Nome do Projeto
Atendimento terapêutico para crianças e adolescentes atípicos: uma abordagem multiprossional
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/03/2024 - 08/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A influência sobre o desenvolvimento humano derivam tanto de aspectos hereditários, quanto de aspectos ambientais. Nesse sentido, é de suma importância acompanhar esse processo de crescimento e maturação desde a infância. Para tanto, o atendimento multiprofissional de crianças e adolescentes, nas diversas especialidades, é essencial. A Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas, desde 3 de abril de 1963, está inserida nas comunidades local e regional vem prestando serviços de forma ininterrupta e gratuita. O trabalho realizado no Serviço Escola de Psicologia (SEP) , vem buscando atender uma demanda muito alta de crianças e adolescentes atípicos, através dos estágios obrigatórios. Contudo, desde o início da pandemia, os atendimentos do setor de psicologia foram continuados apenas na modalidade grupal e online, o que não abarcou o atendimento infantil. Dessa maneira, após a pandemia do COVID19 os encaminhamentos para o setor de psicologia cresceram, principalmente no que tange aos atendimentos de crianças e adolescentes atípicos. Portanto, torna-se necessário oferecer atendimentos psicoterápicos individuais e grupos a esta demanda. Diante disso, o presente projeto busca realizar atendimentos psicoterápicos individuais e grupais para as crianças e adolescentes atípicos encaminhadas ao SEP.
Objetivo Geral
Oferecer atendimento terapêutico, através de avaliação, estimulação, orientação por equipe multiprofissional, ou seja, pscologia, psicopegagogia e fonodiauológia para crianças e adolescentes atípicos encaminhados ao Serviço Escola de Psicologia, da Universidade Federal de Pelotas.
Justificativa
De acordo com dados da pesquisa “AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA VIDA DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E FAMÍLIAS: USUÁRIAS DOS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DO DEPARTAMENTO MATERNO-INFANTIL DA UFPel-PELOTAS-RS”, o Departamento Materno-Infantil, da Universidade Federal de Pelotas, atende em torno de 120 crianças e adolescentes para avaliação psicológica, psicoterapia, pediatria e suas diversas subespecialidades, tais como assistência social, nutrição e neurologia. Diante de tal quadro, embora o número de atendimento do Departamento Materno-Infantil tenha sido reduzido durante a pandemia ocasionada pela COVID-19, os encaminhamentos para o setor de psicologia cresceram consideravelmente, uma vez que os atendimentos nesse período foram realizados apenas na modalidade de Terapia em Grupo e de forma online, a fim de aguardar a vacinação dos alunos e a flexibilização dos protocolos de distanciamento.
Com os cronogramas de vacinação dos alunos de psicologia em andamento, bem como de professores e técnicos administrativos da instituição, o presente projeto busca realizar atendimentos psicoterápicos individuais para as crianças e adolescentes atípicas encaminhadas ao Serviço Escola de Psicologia.
Com os cronogramas de vacinação dos alunos de psicologia em andamento, bem como de professores e técnicos administrativos da instituição, o presente projeto busca realizar atendimentos psicoterápicos individuais para as crianças e adolescentes atípicas encaminhadas ao Serviço Escola de Psicologia.
Metodologia
Inicialmente serão verificados todos os encaminhamentos de crianças e adolescentes atípicos ao Serviço Escola de Psicologia, posteriormente, será realizada a escolha dos pacientes pela equipe, a fim de realizarem os atendimentos.
Os pacientes serão contatados por telefone para realização da terapia individual ou grupal, que acontecerá de forma presencial, uma vez por semana, com duração de 50 minutos. A orientação será feita pela Prof. Dra. Psicóloga Maria Teresa Duarte Nogueira, que possui formação em Psicanálise e Terapia Cognitivo-Comportamental
Os pacientes serão contatados por telefone para realização da terapia individual ou grupal, que acontecerá de forma presencial, uma vez por semana, com duração de 50 minutos. A orientação será feita pela Prof. Dra. Psicóloga Maria Teresa Duarte Nogueira, que possui formação em Psicanálise e Terapia Cognitivo-Comportamental
Indicadores, Metas e Resultados
tender crianças e adolescentes atípicos através da terapia individual e ou grupal;
Possibilitar experiência aos alunos sobre atendimento psicotepapêutico de crianças e adolescentes atípicos;
Possibilitar experiência aos alunos trabalharem em equipe multiprofissional;
Reduzir o número de crianças e adolescentes que esperam por atendimento no Serviço Escola de Psicologia.
Possibilitar experiência aos alunos sobre atendimento psicotepapêutico de crianças e adolescentes atípicos;
Possibilitar experiência aos alunos trabalharem em equipe multiprofissional;
Reduzir o número de crianças e adolescentes que esperam por atendimento no Serviço Escola de Psicologia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINA STREICHER JANELLI DA SILVA | |||
DANIEL DA SILVA DALLA VECCHIA | |||
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS | |||
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA | 6 | ||
MARIANA GOUVÊA SILVEIRA | |||
MARIANA GOUVÊA SILVEIRA | |||
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA | 16 | ||
Morgana dos Santos Rodrigues | |||
OSVALDO MALDONADO JUNQUEIRA | |||
Vitória Souza Gonçalves | |||
YANKA GARCIA REIS |