Nome do Projeto
Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
15/04/2024 - 15/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Aprofundar o estudo em endocrinologia e metabologia de maneira acadêmica e sistemática na Faculdade de Medicina. Será estruturada nos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, com intuito de difundir conhecimento e informações desta área para os estudantes e a comunidade em geral. Será composta por 15 membros, mediante seleção. Haverá reuniões semanais. Haverá atividades práticas, atendimento em ambulatório de Endocrinologia, assim como produção científica. Em caso de impossibilidade de reuniões presenciais serão realizadas reuniões online, como em caso de greve, calamidade publica ou nova pandemia a combinar com a direção. A liga se propõe a realizar ações através de aulas, jornadas, seminários e discussão de caso clinico sendo para estas convidados professores que contenham expertise nos temas eleitos.

Objetivo Geral

Aprofundar de maneira acadêmica e sistemática na Faculdade de Medicina, o estudo em endocrinologia e metabologia estruturada nos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão; com o intuito de difundir conhecimentos e informações desta área para os estudantes e para a comunidade em geral.

Justificativa

Diante do interesse e da curiosidade de um grupo de alunos pela área de Endocrinologia e Metabologia e percebendo a necessidade de se aprofundar, de maneira acadêmica e sistemática nesse âmbito na Faculdade de Medicina, decidimos criar a liga, estruturada nos três pilares da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, com intuito de difundir conhecimento e informações desta área para os estudantes e a comunidade em geral.

Metodologia

Modus operandi: serão realizadas aulas /palestras de professores convidados para discorrerem sobre temas relevantes na área de Endocrinologia e Metabologia, além de seminários e discussões de casos clínicos, que serão apresentados tanto pelos membros da Liga quanto pelos professores da UFPEL ou professores convidados.

Os temas a serem discutidos nos encontros quinzenais pelos ligantes serão organizados por módulos, abrangendo os principais tópicos da endocrinologia:
1. Diabetes Mellitus
2. Obesidade
3. Disforia de Gênero
4. Doenças osteometabólicas e metabolismo do cálcio
5. Tireoide
6. Doencas neuroendocrinas

O cronograma de atividades será apresentado pela direção da liga no início de cada semestre letivo.
Frequência: quinzenal.
Dia de preferência: Terca-feira
Horário de Preferência: 18h
Duração: 1 hora.
Local: Faculdade de Medicina da UFPEL

Indicadores, Metas e Resultados

Todo membro da Liga deverá se inserir em atividades de pesquisas relacionadas à Endocrinologia e Metabologia. As atividades de pesquisa, por demandarem verbas, estarão restritas à levantamentos epidemiológicos, artigos de revisão e quaisquer outras propostas que possam ser subsidiadas pela liga ou pelos professores responsáveis. Cada membro da liga fica obrigado a apresentar pelo menos um trabalho em evento cientifico no prazo de 1 ano.
Produção de artigos pela análise de dados oriundos:
DATASUS
Coletados em prontuários nas Unidades de Saúde administradas pela UFPel (UBS, Ambulatórios e HE)
Revisão da Literatura

Quanto à presença:
Todo membro deve comparecer as aulas e aos eventos promovidos pela Liga, não podendo acumular duas faltas sejam elas consecutivas ou não sem que haja justificativa.

Penalidades
a) Advertência por parte da diretoria da LAEM;
b) Exclusão mediante falta grave.
As penalidades referidas nos itens “a” e “b” serão comunicadas por escrito, pela diretoria, diretamente ao interessado.

• É considerado advertência o não comparecimento aos processos eleitorais, a palestras e a outras atividades pré-estabelecidas e assumidas pelo integrante sem justificativa mediante duas faltas, consecutivas ou não, sem justificativa formal.
• É considerado falta grave o recebimento de uma advertência no prazo de seis meses.
• Serão consideradas faltas justificadas aqueles referentes a doença, morte na família, licença maternidade e paternidade e atividades referentes à graduação, desde que comprovadas com documentação adequada. Demais justificativas serão analisadas pela diretoria da LAEM em conjunto com a coordenadora da liga, podendo ou não ser aceitas

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA JULIAO DIAS DOS SANTOS
DANIELLE DE OLIVEIRA SOUZA PECOITS
LARISSA RODRIGUES OLIVEIRA
MARIA ALICE SOUZA DE OLIVEIRA DODE6
Matheus Ignácio Lopes
RENATO AUGUSTO BRAGA COTA
THOMAZ DE AQUINO MORAES NETO
VINICIUS TONIOLLI

Página gerada em 07/09/2024 20:44:54 (consulta levou 0.140361s)