Nome do Projeto
Antropologias possíveis no Sul do Brasil e América Platina: rituais, performances e saberes musicais em circulação no Cone Sul
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
08/04/2024 - 30/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado "Antropologias possíveis no Sul do Brasil e América Platina: rituais, performances e saberes musicais em circulação" visa discutir manifestações culturais, performáticas, musicais e religiosas compartilhadas entre o Brasil, Uruguai e Argentina. A partir de uma abordagem centrada no campo da Antropologia dos Rituais e da Performance, este projeto de pesquisa pretende desenvolver reflexões sobre a transnacionalização de saberes e práticas culturais que circulam entre o Sul do Brasil (com foco direcionado ao Rio Grande do Sul) e os países platinos. A despeito das fronteiras político-econômicas que demarcam os territórios dos estados-nações, esta pesquisa parte do pressuposto de que os deslocamentos internacionais contínuos entre alguns países do Cone Sul, feitos por sujeitos que adotam práticas de mobilidade específicas neste contexto, desenham fronteiras culturais cujas características são a porosidade e sua capacidade de borrar até mesmo a rigidez da demarcação político-administrativa dos territórios implicados nesta região. Parte-se da premissa de que os sujeitos e as práticas culturais aqui estudadas serão compreendidos sob uma ótica contra-hegemônica que privilegiará os saberes e as pessoas em sua diversidade cultural, racial, étnica, religiosa, sexual, de classe e de gênero. Pretende-se ainda debater sobre aspectos relacionados à formação em Antropologia da Música e da Performance no âmbito destes três países, visando investigar semelhanças, diferenciações, pontos em comum e particularidades que caracterizam tais processos formativos.
Objetivo Geral
Discutir sobre a transnacionalização de saberes e práticas culturais que circulam entre o Brasil (mais especificamente o Rio Grande do Sul) e alguns países do Cone Sul como Uruguai e Argentina.
Justificativa
Este projeto se configura como uma relevante iniciativa para compreender os saberes e as práticas culturais locais que estão em constante circulação e diálogo entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Neste sentido, trata-se de um projeto que visa não apenas a compreensão epistemológica dos fenômenos culturais e artísticos estudados, mas também a produção de ações conjuntas entre pesquisadores (docentes e discentes nos mais diversos níveis de formação) de distintas instituições e países com o intuito de promover um debate internacional latino-americano sobre questões pertinentes aos três países implicados neste projeto. O projeto justifica-se ainda pelo fato de estimular, acolher e debater novas pesquisas, desenvolvidas por discentes de Graduação, Mestrado e Doutorado, que estão (ou pretendem estar) sob orientação do coordenador deste projeto. Assim, o desenvolvimento deste projeto emerge na intenção de direcionar uma linha de trabalho mais específica para as atividades desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Diversidade, Antropologia e Música (DIVAMUS/UFPEL), podendo apresentar resultados materializados em pesquisas defendidas como TCCs, dissertações e teses, publicação de livros e artigos, assim como desenvolvimento de trabalhos artísticos decorrentes dos debates empreendidos no âmbito deste projeto.
Metodologia
O projeto será desenvolvido a partir de ações contínuas de leitura coletiva de textos relevantes para a área da Antropologia da Música e da Performance; debates sobre questões contemporâneas mencionadas em bibliografia especializada; discussões de pesquisas em andamento; realização de trabalho de campo em eventos de interesse à pesquisa; escrita de textos coletivos; produção de espetáculos musicais e performáticos relacionados ao projeto; exercícios de composição musical como ferramenta de produção do conhecimento; gravação de faixas musicais para lançamento em plataformas digitais; realização palestras sobre os temas pesquisados; publicação de livros e artigos com resultados de pesquisa; participação em eventos acadêmicos para comunicar resultados de pesquisas desenvolvidas; defesas de TCCs, dissertações e teses vinculadas ao projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
- Produção de espetáculos musicais e performáticos relacionados ao projeto;
- Fomento de atividades de composição musical como ferramenta de produção do conhecimento;
- Gravação de faixas musicais para lançamento em plataformas digitais;
- Realização palestras sobre os temas pesquisados;
- Publicação de livros e artigos com resultados de pesquisa;
- Participação em eventos acadêmicos para comunicar resultados de pesquisas desenvolvidas;
- Defesas de TCCs, dissertações e teses vinculadas ao projeto
- Fomento de atividades de composição musical como ferramenta de produção do conhecimento;
- Gravação de faixas musicais para lançamento em plataformas digitais;
- Realização palestras sobre os temas pesquisados;
- Publicação de livros e artigos com resultados de pesquisa;
- Participação em eventos acadêmicos para comunicar resultados de pesquisas desenvolvidas;
- Defesas de TCCs, dissertações e teses vinculadas ao projeto
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
EDIANE SIEVERS ACUNHA | |||
GUILHERME CASALI AMARAL | |||
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES | |||
MARCUS VINÍCIUS NASCIMENTO NEGRÃO | |||
RAFAEL DA SILVA NOLETO | 8 | ||
SABRINA MARQUES MANZKE | |||
WAGNER DOS SANTOS SICCA | |||
YARANA ESTER DE CAMPOS BORGES |