Nome do Projeto
Efeitos da administração subgengival de Tetraciclina como coadjuvante ao tratamento da periodontite em pacientes fumantes: ensaio clínico randomizado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
23/04/2024 - 31/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Os fumantes são mais suscetíveis do que os não fumantes a formas de periodontite e vários estudos já demostraram efeitos negativos do tabaco nos tecidos periodontais. Parece haver um relacionamento entre a perda de estruturas do periodonto com o número de cigarros fumados diariamente e o número de anos de consumo de tabaco. O objetivo do presente estudo será avaliar a eficácia clínica da irrigação subgengival com HCL de tetraciclina (HCL + TTC) como adjuvante à terapia periodontal não cirúrgica em pacientes fumantes com periodontite. Noventa indivíduos serão divididos em 3 grupos. O Grupo 1 receberá raspagem e alisamento corono-radicular(SRP)apenas, o Grupo 2 receberá SRP associado a irrigação subgengival com soro fisiológico e o Grupo 3 receberá SRP associado a irrigação de hidrocloreto de tetraciclina 50mg/ml (HCL-TTC). Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo será avaliar a eficácia clínica da irrigação subgengival com HCL de tetraciclina (HCL + TTC) como adjuvante à terapia periodontal não cirúrgica em pacientes fumantes com periodontite.

Justificativa

Geralmente os pacientes fumantes não respondem adequadamente a terapia periodontal não-cirúrgica. Dessa forma, o emprego de uma substância adjuvante (HCL+TTC) pode fornecer efeitos clínicos benéficos a esses pacientes. Essa substância já demonstrou na literatura, em estudos em animais e humanos, atuar como adjuvante ao tratamento periodontal em pacientes não-fumantes.

Metodologia

Noventa indivíduos serão divididos em 3 grupos. O Grupo 1 receberá raspagem e alisamento corono-radicular(SRP)apenas, o Grupo 2 receberá SRP associado a irrigação subgengival com soro fisiológico e o Grupo 3 receberá SRP associado a irrigação de hidrocloreto de tetraciclina 50mg/ml (HCL-TTC). Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia.
Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística, considerando poder de 80% e nível de significância de 5%. As análises serão feitas no software SPSS versão 29.

Indicadores, Metas e Resultados

Até o momento, incluímos 13 pacientes. Havendo a necessidade incluir 90 participantes no total para completar no número amostral pretendido. Índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento a sondagem (SS) e nível de inserção clínica (NIC) serão avaliados no baseline e aos 3, 6 e 12 meses após a terapia. Espera-se beneficios clínicos em todos os grupos, provavelmente com benefícios adicionais no grupo experimental (HCL + TTC).

Página gerada em 07/06/2025 21:43:11 (consulta levou 0.179508s)