Nome do Projeto
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas no contexto das Ações Afirmativas e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
No complexo contexto social brasileiro, as Ações Afirmativas e o PRONERA destacam-se como ações essenciais na busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Por isso, se faz necessário compreender como as ações afirmativas e as turmas do PRONERA tem se inserido no contexto do curso de veterinária em termos de aproveitamento do curso, desempenho e identificar os fatores relacionados à permanência e conclusão do curso. O projeto propõe-se a compreender quanti e qualitativamente essas duas iniciativas transformadoras, na perspectiva de entender como elas contribuem para diminuir as desigualdades, não só em termos de acesso à educação, mas também de permanência e inserção destes sujeitos no mundo universitário, o qual consequentemente refletirá em sua inserção na sociedade como um todo. Será um estudo observacional dividido em duas etapas: uma análise quantitativa retrospectiva a partir dos dados de registros acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e uma qualitativa com uma sub-amostra dos estudantes que fizeram parte da amostra da análise quantitativa.
Objetivo Geral
Avaliar o ingresso dos estudantes de medicina veterinária por grupos (cotistas, não cotistas e turmas do PRONERA).