Nome do Projeto
Centro Urbano de Montanhismo e Escalada Esportiva - CUMEE
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2024 - 29/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Meio ambiente
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
A escalada esportiva trilhou um caminho notável, evoluindo de uma atividade de nicho para se tornar um fenômeno global e, mais recentemente, um esporte olímpico. Essa trajetória ascendente não é apenas testemunha do comprometimento dos escaladores individuais, mas também reflete a crescente aceitação e apoio da comunidade esportiva internacional. Neste momento empolgante, vislumbramos a oportunidade de expandir ainda mais o alcance da escalada esportiva, alcançando novos públicos e gerações por meio de uma abordagem inovadora e acessível. O propósito de nosso projeto é introduzir a escalada esportiva nas escolas públicas e universidades, reconhecendo seu potencial único como ferramenta educativa e esportiva. Ao integrar a escalada ao currículo escolar e às atividades extracurriculares, buscamos não apenas promover um estilo de vida ativo e saudável, mas também desenvolver habilidades físicas, mentais e sociais em jovens estudantes.
A inclusão da escalada esportiva no cenário educacional é uma progressão natural de sua ascensão à mainstream. Desde suas origens modestas nas rochas das montanhas até se tornar um espetáculo impressionante em competições internacionais, a escalada demonstrou sua capacidade de cativar pessoas de todas as idades e origens. Sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 marcou um marco histórico, validando seu status como uma disciplina esportiva de destaque.
No entanto, acreditamos que o verdadeiro valor da escalada esportiva vai além das conquistas em competições e dos pódios olímpicos. É uma atividade que fomenta a superação pessoal, a resiliência e o senso de comunidade. Ao ensinar aos jovens os fundamentos da escalada, estamos não apenas proporcionando a oportunidade de descobrir um novo esporte, mas também equipando-os com habilidades que os acompanharão ao longo da vida
Neste projeto colaborativo, trabalharemos em estreita parceria com escolas públicas e universidades para desenvolver programas de escalada esportiva adaptados às necessidades e recursos locais. Desde a capacitação de instrutores até o fornecimento de equipamentos adequados, estamos comprometidos em oferecer um ambiente seguro e estimulante para que os estudantes explorem o fascinante mundo vertical da escalada.
Objetivo Geral
O objetivo central deste projeto é duplo: por um lado, visa desenvolver atletas capacitados na modalidade de escalada esportiva, proporcionando-lhes o suporte necessário para alcançar seu máximo potencial atlético. Por outro lado, busca formar uma nova geração de técnicos qualificados e comprometidos, capazes de orientar e treinar os jovens praticantes de forma eficaz e inspiradora. Ao unir esses dois aspectos, o projeto aspira não apenas a alcançar o sucesso competitivo no cenário esportivo, mas também a contribuir para o crescimento e a sustentabilidade da escalada esportiva num nível regional.
Além de desenvolver atletas e formar técnicos qualificados, este projeto tem como objetivo introduzir a cultura dos esportes de montanha no meio acadêmico, promovendo uma compreensão mais ampla e apreciação pelos benefícios físicos, mentais e sociais que essas atividades oferecem. Ao integrar a escalada esportiva no ambiente universitário, buscamos inspirar o interesse pela natureza, aventura e superação de desafios, incentivando os estudantes a explorar novas formas de conexão com o ambiente natural e a desenvolver um estilo de vida ativo e saudável. Essa integração não só enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também contribui para a promoção da sustentabilidade ambiental e o fortalecimento dos laços entre a academia e a comunidade outdoor.
Além de desenvolver atletas e formar técnicos qualificados, este projeto tem como objetivo introduzir a cultura dos esportes de montanha no meio acadêmico, promovendo uma compreensão mais ampla e apreciação pelos benefícios físicos, mentais e sociais que essas atividades oferecem. Ao integrar a escalada esportiva no ambiente universitário, buscamos inspirar o interesse pela natureza, aventura e superação de desafios, incentivando os estudantes a explorar novas formas de conexão com o ambiente natural e a desenvolver um estilo de vida ativo e saudável. Essa integração não só enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também contribui para a promoção da sustentabilidade ambiental e o fortalecimento dos laços entre a academia e a comunidade outdoor.
Justificativa
A prática da escalada esportiva por jovens é uma atividade extraordinária que vai muito além do simples entretenimento. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, mental e social dos praticantes, oferecendo uma série de benefícios que são essenciais para o crescimento saudável e a formação de indivíduos completos.
Em primeiro lugar, a escalada esportiva é uma excelente maneira de promover o desenvolvimento físico dos jovens. Ao escalar, os praticantes utilizam uma variedade de grupos musculares, promovendo o fortalecimento muscular, a resistência e a flexibilidade. Além disso, a escalada é uma atividade cardiovascular que melhora a saúde do coração e dos pulmões. Essa combinação de força e resistência física contribui para o desenvolvimento de uma condição física geral mais robusta.
