Nome do Projeto
Sociologia fora do lugar
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
06/04/2024 - 06/04/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Este projeto tem como ponto de partida o ensino de Sociologia fora da sala de aula, ou seja, fora do lugar de aprendizado por excelência. Propõem, entre outros espaços, visitas guiadas ao templo Positivista localizado em Porto Alegre, o único em funcionamento no Brasil. Mas não apenas, os espaços de circulação, os espaços de organizações comunitárias, espaços de manifestações culturais etc. todos podem vir a ser lugares de construções de problematizações sociológicas. Este projeto buscará colocar os/as alunos/as em contato com gentes, lugares e problemas para além da sala de aula e dessa forma possibilitar "rupturas sociológicas", na acepção de Pierre Bourdieu, provocando um olhar para além dos chamados "obstáculos epistemológicos" de Gaston Bachelard.

Objetivo Geral

Provocar reflexões sociológicas nos/as alunos/as e movimentos de rupturas do senso comum, aliando conceitos da Sociologia a diferentes espaços e contextos sociais, elucidando através da experiência a complexa rede de dependência e interconexões na qual os/as discentes estão envolvidos, exercitando o que Wright Mills chamou de "imaginação sociológica" e indo além do que pode ser acessado com a biografia individual.

Justificativa

O contato com a realidade social e com os problemas sociais, bem como, com palestras, filmes, espaços sociais, culturais etc. constituem-se em um importante momento da formação discente, em que os mesmos podem ampliar os conhecimentos trabalhados em sala de aula e aprender com a experiência prática, o contato propriamente dito com a realidade orientada pelo olhar sociológico. Poucas são as oportunidades de realização de visitas técnicas, por exemplo, na área das Ciências Sociais, via de regra estas estão mais presentes nas Ciências Sociais Aplicadas e/ou em cursos de formação mais técnica, como as Engenharias por exemplo. Por isso, propor o contato com diferentes contextos sociais, é uma oportunidade para os/as discentes ampliarem o conhecimento sociológico, exercitando a reflexão e aplicação conceitual.

Metodologia

Cada semestre serão escolhidos dois espaços para visitação/interação. Um deles será o Templo Positivista em Porto Alegre, especialmente pelo fato de aos domingos ser realizada uma visita guiada, na qual é exposto todo o pensamento Positivista. Estudar o Positivismo, sua origem, suas principais características como corrente filosófica, assim como a sua importância histórica e influência em nossa sociedade atual, contribui para desenvolver o pensamento sociológico. Augusto Comte é considerado o pai da Sociologia, criador de uma Física do Social, que influenciou o pensamento de sociólogos clássicos, como Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

O outro contexto social será definido com a turma do semestre.

Indicadores, Metas e Resultados

Realização de no mínimo duas visitas a contextos sociais diferentes por semestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLARA NATALIA STEIGLEDER WALTER8
Guilherme Nunes Muniz
MARCIANO CUSTODIO FERREIRA

Página gerada em 17/09/2024 08:55:23 (consulta levou 0.149041s)