Nome do Projeto
Musicalização Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 20/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
As crianças e/ou bebês têm imenso interesse em interagir e conhecer o mundo sonoro tal como ele é, e também de brincar com este mundo da forma como ele não é. A crianças e o bebês tem necessidade de interagir com o mundo sonoro real para estruturar suas possibilidades vocais e realizar trocas musicais, necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo musical. Crianças e bebês são ouvintes competentes e a música é importante para o seu desenvolvimento e estas competências musicais infantis podem ser exploradas nos programas de ensino de música para a infância. As aulas de musicalização têm vários objetivos tanto musicais quanto de socialização, estímulo à fala, ligação afetiva (musicalização comunicativa) entre as crianças e seus responsáveis, entre outros. O processo de musicalização começa espontaneamente e de forma intuitiva por meio de contatos com sons cotidianos, incluindo sons musicais e canções infantis. De acordo com Madalozzo (2019) a musicalização infantil configura-se como um processo complexo de envolvimentos plurais, isso significa uma relação das crianças com a música em um ambiente construído a cada momento para oportunizar sua autonomia musical criativa, a partir
de um duplo sentido nas interações entre os agentes e a própria música e a musicalização infantil é uma estratégia de trabalho com música para as crianças
Objetivo Geral
para as crianças :
Oportunizar uma relação das crianças//bebês, com a música em um ambiente construído a cada momento para oportunizar sua autonomia musical criativa, a partir de um duplo sentido nas interações entre os agentes e a própria música.
Para os licenciandos:
Proporcionar aos licenciandos em música o processo formativo do educador em musicalização infantil, com fundamentações teórico-metodológicos;
Oportunizar uma relação das crianças//bebês, com a música em um ambiente construído a cada momento para oportunizar sua autonomia musical criativa, a partir de um duplo sentido nas interações entre os agentes e a própria música.
Para os licenciandos:
Proporcionar aos licenciandos em música o processo formativo do educador em musicalização infantil, com fundamentações teórico-metodológicos;
Justificativa
Primeiramente o projeto configura-se como um espaço público e gratuito de participação da comunidade (o mesmo existe desde 2007) oportunizando através da extensão universitária que pais/mães e cuidadores tragam suas crianças/bebês para aulas de musicalização infantil. Os momentos das aulas se constituem de interação das crianças com música ao explorarem, executarem, ouvirem, improvisarem e criarem sendo assim "criAtivos" na musicalização, explorando a autonomia, da comunidade e do aprendizado. Além disso constitui-se como um espaço de formação dos futuros educadores musicais/ licenciandos em música. A formação dos professores necessita considerar a prática pedagógica desde o seu início, para que os pressupostos teóricos possam ser vistos e revistos. O projeto ao longo de mais de 10 anos de existência tem sido também esse local da formação na ação. Além disso trabalhos de pesquisa (Tcc´s) tem sido realizados a partir do projeto com e para, significa a junção do ensino, pesquisa e extensão tripé fundamental da universidade pública.
Metodologia
Aulas semanais de musicalização infantil que ocorrem no LAEMUS (Laboratório de Educação Musical)
organizadas de acordo dom o número de crianças e monitores e sob orientação da coordenadora geral,
reuniões semanais de preparação, estudo e execução
seminários, participação em eventos, oficinas, cursos, palestras, etc
organizadas de acordo dom o número de crianças e monitores e sob orientação da coordenadora geral,
reuniões semanais de preparação, estudo e execução
seminários, participação em eventos, oficinas, cursos, palestras, etc
Indicadores, Metas e Resultados
Musicalizar bebês e crianças de 3 meses até 4 anos completos;
Processos formativos aos futuros educadores musicais em musicalização infantil com fundamentos teórico-metodológicos;
Analisar as contribuições do Projeto de Extensão para a formação superior, bem como possíveis transformações vivenciadas e/ou identificadas, pensando esses sujeitos como “construtores” de relações dialógicas;
Alcançar a comunidade com um projeto de formação musical infantil de qualidade;
Realizar e vivenciar experiências pedagógicas na, para e com a infância
Processos formativos aos futuros educadores musicais em musicalização infantil com fundamentos teórico-metodológicos;
Analisar as contribuições do Projeto de Extensão para a formação superior, bem como possíveis transformações vivenciadas e/ou identificadas, pensando esses sujeitos como “construtores” de relações dialógicas;
Alcançar a comunidade com um projeto de formação musical infantil de qualidade;
Realizar e vivenciar experiências pedagógicas na, para e com a infância
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ELIADA GIOVANA GOMES PORCIUNCULA | |||
Francine Dilli Ribeiro | |||
HENRIQUE GUERREIRO DINIZ ALVARENGA | |||
JOSINARA DUARTE SOARES | |||
KETHELEN DA FONSECA BILHALVA DE LIMA | |||
LUANA MARTINS PEREIRA LEITE | |||
Luana Kröning Abrahan | |||
MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR | |||
PAULO ROBERTO DOS SANTOS | |||
REGIANA BLANK WILLE | 4 | ||
THIFANY VITORIA SILVEIRA DE AVILA |