Em segundo lugar, a escalada esportiva é uma disciplina que exige um alto nível de habilidade técnica. Desde aprender a utilizar corretamente os equipamentos até dominar técnicas de escalada avançadas, os jovens são desafiados a desenvolver suas habilidades motoras finas e aprimorar sua coordenação. Aprender a planejar e executar movimentos precisos e eficientes na parede de escalada requer prática, paciência e perseverança, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade técnica e da destreza.
Além disso, a escalada esportiva também promove o desenvolvimento da fortaleza mental dos jovens. Escalar uma parede requer coragem, concentração e controle emocional. Os praticantes enfrentam desafios físicos e mentais que os obrigam a superar seus medos, a persistir diante das dificuldades e a aprender com os fracassos. Essa experiência ajuda a construir a resiliência dos jovens, capacitando-os a lidar com os desafios da vida cotidiana com mais confiança e determinação.
Por último, mas não menos importante, a escalada esportiva é uma atividade social que promove a construção de relacionamentos e o trabalho em equipe. Ao escalar em grupo, os jovens aprendem a colaborar, a comunicar-se efetivamente e a apoiar uns aos outros. Eles compartilham experiências, encorajam-se mutuamente e celebram conquistas juntos, criando laços de amizade e camaradagem que perduram para além das paredes de escalada.
Em resumo, a prática da escalada esportiva por jovens é uma atividade enriquecedora que oferece uma série de benefícios físicos, mentais e sociais. Ao desenvolver habilidades técnicas, fortalecer o corpo e a mente, e promover a interação social, a escalada ajuda os jovens a se tornarem indivíduos mais saudáveis, confiantes e resilientes.
Em primeiro lugar, a escalada esportiva é uma excelente maneira de promover o desenvolvimento físico dos jovens. Ao escalar, os praticantes utilizam uma variedade de grupos musculares, promovendo o fortalecimento muscular, a resistência e a flexibilidade. Além disso, a escalada é uma atividade cardiovascular que melhora a saúde do coração e dos pulmões. Essa combinação de força e resistência física contribui para o desenvolvimento de uma condição física geral mais robusta.
Em segundo lugar, a escalada esportiva é uma disciplina que exige um alto nível de habilidade técnica. Desde aprender a utilizar corretamente os equipamentos até dominar técnicas de escalada avançadas, os jovens são desafiados a desenvolver suas habilidades motoras finas e aprimorar sua coordenação. Aprender a planejar e executar movimentos precisos e eficientes na parede de escalada requer prática, paciência e perseverança, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade técnica e da destreza.
Além disso, a escalada esportiva também promove o desenvolvimento da fortaleza mental dos jovens. Escalar uma parede requer coragem, concentração e controle emocional. Os praticantes enfrentam desafios físicos e mentais que os obrigam a superar seus medos, a persistir diante das dificuldades e a aprender com os fracassos. Essa experiência ajuda a construir a resiliência dos jovens, capacitando-os a lidar com os desafios da vida cotidiana com mais confiança e determinação.
Por último, mas não menos importante, a escalada esportiva é uma atividade social que promove a construção de relacionamentos e o trabalho em equipe. Ao escalar em grupo, os jovens aprendem a colaborar, a comunicar-se efetivamente e a apoiar uns aos outros. Eles compartilham experiências, encorajam-se mutuamente e celebram conquistas juntos, criando laços de amizade e camaradagem que perduram para além das paredes de escalada.
Em resumo, a prática da escalada esportiva por jovens é uma atividade enriquecedora que oferece uma série de benefícios físicos, mentais e sociais. Ao desenvolver habilidades técnicas, fortalecer o corpo e a mente, e promover a interação social, a escalada ajuda os jovens a se tornarem indivíduos mais saudáveis, confiantes e resilientes.
Metodologia
O projeto será desenvolvido no Centro Esportivo, Saúde e Cultura da UFPEL (CESC/UFPEL), utilizando da estrutura montada pela universidade e pela Associação Pelotense de Escalada e Montanhismo, APEM.
