Nome do Projeto
Vamos conversar acerca do trabalho acadêmico?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
22/11/2024 - 28/03/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Pesquisas que analisam a formação nos cursos de licenciatura demonstram a existência de alguns fatores preocupantes. Segundo Gatti (2010), a realidade socioeconômica das/os estudantes dos referidos cursos, tem algumas características como escolaridade da família, renda familiar, faixa etária das/os licenciandas/os, tipo de frequência nas escolas de educação básica, dentre outras, que reverberam nas condições efetivas desses/as estudantes ao frequentarem as licenciaturas.
Uma realidade que permeia a formação nas licenciaturas, diz respeito às dificuldades das/os estudantes na compreensão do que caracterizam os trabalhos acadêmicos e o que os diferenciam, bem como na organização de recursos metodológicos para elaboração desses. Buscando contribuir para minimizar essa situação, objetiva-se fundamentar metodologicamente a elaboração dos principais trabalhos acadêmicos solicitados nos cursos de licenciatura, especialmente, da UFPel. Para tal, a metodologia recorrerá à aulas expositivas dialogadas, aulas práticas (orientação de trabalhos acadêmicos), vídeos, dentre outras.
Objetivo Geral
Subsidiar com fundamentos teórico, metodológico e prático os/as estudantes dos cursos de licenciatura acerca do processo de elaboração dos principais trabalhos acadêmicos solicitados nos respectivos cursos.
Justificativa
Trabalhei, por um tempo considerável, com disciplinas relacionadas à metodologia científica e da pesquisa (especialmente no Programa de Pós-Graduação em Educação) o que permitiu entender minimamente algumas dificuldades das/os estudantes na elaboração de trabalhos acadêmicos.
Entretanto, essas dificuldades são percebidas também em nível de graduação, podendo, inclusive, apresentar maior gravidade.
Dessa forma, se faz necessário um projeto que possa contribuir para um melhor aproveitamento de estudos e, consequente formação, das/os estudantes de licenciatura.
Entretanto, essas dificuldades são percebidas também em nível de graduação, podendo, inclusive, apresentar maior gravidade.
Dessa forma, se faz necessário um projeto que possa contribuir para um melhor aproveitamento de estudos e, consequente formação, das/os estudantes de licenciatura.
Metodologia
Aulas expositivas e dialogadas.
Aulas práticas (orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos, realização de trabalhos acadêmicos).
Trabalho com diversos textos (vídeos, literatura, "textos acadêmicos")
Aulas práticas (orientação para elaboração de trabalhos acadêmicos, realização de trabalhos acadêmicos).
Trabalho com diversos textos (vídeos, literatura, "textos acadêmicos")
Indicadores, Metas e Resultados
Melhoria na aprendizagem (formação) das/os estudantes de licenciaturas.
Utilização de recursos metodológicos para o estudo na graduação.
Trabalhos acadêmicos elaborados a partir de fundamentos teórico-metodológico.
Utilização de recursos metodológicos para o estudo na graduação.
Trabalhos acadêmicos elaborados a partir de fundamentos teórico-metodológico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE BRAGA DA SILVA | |||
MARCIA ANDREIA CAMARA DA CRUZ | |||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 4 | ||
SABRINA BARROCAS MILECH | |||
SHELDA MENDES RIBEIRO COSTA | |||
SHERON HARTWIG MEGEATO | |||
VIVIAN RAFAELA HOLZ |