Nome do Projeto
Projeto de controladores e desenvolvimento de procedimentos sistemáticos de parametrização de estratégias de controle para aplicações biomédicas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/04/2024 - 08/04/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Os dispositivos biomédicos atuais estão cada vez mais sofisticados, o que implica em tratamentos mais precisos e consequentemente melhores resultados terapêuticos de intervenções medicamentosas. Entretanto, quanto mais tecnologia é embarcada nesses dispositivos, mais complexo é o projeto de controladores para as dinâmicas desses dispositivos. Portanto, esse projeto tem como objetivo principal contribuir com a melhoria das malhas de controle dos dispositivos biomédicos, tanto pelo projeto de novos controladores quanto pelo desenvolvimento de procedimentos de parametrização dos controladores atuais através de técnicas de otimização. Essas estratégias de controle permitiram uma maior eficiência dos atuadores desses dispositivos, permitindo uma aplicação mais precisa dos medicamentos, o que trará benefícios a saúde dos pacientes.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é desenvolver novas estratégias de controle e procedimentos de parametrização dos controladores aplicados a sistemas biomédicos.

Justificativa

Diversas doenças necessitam de tratamentos de longo prazo e em muitos casos os medicamentos afetam o sistema imunológico dos pacientes. Portanto, uma aplicação mais precisa desses medicamentos poderá reduzir o tempo do tratamento e elevar a sua eficácia, preservando as células saudáveis desses pacientes. Dessa forma, o desenvolvimento de controladores mais precisos e a sistematização da parametrização dos controladores permitirá, potencialmente, melhorar os resultados desses tratamentos ao elevar a eficiência das malhas de controle desses dispositivos.

Metodologia

As seguintes etapas serão adotadas no projeto:
1) Revisão da literatura dos controladores aplicados a sistemas biomédicos;
2) Replicar os controladores que são considerados o estado da arte destas aplicações em simulações numéricas;
3) Desenvolver procedimentos de parametrização sistemáticos para estes controladores;
4) Desenvolver novos controladores para as aplicações em questão;
5) Otimizar os novos controladores desenvolvidos;
6) Avaliar as novas estratégias de controle otimizadas em simulações numéricas e comparar com os resultados da literatura;
7) Publicar os resultados em periódicos internacionais indexados e de alto extrato na área da Engenharia IV.

Indicadores, Metas e Resultados

Conforme mencionado a meta principal é desenvolver controladores mais eficientes que os atuais considerados o estado da arte nas aplicações biomédicas.

Como resultado, espera-se observar uma redução no tempo de tratamento de doenças específicas que necessitem de tratamento contínuo quando comparado aos controladores atuais.

Os indicadores virão através do aceite de artigos em periódicos de alto extrato na Engenharia IV.

Página gerada em 05/01/2025 23:37:54 (consulta levou 0.099025s)