Nome do Projeto
Caracterização e melhoramento de solos destinados a confinamento de gado na região Sul
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2024 - 29/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A Região Sul do Brasil destaca-se por ser a principal região em atividades de confinamento bovino para exportação, representando 82% da participação nacional nesse setor. A prática de confinamento para pré-embarque de bovinos para exportação teve início na Região Sul em 2005, atingindo seu ápice operacional em 2018. Atualmente, existem seis Estações de Pré-Embarque (EPE) com licença de operação concedida pela FEPAM (Federação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente). O ciclo de confinamento bovino compreende uma logística que envolve a compra e o transporte de animais na região por um período de 30 a 45 dias, seguido por um período de quarentena de 21 dias antes do embarque, que ocorre em um período de 24 horas.
As estruturas de confinamento proporcionam uma área de 10 m² por animal. Busca-se impermeabilizar o piso de tráfego do gado, enquanto também se torna urgente aumentar a capacidade de carga dos solos nessas áreas. Além disso, é importante ressaltar a necessidade de melhorar a capacidade de carga do solo nessas áreas, considerando que o gado frequentemente enfrenta inúmeros acidentes e lesões ao trafegar em solos muito moles, especialmente durante períodos de alta umidade. A inadequada resistência do solo pode aumentar o risco de quedas, escorregões e lesões nos animais, prejudicando não apenas o bem-estar dos animais, mas também a eficiência e a segurança das operações de pré-embarque. Diante desse cenário, o presente projeto visa identificar as principais propriedades geotécnicas dos solos encontrados nas estações de confinamento bovino na Região Sul e propor técnicas de melhoramento que aumentem a capacidade de carga nas zonas de pré-embarque do gado destinado à exportação.
Objetivo Geral
Identificar as principais propriedades geotécnicas dos solos encontrados nas estações de confinamento bovino na Região Sul, e propor técnicas de melhoramento que aumentem a capacidade de carga nas zonas de estações de pré-embarque da gado destinado a exportação.
Justificativa
A identificação das principais propriedades geotécnicas dos solos presentes nas estações de confinamento bovino na Região Sul é fundamental para garantir a segurança e a eficiência das operações de pré-embarque de gado destinado à exportação. A compreensão dessas propriedades geotécnicas permite avaliar a capacidade de carga do solo nessas áreas, bem como identificar possíveis desafios e vulnerabilidades relacionadas à estabilidade do solo e à infraestrutura existente.
Além disso, é importante ressaltar a necessidade de melhorar a capacidade de carga do solo nessas áreas, considerando que o gado frequentemente enfrenta inúmeros acidentes e lesões ao trafegar em solos muito moles, especialmente durante períodos de alta umidade. A inadequada resistência do solo pode aumentar o risco de quedas, escorregões e lesões nos animais, prejudicando não apenas o bem-estar dos animais, mas também a eficiência e a segurança das operações de pré-embarque.
Portanto, ao propor técnicas de melhoramento para aumentar a capacidade de carga nas zonas de estações de pré-embarque, buscamos não apenas garantir a segurança das operações de manejo e transporte de gado, mas também minimizar o risco de acidentes e lesões nos animais. Essa melhoria na capacidade de carga do solo contribuirá para um ambiente mais seguro e adequado para o manejo do gado durante as etapas de pré-embarque, promovendo assim a sustentabilidade e a eficiência das atividades de exportação de gado na Região Sul.
Além disso, é importante ressaltar a necessidade de melhorar a capacidade de carga do solo nessas áreas, considerando que o gado frequentemente enfrenta inúmeros acidentes e lesões ao trafegar em solos muito moles, especialmente durante períodos de alta umidade. A inadequada resistência do solo pode aumentar o risco de quedas, escorregões e lesões nos animais, prejudicando não apenas o bem-estar dos animais, mas também a eficiência e a segurança das operações de pré-embarque.
Portanto, ao propor técnicas de melhoramento para aumentar a capacidade de carga nas zonas de estações de pré-embarque, buscamos não apenas garantir a segurança das operações de manejo e transporte de gado, mas também minimizar o risco de acidentes e lesões nos animais. Essa melhoria na capacidade de carga do solo contribuirá para um ambiente mais seguro e adequado para o manejo do gado durante as etapas de pré-embarque, promovendo assim a sustentabilidade e a eficiência das atividades de exportação de gado na Região Sul.
Metodologia
A metodologia que permitirá uma abordagem abrangente para identificar as propriedades geotécnicas dos solos nas EPEs na Região Sul, e propor técnicas de melhoramento adequadas e avaliar sua eficácia na melhoria da capacidade de carga do solo, inclui as seguintes etapas:
1. Amostragem de Solo nas EPEs na Região Sul:
- Serão selecionadas as Estações de Pré-Embarque (EPEs) na Região Sul para realização das amostragens de solo.
- Será estabelecido um plano de amostragem que considere a representatividade das áreas de pré-embarque e leve em conta a variabilidade geológica e geotécnica da região.
- Serão coletadas amostras de solo em diferentes pontos das EPEs, seguindo procedimentos padrão para garantir a qualidade e representatividade das amostras.