As seguintes atividades irão balizar o andamento do projeto:
- Serão desenvolvidas clinicas de treinamento para formação de técnicos voltado para o público acadêmico, alunos e professores da ESEF, bem como comunidade geral;
- Reunião dos integrantes do projeto e prefeitura afim montar um programa junto as escolas da região;
- Oficinas de Introdução a escala esportiva voltadas para publico juvenil de escolas públicas;
- Escolinhas de escalada com alunos dos colégios públicos da região;
- Realização de campeonatos da Modalidade Boulder, de âmbito local, regional e Brasileiro;
- Apresentação das atividades desenvolvidas no projeto na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel;
- Realização de ações em conjunto com APEM;
- Divulgação da Escalada Esportiva na região através de ações com a comunidade;
- Integração deste projeto de extensão com demais projetos desenvolvidos no CESC/UFPEL
As seguintes atividades irão balizar o andamento do projeto:
- Serão desenvolvidas clinicas de treinamento para formação de técnicos voltado para o público acadêmico, alunos e professores da ESEF, bem como comunidade geral;
- Reunião dos integrantes do projeto e prefeitura afim montar um programa junto as escolas da região;
- Oficinas de Introdução a escala esportiva voltadas para publico juvenil de escolas públicas;
- Escolinhas de escalada com alunos dos colégios públicos da região;
- Realização de campeonatos da Modalidade Boulder, de âmbito local, regional e Brasileiro;
- Apresentação das atividades desenvolvidas no projeto na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel;
- Realização de ações em conjunto com APEM;
- Divulgação da Escalada Esportiva na região através de ações com a comunidade;
- Integração deste projeto de extensão com demais projetos desenvolvidos no CESC/UFPEL
Indicadores, Metas e Resultados
No contexto do projeto CUMEE, os indicadores, metas e resultados esperados podem ser delineados da seguinte forma:
Indicadores:
1. Número de Escolinhas de Escalada Estabelecidas: Quantas escolinhas de escalada foram criadas e operam na região como resultado do projeto.
2. Participação em Palestras e Workshops: O número de jovens e membros da comunidade acadêmica que participaram de palestras e workshops sobre escalada esportiva e esportes de montanha.
3. Envolvimento em Competições: A quantidade de jovens que competem em campeonatos locais, regionais ou nacionais de escalada esportiva após participarem do programa.
Metas:
1. Estabelecimento de Escolinhas de Escalada: Estabelecer um certo número de escolinhas de escalada em escolas e universidades da região, proporcionando acesso à prática da escalada para um número específico de jovens.
2. Realização de Palestras e Workshops: Realizar um número determinado de palestras e workshops sobre escalada esportiva, treinamento físico e mental, segurança na montanha, entre outros temas relacionados, atingindo um público-alvo específico.
3. Participação em Competições: Incentivar e preparar um certo número de jovens para participar de competições de escalada esportiva, visando à representação da região em eventos regionais, nacionais ou até internacionais.
Resultados Esperados:
1. Crescimento da Comunidade de Escalada: Aumento do número de praticantes de escalada esportiva na região, especialmente entre os jovens, devido ao estabelecimento das escolinhas de escalada.
2. Conscientização e Educação: Maior conscientização sobre os esportes de montanha e a escalada esportiva na comunidade acadêmica e na sociedade em geral, resultado das palestras e workshops realizados.
3. Desenvolvimento de Talentos: Identificação e desenvolvimento de talentos locais na escalada esportiva, com um aumento da participação e sucesso em competições, contribuindo para o fortalecimento da cena competitiva regional e nacional.
Esses indicadores, metas e resultados esperados ajudarão a avaliar o progresso e o impacto do projeto CUMEE na promoção da escalada esportiva na região e no meio acadêmico.
Indicadores:
1. Número de Escolinhas de Escalada Estabelecidas: Quantas escolinhas de escalada foram criadas e operam na região como resultado do projeto.
2. Participação em Palestras e Workshops: O número de jovens e membros da comunidade acadêmica que participaram de palestras e workshops sobre escalada esportiva e esportes de montanha.
3. Envolvimento em Competições: A quantidade de jovens que competem em campeonatos locais, regionais ou nacionais de escalada esportiva após participarem do programa.
Metas:
1. Estabelecimento de Escolinhas de Escalada: Estabelecer um certo número de escolinhas de escalada em escolas e universidades da região, proporcionando acesso à prática da escalada para um número específico de jovens.
2. Realização de Palestras e Workshops: Realizar um número determinado de palestras e workshops sobre escalada esportiva, treinamento físico e mental, segurança na montanha, entre outros temas relacionados, atingindo um público-alvo específico.
3. Participação em Competições: Incentivar e preparar um certo número de jovens para participar de competições de escalada esportiva, visando à representação da região em eventos regionais, nacionais ou até internacionais.
Resultados Esperados:
1. Crescimento da Comunidade de Escalada: Aumento do número de praticantes de escalada esportiva na região, especialmente entre os jovens, devido ao estabelecimento das escolinhas de escalada.
2. Conscientização e Educação: Maior conscientização sobre os esportes de montanha e a escalada esportiva na comunidade acadêmica e na sociedade em geral, resultado das palestras e workshops realizados.
3. Desenvolvimento de Talentos: Identificação e desenvolvimento de talentos locais na escalada esportiva, com um aumento da participação e sucesso em competições, contribuindo para o fortalecimento da cena competitiva regional e nacional.
Esses indicadores, metas e resultados esperados ajudarão a avaliar o progresso e o impacto do projeto CUMEE na promoção da escalada esportiva na região e no meio acadêmico.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GUILHERME TOMASCHEWSKI NETTO | 22 | ||
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 1 | ||
PEDRO DIAS MOREIRA | |||
THALITA CRISTINA SOUSA OLIVEIRA | |||
WILLIAN CUSTODIO PERES |