Nome do Projeto
Investigação dos efeitos da pandemia no ensino-aprendizagem em cursos de Instituições de Ensino Superior
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
20/05/2024 - 10/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
A pandemia do Corona vírus impôs novos desafios aos professores e alunos em relação à dinâmica do ensino-aprendizagem, considerando o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e outras metodologias aplicadas no ensino remoto. Diante desse cenário, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender os principais efeitos da pandemia e do ensino remoto nos processos de aprendizagem dos estudantes e no ensino praticado pelos professores na Universidade Federal de Pelotas e em outras instituições de ensino superior. A metodologia utilizada tem como base a aplicação de dois questionários, um para docentes e outro para discentes que abordam questões relativas às dificuldades encontradas, às metodologias aplicadas, aos sentimentos de motivação ou falta dela, às diferenças percebidas durante o período, entre outros. Como resultado, espera-se quantificar quais foram as maiores dificuldades encontradas por ambos os grupos, quais metodologias foram consideradas eficazes e quais outros saberes profissionais foram desenvolvidos para atender as demandas atuais. De maneira geral, espera-se que a discussão seja proveitosa para o campo da educação e para a tecnologia educacional.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Investigar os principais efeitos da pandemia e da transição para o ensino remoto nos processos de aprendizagem dos estudantes e no ensino praticado pelos professores na Universidade Federal de Pelotas e outras Instituições de Ensino Superior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a pandemia, incluindo impactos na duração do curso, relações interpessoais e participação em atividades extracurriculares; analisar as mudanças nas metodologias de ensino adotadas pelos docentes durante o período de ensino remoto, assim como avaliar suas percepções sobre essa modalidade; coletar e compreender as demandas dos estudantes e professores em relação ao currículo, metodologias de ensino e práticas pedagógicas, visando aprimorar as estratégias educacionais.

Justificativa

O presente projeto se justifica pois contribui para que se conheça o perfil dos estudantes da UFPel, de modo que auxilie a melhorar os processos de ensino-aprendizagem, bem como ouvir as demandas dos alunos em período pós pandêmico. De mesma forma, é possível conhecer as práticas metodológicas dos docentes do curso e pensar criticamente sobre as Tecnologias de Informação e ensino híbrido.

Metodologia

A metodologia adotada baseia-se na aplicação de dois questionários, um direcionado aos docentes e outro aos discentes, abordando questões relacionadas às dificuldades enfrentadas, às metodologias aplicadas, aos sentimentos de motivação ou falta dela, e às diferenças percebidas durante o período, entre outros aspectos. Como resultado, busca-se quantificar as principais dificuldades enfrentadas por ambos os grupos, identificar as metodologias consideradas eficazes e compreender quais outros saberes profissionais foram desenvolvidos para atender às demandas atuais.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com esse projeto de pesquisa entender as dinâmicas aplicadas por docentes durante o período de pandemia de COVID-19 bem como a resposta obtida pelos alunos. Espera-se poder identificar quais metodologias aplicadas foram consideradas com desempenho satisfatório por ambos os grupos e quais poderiam ter resultado melhorado. Além disso, espera-se contribuir para a discussão a respeito de metodologias ativas aplicadas por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como elencar possíveis práticas que podem ser adicionadas ao ensino-aprendizagem atual.
Em termos gerais, a expectativa é que a discussão resultante seja enriquecedora não apenas para a Universidade Federal de Pelotas, mas também para outras instituições de ensino superior, contribuindo para o avanço do campo da educação e da tecnologia educacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Amanda Vielmo Sagrilo
Elaise Gabriel
GABRIELA MELLER8
MARIANA COSTA GONCALVES
PRISCILA MILECH THEISEN
Willian Magalhães de Lourenço

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