Nome do Projeto
Ensinando Direito para não juristas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto "Ensinando Direito para não juristas" visa a aprimorar o ensino jurídico no Curso de Comércio Exterior da UFPel, reconhecendo a importância do conhecimento legal para o analista de comércio exterior. Para atingir esse objetivo, serão empregadas duas metodologias de ensino: o desenvolvimento de jogos didáticos e a prática de debates-simulados. Os jogos didáticos proporcionarão uma abordagem prática e lúdica para a compreensão de conceitos jurídicos, incentivando a participação ativa dos alunos. Já os debates-simulados permitirão a aplicação prática do conhecimento adquirido, promovendo a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Essas estratégias pedagógicas colaborarão para tornar o ensino do Direito mais acessível e relevante para os estudantes de Comércio Exterior, preparando-os para os desafios legais enfrentados no mercado profissional.

Objetivo Geral

Aprimorar o ensino jurídico no Curso de Comércio Exterior da Universidade Federal de Pelotas.

Justificativa

A implementação do projeto "Ensinando Direito para não juristas" no Curso de Comércio Exterior da UFPel oferece uma justificativa sólida em relação à diminuição da evasão estudantil e ao aprimoramento do desempenho acadêmico. A introdução de métodos de ensino inovadores, como jogos didáticos e debates-simulados, promove uma abordagem mais dinâmica e envolvente ao aprendizado do Direito. Ao tornar os conceitos jurídicos mais acessíveis e aplicáveis ao contexto profissional dos estudantes de Comércio Exterior, o projeto atende diretamente às necessidades práticas e específicas desses alunos. A utilização de jogos didáticos proporciona uma experiência de aprendizagem mais interativa, aumentando a motivação e o interesse dos alunos, fatores essenciais para combater a evasão escolar. Além disso, os debates-simulados promovem o desenvolvimento de habilidades críticas e argumentativas, fundamentais não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para o crescimento profissional futuro. Ao adquirirem um entendimento sólido do sistema legal e das práticas jurídicas relevantes para o comércio internacional, os alunos se sentirão mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, resultando em um melhor desempenho acadêmico e uma menor taxa de evasão. Em suma, o projeto não apenas enriquece o ensino jurídico, mas também contribui significativamente para a retenção de alunos e a melhora do rendimento acadêmico.

Metodologia

O projeto será implementado através da formação de grupos de estudos dedicados ao desenvolvimento das práticas pedagógicas propostas, os quais serão compostos por docentes e discentes de graduação e pós-graduação da UFPel. Esses grupos se concentrarão em elaborar e aprimorar os jogos didáticos e debates-simulados, garantindo sua adequação ao contexto das disciplinas jurídicas do Curso de Comércio Exterior da UFPel. Conforme o projeto se consolide e os recursos pedagógicos sejam refinados, haverá a possibilidade de estender suas atividades para além da sala de aula, englobando iniciativas voltadas ao público externo. Dessa forma, o projeto não apenas aprimora o ensino dentro da universidade, mas também fortalece a relação entre ensino, pesquisa e extensão, ampliando o impacto da instituição na sociedade e proporcionando uma experiência mais abrangente e enriquecedora para todos os envolvidos.

Indicadores, Metas e Resultados

a) Melhora do rendimento acadêmico nas disciplinas de formação jurídica do Curso de Comércio Exterior;
b) Conexão com ações de extensão em projetos no âmbito do curso;
c) Permitir a integralização de atividades complementares;
d) Produção de pelo menos 2 artigos científicos e 2 resumos expandidos sobre a experiência.
e) Criação de dois jogos didáticos: "Show da Constituição" e "COMEX Trivia"

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA MOLINAR
CECÍLIA OLIVEIRA KRAMER
DANIEL LENA MARCHIORI NETO4
EDUARDA ARGOS DE PAULA SOUZA
RICHARD SERGIO DE LOS SANTOS PERACA
VITOR ALEXANDRE DO AMARAL ASTONI

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