2. Ensaios de Caracterização do Solo:
- As amostras de solo coletadas serão submetidas a uma série de ensaios de caracterização geotécnica, conforme especificações normatizadas pela NBR (Norma Brasileira).
- Os ensaios incluirão determinações de características físicas (granulometria, umidade, densidade), características químicas (pH, composição mineralógica) e características geotécnicas (coesão, ângulo de atrito, permeabilidade).
3. Proposta de Técnicas de Melhoramento de Solo:
- Com base nos resultados da caracterização geotécnica do solo, serão propostas técnicas de melhoramento de solo que visam aumentar sua capacidade de carga.
- As técnicas de melhoramento podem incluir a adição de materiais estabilizantes, compactação controlada, uso de geossintéticos, drenagem adequada, entre outras medidas.
4. Avaliação das Técnicas de Melhoramento:
- As técnicas de melhoramento propostas serão avaliadas através de ensaios de determinação de resistência do solo, como o ensaio de compressão simples ou o ensaio de cisalhamento direto.
- Serão comparados os resultados dos ensaios realizados antes e depois da aplicação das técnicas de melhoramento para avaliar a eficácia das medidas adotadas.
5. Análise e Relatório dos Resultados:
- Os resultados dos ensaios de caracterização do solo e das avaliações das técnicas de melhoramento serão analisados de forma integrada.
- Será elaborado um relatório técnico que apresente os resultados obtidos, as técnicas de melhoramento recomendadas e as conclusões do estudo.
1. Amostragem de Solo nas EPEs na Região Sul:
- Serão selecionadas as Estações de Pré-Embarque (EPEs) na Região Sul para realização das amostragens de solo.
- Será estabelecido um plano de amostragem que considere a representatividade das áreas de pré-embarque e leve em conta a variabilidade geológica e geotécnica da região.
- Serão coletadas amostras de solo em diferentes pontos das EPEs, seguindo procedimentos padrão para garantir a qualidade e representatividade das amostras.
2. Ensaios de Caracterização do Solo:
- As amostras de solo coletadas serão submetidas a uma série de ensaios de caracterização geotécnica, conforme especificações normatizadas pela NBR (Norma Brasileira).
- Os ensaios incluirão determinações de características físicas (granulometria, umidade, densidade), características químicas (pH, composição mineralógica) e características geotécnicas (coesão, ângulo de atrito, permeabilidade).
3. Proposta de Técnicas de Melhoramento de Solo:
- Com base nos resultados da caracterização geotécnica do solo, serão propostas técnicas de melhoramento de solo que visam aumentar sua capacidade de carga.
- As técnicas de melhoramento podem incluir a adição de materiais estabilizantes, compactação controlada, uso de geossintéticos, drenagem adequada, entre outras medidas.
4. Avaliação das Técnicas de Melhoramento:
- As técnicas de melhoramento propostas serão avaliadas através de ensaios de determinação de resistência do solo, como o ensaio de compressão simples ou o ensaio de cisalhamento direto.
- Serão comparados os resultados dos ensaios realizados antes e depois da aplicação das técnicas de melhoramento para avaliar a eficácia das medidas adotadas.
5. Análise e Relatório dos Resultados:
- Os resultados dos ensaios de caracterização do solo e das avaliações das técnicas de melhoramento serão analisados de forma integrada.
- Será elaborado um relatório técnico que apresente os resultados obtidos, as técnicas de melhoramento recomendadas e as conclusões do estudo.
Indicadores, Metas e Resultados
Identificação precisa das propriedades geotécnicas dos solos: Espera-se obter uma compreensão completa das características físicas e geotécnicas dos solos presentes nas EPEs na Região Sul.
Propostas de técnicas de melhoramento embasadas em dados: As técnicas de melhoramento propostas serão fundamentadas nos resultados dos ensaios de caracterização do solo, visando aumentar sua capacidade de carga de forma eficaz e sustentável.
Melhoria significativa na capacidade de carga do solo: Os resultados dos ensaios após a aplicação das técnicas de melhoramento demonstrarão um aumento significativo na capacidade de carga do solo, reduzindo assim o risco de acidentes e lesões ao trafegar em solos moles, especialmente durante períodos de alta umidade.
Propostas de técnicas de melhoramento embasadas em dados: As técnicas de melhoramento propostas serão fundamentadas nos resultados dos ensaios de caracterização do solo, visando aumentar sua capacidade de carga de forma eficaz e sustentável.
Melhoria significativa na capacidade de carga do solo: Os resultados dos ensaios após a aplicação das técnicas de melhoramento demonstrarão um aumento significativo na capacidade de carga do solo, reduzindo assim o risco de acidentes e lesões ao trafegar em solos moles, especialmente durante períodos de alta umidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Diulia Schneid Mielke | |||
FELIPE VASCONCELOS PACHECO | |||
INGRID MILENA REYES MARTINEZ BELCHIOR | 5 | ||
ISRAEL BACHI | |||
Paulo Anselmi Duarte da Silva |