Nome do Projeto
Certificações no processamento de hortaliças orgânicas na região sul do rio grande do sul: desafios e oportunidades
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/04/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O segmento de processamento hortaliças na região de Pelotas tem desempenhado um papel significativo na economia local. Com a crescente conscientização sobre a qualidade dos alimentos, a segurança alimentar e a sustentabilidade, as certificações tornaram-se fundamentais para a competitividade desses produtos. Esta projeto pretende compreender sobre os desafios e oportunidades associados às certificações nesse setor específico, destacando a importância da conformidade com as normas internacionais e os benefícios econômicos e ambientais que podem ser alcançados.

Objetivo Geral

Verificar como vem ocorrendo a certificação de produtos orgânicos nas propriedades rurais no município de Pelotas, com ênfase na questão da certificação de hortaliças orgânicas e suas interfaces com a comercialização dos produtos.

Justificativa

O presente projeto é relevante por ser de extrema importância para os produtores rurais e cooperativas localizados no município de Pelotas. Estes enfrentam problemas na aplicação das regras de certificação gerados pelo teor da legislação vigente e pelas relações entre as empresas certificadoras e este agricultor. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade de se estudar e incentivar a certificação dos produtos oriundos da agricultura orgânica e com isso estimular o desenvolvimento das pequenas propriedades voltadas à produção orgânica

Metodologia

A metodologia envolverá uma pesquisa qualitativa através de livros, artigos, teses e dissertações e na legislação, buscando subsídios e referências não só a nível nacional, mas também internacional analisando as realidades de outros países com relação ao tema da pesquisa. Contribuindo para a proposta da metodologia, almeja-se fazer uma pesquisa de campo, através de um questionário, com entrevistas a agricultores familiares e participantes de associações de produtores e cooperativas de produtos orgânicos localizadas em Pelotas, para entender como é feito todo processo, desde o cultivo de um produto orgânico até a venda e comercialização, estudando toda essa cadeia.
As questões da entrevista terão ênfase na questão da certificação e suas interfaces e no que se refere à capacidade de investimentos seja em expansão de culturas, seja em técnicas e procedimentos sustentáveis.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se com esse trabalho gerar informações que possam ser úteis aos agentes de extensão rural e ao desenvolvimento do produtor familiar orgânico do município, estimulando o desenvolvimento das pequenas propriedades através da adesão à certificação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE SOARES PEREIRA2
LUCI NARA LIMA PEREIRA

Página gerada em 21/12/2024 14:04:53 (consulta levou 0.088289s)