Nome do Projeto
Caracterização e melhoramento de solos destinados a confinamento de gado na região Sul
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
29/04/2024 - 29/04/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
A Região Sul do Brasil destaca-se por ser a principal região em atividades de confinamento bovino para exportação, representando 82% da participação nacional nesse setor. A prática de confinamento para pré-embarque de bovinos para exportação teve início na Região Sul em 2005, atingindo seu ápice operacional em 2018. Atualmente, existem seis Estações de Pré-Embarque (EPE) com licença de operação concedida pela FEPAM (Federação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente). O ciclo de confinamento bovino compreende uma logística que envolve a compra e o transporte de animais na região por um período de 30 a 45 dias, seguido por um período de quarentena de 21 dias antes do embarque, que ocorre em um período de 24 horas.
As estruturas de confinamento proporcionam uma área de 10 m² por animal. Busca-se impermeabilizar o piso de tráfego do gado, enquanto também se torna urgente aumentar a capacidade de carga dos solos nessas áreas. Além disso, é importante ressaltar a necessidade de melhorar a capacidade de carga do solo nessas áreas, considerando que o gado frequentemente enfrenta inúmeros acidentes e lesões ao trafegar em solos muito moles, especialmente durante períodos de alta umidade. A inadequada resistência do solo pode aumentar o risco de quedas, escorregões e lesões nos animais, prejudicando não apenas o bem-estar dos animais, mas também a eficiência e a segurança das operações de pré-embarque. Diante desse cenário, o presente projeto visa identificar as principais propriedades geotécnicas dos solos encontrados nas estações de confinamento bovino na Região Sul e propor técnicas de melhoramento que aumentem a capacidade de carga nas zonas de pré-embarque do gado destinado à exportação.
Objetivo Geral
Identificar as principais propriedades geotécnicas dos solos encontrados nas estações de confinamento bovino na Região Sul, e propor técnicas de melhoramento que aumentem a capacidade de carga nas zonas de estações de pré-embarque da gado destinado a exportação.