Nome do Projeto
POLEN - Poesia, Leitura e Ensino
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O projeto POLEN- Poesia, Leitura e Ensino desenvolve-se no âmbito do ensino de leituras literárias, buscando evidenciar o trabalho pedagógico com poesia, a fim de contribuir na formação do docente enquanto leitor e no letramento literário. As ações pedagógicas a serem realizadas abrangem a concepção extensiva de literatura, numa abordagem ampla e inclusiva do que pode ser considerado literatura (Dalcastagné, 2012). A partir dos estudos culturais e das metodologias de ensino de literatura, são realizadas abordagens das produções literárias considerando o debate sobre autoria; questões relativas à educação inclusiva; currículo e formação de leitor.

Objetivo Geral

Promover metodologias de ensino de leituras literárias na formação docente dos graduados em Letras

Justificativa

A atuação no ensino em disciplinas como os Estágios Supervisionados (2023.2 e 2024.1) propicia o acesso a dados das observações realizadas nas escola-campo, assim como o acompanhamento do desempenho dos alunos nas atividades de análise e elaboração de materiais didáticos e de planejamento de aulas. Nos estágios supervisionados com regência acrescenta-se a necessidade de mobilização de saberes metodológicos para elaboração de projetos didáticos que contemplem significativamente o trabalho com gêneros literários. Considerando os dados apresentados pelas pesquisas de Hélder Pinheiro (2021) o ensino de poesia tem se mostrado desafiador para os professores de língua portuguesa e literatura. Partindo da inconsistência do próprio hábito de leitura de poesia pelo docente, as dificuldades no trabalho com o gênero poético perpassam a formação de um repertório de leitura e de metodologias para abordagem do poema em sala de aula.
Atentos às traduções críticas necessárias ao currículo, propomos que o trabalho com literatura esteja aberto a contemplar a inclusão dos sujeitos e a diversidade de textos literários.

Metodologia

Considerando a formação docente do licenciando em Letras e sua atuação na educação básica desde o estágio supervisionado, destacamos a demanda de abordagens do texto literário como fator de soma na percepção de subjetividades e construção da identidade do leitor, a partir da alteridade que a leitura literária propicia. Duas frentes de trabalho se mostram pertinentes: aprofundamento das metodologias de ensino de literatura e mobilização de experiências leitoras que estimulem também a proposição de práticas pedagógicas.

As ações a serem realizadas na UFPEL aberta aos graduandos em Letras contemplarão os seguintes temas:

- “História, cultura e literatura afro-brasileira e indígena na elaboração de materiais didáticos – aspectos metodológicos do ensino de leituras literárias”
- “Metodologias do ensino de leituras literárias para formação de comunidade leitora na escola”
- “Abordagens metodológicas da lei 10.639/03 e da Lei 10.645/08 no ensino de leituras literárias”
- “Adaptação de materiais didáticos numa perspectiva neurodiversa: compartilhando experiências docentes”

Indicadores, Metas e Resultados

- engajamento e relato dos graduandos em Letras nas atividades do projeto;
- presença das metodologias de ensino de literatura divulgadas pelo projeto nas propostas pedagógicas apresentadas nos estágios de regência;
- produções de materiais didáticos resultantes das atividades do projeto;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE CUNHA DE ANDRADE SILVA8
Francielly Alves Pessoa
ISIS FERREIRA BRAGA
NATALI SILVEIRA ROCHA

Página gerada em 07/09/2024 20:51:24 (consulta levou 0.647120s)