Nome do Projeto
Desenvolvimento de materiais sustentáveis para a construção civil com incorporação de resíduos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/03/2024 - 03/03/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A potabilização da água, apesar de ser de suma importância para o desenvolvimento econômico e populacional, gera um resíduo, o lodo de estação de tratamento de água (ETA), que é classificado como um resíduo sólido Classe II A. O lodo de ETA é gerado constantemente e possui quantidades variáveis conforme a qualidade da água bruta, os processos de tratamento utilizados, os produtos químicos e as condições ambientais. O descarte incorreto deste resíduo causa diversos impactos ambientais, tais como assoreamento, eutrofização, diminuição da qualidade de corpos hídricos, impactos à vida aquática e contaminação do solo e do lençol freático. Apesar de causar diversos danos ambientais, algumas características do resíduo justificam sua reciclagem na fabricação de materiais para a indústria da construção civil. Havendo, portanto, a necessidade de proporcionar reciclagem do lodo de ETA e a redução da extração de recursos naturais, a pesquisa objetiva estudar novos materiais sustentáveis para a construção civil com a incorporação de lodo da ETA Santa Bárbara, localizada na cidade de Pelotas. Serão fabricados materiais cerâmicos como blocos e tijolos, e será analisado o potencial pozolânico do resíduo. Para isso, serão realizados ensaios de caracterizações físico-químicas, térmicas, pozolânicas, e mineralógicas do resíduo, ensaios para avaliar lixiviação e as propriedades especificadas em norma para cada produto fabricado. Espera-se contribuir para a redução do impacto ambiental causado pelas ETAs ao desenvolver uma pesquisa de inovação tecnológica, a partir da fabricação de produtos sustentáveis, proporcionando a reciclagem e a valorização do resíduo estudado, substituindo matérias-primas e reduzindo sua extração.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é desenvolver materiais sustentáveis para a construção civil a partir da reciclagem de resíduos como lodo de ETA e resíduos de demolição e construção (RDC).

Justificativa

O setor da construção civil está em busca por novos materiais que possam substituir os recursos não renováveis, tão explorados pelo setor. Considerando a iminente necessidade de redução do impacto ambiental acarretado pela indústria civil, tornam-se necessários novos materiais que sejam tecnicamente viáveis de substituir recursos naturais intensamente explorados, como argila, areia e materiais para as indústrias de cimento, por exemplo. Os resíduos da estação de tratamento de água e do próprio setor da construção civil podem ser interessantes para essa exploração. Uma vez que além de evitar que mais matérias primas sejam extraídas da natureza para as fábricas, direciona-se uma correta destinação a esses resíduos, que se não corretamente gerenciados podem poluir e contaminar o meio ambiente. A proposta da pesquisa é desenvolver novos produtos sustentáveis para a construção civil que possam ser reciclados e substituir recursos naturais não renováveis.

Metodologia

A metodologia compreende as etapas de coleta dos resíduos conforme ABNT NBR 10007:2004. O lodo de ETA será coletado na ETA Santa Bárbara, localizada na rua Joana Neutzling Levien, nº 1152, no bairro Três Vendas, na cidade de Pelotas. A coleta de argila será feita na Olaria Guido Einhardt, localizada na cidade de Pelotas. O resíduo de construção civil é coletado diretamente nas empresas de resíduos de construção civil. O preparo dos materiais será feito com secagem, moagem e peneiramento conforme necessidade. Os mesmos serão caracterizados de forma físico-química, sua mineralogia, morfologia e através de análises térmicas e de imagens, conforme especificações para cada destinação da reciclagem. A fabricação dos produtos seguirá procedimentos de normas brasileiras vigentes, para que o material possa de fato ser reciclado futuramente para fabricação em escala industrial. Os produtos fabricados serão caracterizados conforme resistência mecânica, resistência à intempéries, análises de toxicidade e lixiviação, e caracterizações específicas para cada produto conforme normas vigentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Após a conclusão das pesquisas, espera-se pelo menos duas patentes resultantes de produtos sustentáveis para a construção civil utilizando um resíduo de alto impacto ambiental com o lodo de ETA, e também vários artigos científicos. Além disso, a redução da poluição ambiental pelas ETAs é de fundamental importância socioambiental e econômica não somente para a região de Pelotas, mas para o Esta do Rio Grande do Sul e do País, uma vez que a utilização de um resíduo pode gerar

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LARA ALVES GULLO DO CARMO
LUIZA BEATRIZ GAMBOA ARAÚJO MORSELLI
MAURIZIO SILVEIRA QUADRO1
ROBSON ANDREAZZA2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 5.557,20Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 5.557,20

Página gerada em 21/12/2024 14:00:40 (consulta levou 0.092565s)