Nome do Projeto
Investigação dos efeitos da pandemia no ensino-aprendizagem em cursos de Instituições de Ensino Superior
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2024 - 10/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A pandemia do Corona vírus impôs novos desafios aos professores e alunos em relação à dinâmica do ensino-aprendizagem, considerando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e outras metodologias aplicadas no ensino remoto. Diante desse cenário, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os principais efeitos da pandemia e do ensino remoto nos processos de aprendizagem dos estudantes e no ensino praticado pelos professores na Universidade Federal de Pelotas e em outras instituições de ensino superior. A metodologia utilizada tem como base a aplicação de dois questionários, um para docentes e outro para discentes que abordam questões relativas às dificuldades encontradas, às metodologias aplicadas, aos sentimentos de motivação ou falta dela, às diferenças percebidas durante o período, entre outros. Como resultado, espera-se quantificar quais foram as maiores dificuldades encontradas por ambos os grupos, quais metodologias foram consideradas eficazes e quais outros saberes profissionais foram desenvolvidos para atender as demandas atuais. De maneira geral, espera-se que a discussão seja proveitosa para o campo da educação e para a tecnologia educacional.
Objetivo Geral
OBJETIVO GERAL
Investigar os principais efeitos da pandemia e da transição para o ensino remoto nos processos de aprendizagem dos estudantes e no ensino praticado pelos professores na Universidade Federal de Pelotas e outras Instituições de Ensino Superior.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia, incluindo impactos na duração do curso, relações interpessoais e participação em atividades extracurriculares; analisar as mudanças nas metodologias de ensino adotadas pelos docentes durante o período de ensino remoto, assim como avaliar suas percepções sobre essa modalidade; coletar e compreender as demandas dos estudantes e professores em relação ao currículo, metodologias de ensino e práticas pedagógicas, visando aprimorar as estratégias educacionais.
Investigar os principais efeitos da pandemia e da transição para o ensino remoto nos processos de aprendizagem dos estudantes e no ensino praticado pelos professores na Universidade Federal de Pelotas e outras Instituições de Ensino Superior.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia, incluindo impactos na duração do curso, relações interpessoais e participação em atividades extracurriculares; analisar as mudanças nas metodologias de ensino adotadas pelos docentes durante o período de ensino remoto, assim como avaliar suas percepções sobre essa modalidade; coletar e compreender as demandas dos estudantes e professores em relação ao currículo, metodologias de ensino e práticas pedagógicas, visando aprimorar as estratégias educacionais.