Nome do Projeto
Efeito do Tráfego de Máquinas em Parâmetros da Relação Máquina-Solo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/05/2024 - 30/11/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O estudo do efeito do tráfego de máquinas em parâmetros da relação máquina-solo é indispensável em diversas áreas. Compreender como as características do solo influenciam na compactação provocada pelas máquinas e, consequentemente, no seu desempenho e na sustentabilidade do ecossistema é fundamental para a implementação de medidas preventivas e corretivas. No manejo, o conhecimento da capacidade de suporte de carga e da susceptibilidade à compactação pode auxiliar na escolha de máquinas agrícolas que exerçam menores pressões e na redução do impacto causado à qualidade estrutural de solos agrícolas. Nesse projeto serão avaliados os efeitos do tráfego de trator agrícola em parâmetros físicos do solo.

Objetivo Geral

Avaliar no solo os efeitos do tráfego de trator agrícola em parâmetros físicos do solo, antes e após mobilização do solo e após 0; 1; 2; 4; 8 passadas do pneu do trator sobre o solo

Justificativa

A necessidade de compreender os impactos ambientais e econômicos causados pelo tráfego de máquinas agrícolas que podem, por exemplo, compactar o solo, reduzindo sua porosidade e aumentando sua densidade, o que prejudica o crescimento das plantas, a infiltração da água e a circulação de nutrientes.
Busca por otimização de processos produtivos, ao compreender como o tráfego de máquinas afeta a qualidade do solo, é possível desenvolver estratégias para minimizar os danos, como a adoção de técnicas de manejo do solo e a utilização de máquinas com menor potencial de impacto ambiental, resultando em maior produtividade, redução de custos e menor degradação ambiental.

Metodologia

O presente trabalho de pesquisa será desenvolvido cem área no município de Santana do Livramento-RS e as análises de laboratório necessárias serão desenvolvidas no Laboratório de Dinâmica da Relação Máquina Solo da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, localizado no Campus Capão do Leão, da Universidade Federal de Pelotas. No desenvolvimento do trabalho serão utilizados um trator agrícola modelo plus 90 marca LS, com, com pneus traseiros 23.1 x 26 R2 e 14.9 x 24 R2 na dianteira, com TDA e lastro conforme manual do fabricante; um escarificador adaptável ao trator, via sistema de engate de 3 pontos, composto de 3 hastes e uma grade aradora intermediária 16x26” (16 discos de 26 polegadas).
A área a ser utilizada no experimento está localizada no município de Santana do Livramento-RS em uma propriedade familiar encontra-se em pousio há mais de 40 anos, com dimensões de 50m de comprimento x 20m de largura, em 3 parcelas de igual tamanho nas profundidades de 10cm (camada de 0 - 20cm e 30cm (camada de 20-40cm.
O solo da localidade é Argissolo Vermelho Distrófico abrúptico a moderado, textura arenosa/média, relevo suave ondulado (Solos do RS). A classificação do clima é Cfa, segundo Köpen e Geiger, com temperatura média anual de 18,1ºC e precipitação de 1532mm anual. As seguintes variáveis serão consideradas: resistência a penetração; índice de infiltração, compressibilidade do solo, densidade e teor de água no solo.
Para a realização do experimento serão adotadas as profundidades de 10cm e 30 cm; a velocidade de trabalho do trator será de 1,67m/s (6km/h), sendo a pressão de inflação dos pneus e o lastro do trator o recomendado pelo fabricante. Serão avaliados conforme metodologia adotada pelo Laboratório de Dinâmica da Relação Máquina Solo do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas: a densidade do solo; porosidade do solo; resistência do solo à penetração; tensão de pré adensamento; infiltração de água no solo; cisalhamento do solo, antes e após mobilizado e após 0; 1; 2; 4; 8 passadas do pneu do trator sobre o solo.

Indicadores, Metas e Resultados

Determinar a densidade do solo; porosidade do solo; resistência do solo à penetração; tensão de pré adensamento; infiltração de água no solo; cisalhamento do solo, antes e após mobilizado e após 0; 1; 2; 4; 8 passadas do pneu do trator sobre o solo

Conhecer a capacidade de suporte de carga e a susceptibilidade à compactação do solo.

Determinar a escolha de máquinas agrícolas que exerçam menores pressões e redução do impacto causado à qualidade estrutural de solos agrícolas.

Determinar os efeitos em características físicas do solo devido ao tráfego de sucessivas passadas do rodado de trator agrícola, antes e após mobilização do solo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO LILLES TAVARES MACHADO7
CARLOS RICARDO TREIN16
CAROLINE NEITZEL PETER
EDUARDA DA SILVA FERREIRA
Paulo Elias Borges Rodrigues
RANIERI PINZ NASCENTE
ROBERTO LILLES TAVARES MACHADO9

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 5.000,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339018 - Auxílio Financeiro a EstudantesR$ 5.000,00

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