional de apresentação dos conteúdos. Além
disso, as aulas serão problematizadas a partir da estrutura de uma Máquina Térmica, a Máquina de Stirling, que é amplamente usada, desde locais remotos onde não há eletricidade, até em naves espaciais da NASA. O tema surgiu das discussões sobre os problemas conceiturais da área no ano passado dentro da disciplina "Seminários sobre Tópicos Especiais da Fìsica I" e sobre as possibilidades de inovações pedagógicas, que fujam do tradicional esquema definição-exemplo-exercício que vigoram no ensino da Fìsica, na disciplina "Instrumentação para o Ensino da Física I". O planejamento será realizado em parceria, embora um licenciando seja o responsável por cada aula. A avaliação posterior a cada aula poderá levar a reajustes no planejamento das aulas subsequentes em um processo dinâmico de planejamento, execução e avaliação. Também serão produzidos textos a serem entregues no curso. Além de avaliarmos continuamente, pretendemos, ao final, realizar uma avaliação com os alunos cursantes e a professora da escola.

Indicadores, Metas e Resultados

Avaliaremos os resultados do projeto através do interesse e do desempenho dos alunos do Ensino Médio que frequentarem o curso, bem como por relatos dos mesmos. Ao final de cada aula todos os organizadores responderão a uma ficha de avaliação a fim de apontar os principais aspectos postivios e negativos que caracterizaram aquela aula, inclusive o próprio responsável pela aula. Além disso filmaremos as aulas para que o ministrante possa se ver e analisar os pontos apontados. Finalmente aplicaremos um teste de concepções espontâneas sobre o tema antes e depois do curso a fim de verificar se o curso contribuiu para a mudança conceitual dos alunos do Ensino Médio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANANDA RAMIRES DAS NEVES STIGGER
CRISTIANO GONÇALVES PORTO
EDUARDO FONTES HENRIQUES4
MATEUS BIGOLIN LORENZON
NATAN MENDES CASERO
VIRGINIA MELLO ALVES4

Página gerada em 23/04/2024 12:11:11 (consulta levou 0.159802s)