Nome do Projeto
Introdução ao Latim
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 10/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Línguas estrangeiras
Resumo
Ementa: iniciação à língua e à cultura latinas. Morfossintaxe nominal e verbal. Tradução de frases e de pequenos textos. O curso se dará por meio de aulas participativas e lúdicas, utilizando-se de vários métodos de ensino de latim, de modo a fornecer uma visão bastante diversificada e não enfadonha da língua, tão procurada fora da universidade e só nela disponível. Será utilizado material específico, preparado cuidadosamente para o curso, de modo a despertar a curiosidade e o interesse das pessoas que nele se matricularem. Igualmente serão apresentados aspectos da cultura e da literatura romanas, indispensáveis para aqueles interessados em fazer esse mergulho na civilização e na língua que deram origem, dentre outras coisas, ao nosso português, instituições e modos de agir. Espera-se que a Antiguidade, através de uma língua que é a ponta de uma corrente imensa que se prende ao nosso passado, se faça presente durante esse curso.

Objetivo Geral

Introduzir e desenvolver a compreensão de alguns aspectos linguísticos referentes à língua latina bem como abordar a cutura latina de modo geral. O aluno deverá ser capaz de: compreender o funcionamento da língua latina enquanto sistema linguístico; perceber a importância do latim em face do português, das outras línguas românicas e da cultura em geral; traduzir para o português frases e pequenos textos.

Justificativa

Como um dos objetivos da Universidade é a integração com a comunidade, nada mais válido do que oferecer a essa comunidade - sempre carente de oportunidades para ampliar seus conhecimentos em todas as áreas - um curso de atualização voltado aos aspectos humanístico/culturais, oportunizando o acesso a um conhecimento SÓ DISPONÍVEL A ALUNOS DOS CURSOS DE LETRAS DA UFPEL. Há que se ressaltar, ainda, QUE NÃO EXISTE, EM PELOTAS, NENHUM CURSO DE LATIM FORA DA ACADEMIA. Ora, um curso de extensão na área de latim é uma oportunidade ímpar para resgatar o interesse das pessoas pela língua, literatura e cultura latinas. A língua, como a forma de expressão mais viva das realizações humanas, nos faculta o conhecimento das culturas de vários povos, tanto do presente como do passado e esse passado, sempre tão vivo nas línguas e nas instituições do Ocidente é o que se pretende trazer à tona nesse curso. Além dos fatos elencados acima, há um interesse constante das pessoas pelo latim e pelas civilizações antigas, evidenciado pelos inúmeros pedidos de oferta de disciplinas na área de Letras Clássicas feitos pelos mais diversos segmentos da sociedade.

Metodologia

O Curso se dará por meio de aulas participativas e lúdicas com os alunos, utilizando-se de vários métodos de ensino de latim, de modo a fornecer uma visão bastante diversificada e atrativa da língua. Será utilizado material específico multimídia, com slides preparados cuidadosamente e diversos vídeos e textos literários ou não literários, enfocando aspectos da cultura, história e civilização romanas.

Indicadores, Metas e Resultados

Como o projeto Introdução ao Latim já acontece há vários semestres, nota-se um interesse cada vez maior das pessoas da comunidade em dele participar. No primeiro semestre de 2017, por exemplo, houve mais de 100 pessoas interessadas em se matricular e mais de 70 ficaram na lista de espera, já que o número de vagas é de 30. Espera-se, cada vez mais, essa participação, tão importante para que o curso continue, dando oportunidade a novos ministrantes e alunos não UFPel.
Ao final do projeto, pretende-se elaborar novos materiais didáticos com a participação dos alunos e estabelecer um perfil das pessoas que se matriculam nesse curso através de um questionário já em fase de elaboração.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MAURÍCIO SIGNORINI DIAS
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER4

Página gerada em 19/04/2024 03:49:54 (consulta levou 0.123430s)