Nome do Projeto
POLEN - Poesia, Leitura e Ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto POLEN- Poesia, Leitura e Ensino desenvolve-se no âmbito do ensino de leituras literárias, buscando evidenciar o trabalho pedagógico com poesia, a fim de contribuir na formação do docente enquanto leitor e no letramento literário. As ações pedagógicas a serem realizadas abrangem a concepção extensiva de literatura, numa abordagem ampla e inclusiva do que pode ser considerado literatura (Dalcastagné, 2012). A partir dos estudos culturais e das metodologias de ensino de literatura, são realizadas abordagens das produções literárias considerando o debate sobre autoria; questões relativas à educação inclusiva; currículo e formação de leitor.

Objetivo Geral

Promover metodologias de ensino de leituras literárias na formação docente dos graduados em Letras

Justificativa

A atuação no ensino em disciplinas como os Estágios Supervisionados (2023.2 e 2024.1) propicia o acesso a dados das observações realizadas nas escola-campo, assim como o acompanhamento do desempenho dos alunos nas atividades de análise e elaboração de materiais didáticos e de planejamento de aulas. Nos estágios supervisionados com regência acrescenta-se a necessidade de mobilização de saberes metodológicos para elaboração de projetos didáticos que contemplem significativamente o trabalho com gêneros literários. Considerando os dados apresentados pelas pesquisas de Hélder Pinheiro (2021) o ensino de poesia tem se mostrado desafiador para os professores de língua portuguesa e literatura. Partindo da inconsistência do próprio hábito de leitura de poesia pelo docente, as dificuldades no trabalho com o gênero poético perpassam a formação de um repertório de leitura e de metodologias para abordagem do poema em sala de aula.
Atentos às traduções críticas necessárias ao currículo, propomos que o trabalho com literatura esteja aberto a contemplar a inclusão dos sujeitos e a diversidade de textos literários.

Metodologia

Considerando a formação docente do licenciando em Letras e sua atuação na educação básica desde o estágio supervisionado, destacamos a demanda de abordagens do texto literário como fator de soma na percepção de subjetividades e construção da identidade do leitor, a partir da alteridade que a leitura literária propicia. Duas frentes de trabalho se mostram pertinentes: aprofundamento das metodologias de ensino de literatura e mobilização de experiências leitoras que estimulem também a proposição de práticas pedagógicas.

As ações a serem realizadas na UFPEL aberta aos graduandos em Letras contemplarão os seguintes temas:

- “História, cultura e literatura afro-brasileira e indígena na elaboração de materiais didáticos – aspectos metodológicos do ensino de leituras literárias”
- “Metodologias do ensino de leituras literárias para formação de comunidade leitora na escola”
- “Abordagens metodológicas da lei 10.639/03 e da Lei 10.645/08 no ensino de leituras literárias”
- “Adaptação de materiais didáticos numa perspectiva neurodiversa: compartilhando experiências docentes”

Indicadores, Metas e Resultados

- engajamento e relato dos graduandos em Letras nas atividades do projeto;
- presença das metodologias de ensino de literatura divulgadas pelo projeto nas propostas pedagógicas apresentadas nos estágios de regência;
- produções de materiais didáticos resultantes das atividades do projeto;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA8
ANA NICOLY DAMASCENO VASCONCELLOS
ANDRIELLE RODRIGUES MARCHESAN
CAROLINE FERNANDA COSTA SCHNEIDT
FELIPPE SCHIAVON DE ALMEIDA
Francielly Alves Pessoa
MÍRIAM DUARTE DE SOUZA
SINTHIA SABINO COSTA
VITORIA BOTELHO MACHADO

Página gerada em 23/11/2024 04:58:10 (consulta levou 0.077665s)