Nome do Projeto
Musicalização Infantil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 20/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Música
Resumo
As crianças e/ou bebês têm imenso interesse em interagir e conhecer o mundo sonoro tal como ele é, e também de brincar com este mundo da forma como ele não é. A crianças e o bebês tem necessidade de interagir com o mundo sonoro real para estruturar suas possibilidades vocais e realizar trocas musicais, necessárias ao seu desenvolvimento cognitivo musical. Crianças e bebês são ouvintes competentes e a música é importante para o seu desenvolvimento e estas competências musicais infantis podem ser exploradas nos programas de ensino de música para a infância. As aulas de musicalização têm vários objetivos tanto musicais quanto de socialização, estímulo à fala, ligação afetiva (musicalização comunicativa) entre as crianças e seus responsáveis, entre outros. O processo de musicalização começa espontaneamente e de forma intuitiva por meio de contatos com sons cotidianos, incluindo sons musicais e canções infantis. De acordo com Madalozzo (2019) a musicalização infantil configura-se como um processo complexo de envolvimentos plurais, isso significa uma relação das crianças com a música em um ambiente construído a cada momento para oportunizar sua autonomia musical criativa, a partir de um duplo sentido nas interações entre os agentes e a própria música e a musicalização infantil é uma estratégia de trabalho com música para as crianças

Objetivo Geral

para as crianças :
Oportunizar uma relação das crianças//bebês, com a música em um ambiente construído a cada momento para oportunizar sua autonomia musical criativa, a partir de um duplo sentido nas interações entre os agentes e a própria música.
Para os licenciandos:
Proporcionar aos licenciandos em música o processo formativo do educador em musicalização infantil, com fundamentações teórico-metodológicos;

Justificativa

Primeiramente o projeto configura-se como um espaço público e gratuito de participação da comunidade (o mesmo existe desde 2007) oportunizando através da extensão universitária que pais/mães e cuidadores tragam suas crianças/bebês para aulas de musicalização infantil. Os momentos das aulas se constituem de interação das crianças com música ao explorarem, executarem, ouvirem, improvisarem e criarem sendo assim "criAtivos" na musicalização, explorando a autonomia, da comunidade e do aprendizado. Além disso constitui-se como um espaço de formação dos futuros educadores musicais/ licenciandos em música. A formação dos professores necessita considerar a prática pedagógica desde o seu início, para que os pressupostos teóricos possam ser vistos e revistos. O projeto ao longo de mais de 10 anos de existência tem sido também esse local da formação na ação. Além disso trabalhos de pesquisa (Tcc´s) tem sido realizados a partir do projeto com e para, significa a junção do ensino, pesquisa e extensão tripé fundamental da universidade pública.

Metodologia

Aulas semanais de musicalização infantil que ocorrem no LAEMUS (Laboratório de Educação Musical)
organizadas de acordo dom o número de crianças e monitores e sob orientação da coordenadora geral,
reuniões semanais de preparação, estudo e execução
seminários, participação em eventos, oficinas, cursos, palestras, etc

Indicadores, Metas e Resultados

Musicalizar bebês e crianças de 3 meses até 4 anos completos;
Processos formativos aos futuros educadores musicais em musicalização infantil com fundamentos teórico-metodológicos;
Analisar as contribuições do Projeto de Extensão para a formação superior, bem como possíveis transformações vivenciadas e/ou identificadas, pensando esses sujeitos como “construtores” de relações dialógicas;
Alcançar a comunidade com um projeto de formação musical infantil de qualidade;
Realizar e vivenciar experiências pedagógicas na, para e com a infância

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIADA GIOVANA GOMES PORCIUNCULA
Francine Dilli Ribeiro
HENRIQUE GUERREIRO DINIZ ALVARENGA
JOSINARA DUARTE SOARES
KETHELEN DA FONSECA BILHALVA DE LIMA
LUANA MARTINS PEREIRA LEITE
Luana Kröning Abrahan
MARCELO XAVIER VALENTE JUNIOR
PAULO ROBERTO DOS SANTOS
REGIANA BLANK WILLE4
THIFANY VITORIA SILVEIRA DE AVILA

Página gerada em 22/12/2024 04:33:00 (consulta levou 0.087710s)