Nome do Projeto
O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas no contexto das Ações Afirmativas e do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
No complexo contexto social brasileiro, as Ações Afirmativas e o PRONERA destacam-se como ações essenciais na busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Por isso, se faz necessário compreender como as ações afirmativas e as turmas do PRONERA tem se inserido no contexto do curso de veterinária em termos de aproveitamento do curso, desempenho e identificar os fatores relacionados à permanência e conclusão do curso. O projeto propõe-se a compreender quanti e qualitativamente essas duas iniciativas transformadoras, na perspectiva de entender como elas contribuem para diminuir as desigualdades, não só em termos de acesso à educação, mas também de permanência e inserção destes sujeitos no mundo universitário, o qual consequentemente refletirá em sua inserção na sociedade como um todo. Será um estudo observacional dividido em duas etapas: uma análise quantitativa retrospectiva a partir dos dados de registros acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e uma qualitativa com uma sub-amostra dos estudantes que fizeram parte da amostra da análise quantitativa.

Objetivo Geral

Avaliar o ingresso dos estudantes de medicina veterinária por grupos (cotistas, não cotistas e turmas do PRONERA).

Justificativa

Como mencionado anteriormente, no complexo contexto social brasileiro, as Ações Afirmativas e o PRONERA destacam-se como ações essenciais na busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa. Neste sentido, o projeto propõe-se a compreender quanti e qualitativamente essas duas iniciativas transformadoras, na perspectiva de entender como elas contribuem para diminuir as desigualdades, não só em termos de acesso à educação, mas também de permanência e inserção destes sujeitos no mundo universitário, o qual consequentemente refletirá em sua inserção na sociedade como um todo.
Com a pesquisa, será possível examinar tanto experiências individuais quanto coletivas e desenvolver indicadores que demonstrem como o curso de veterinária contribui para a realização das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). As ações afirmativas e o Pronera desempenham um papel crucial na correção de desigualdades históricas, alinhando-se com as metas de diversos ODSs, como o primeiro, que visa a erradicação da pobreza; o segundo, relacionado à erradicação da fome e à promoção da agricultura sustentável; o quarto, que busca garantir uma educação de qualidade; o quinto, que aborda a igualdade de gênero; e, sobretudo, o décimo, que se concentra na redução das desigualdades (ONU, 2024). É importante ressaltar que, conforme destacado por Freire (1983), a educação desempenha um papel fundamental na transformação individual e, por conseguinte, nas mudanças sociais profundas que podem ocorrer.
É parte da construção e implementação de políticas públicas o processo de avaliação (SANTOS; VICTORA, 2004). O estudo, ao gerar indicadores de desempenho, aproveitamento, permanência e desistência durante a graduação, servirá também como meio de avaliação das ações afirmativas e do Pronera dentro do curso de veterinária.
Afinal, a literatura revela que comumente nos espaços universitários existe uma percepção de que o sistema de cotas é inadequado ou insuficiente no processo de reparação de injustiças para com estes grupos (VIEIRA; CAETANO; AGLI, 2022). Além de acreditarem que a presença destes grupos contribui para a diminuição da qualidade do ensino, dado a formação de base não ser suficientemente adequada para acompanharem as disciplinas curriculares dos cursos superiores (PINHEIR; PEREIRA; XAVIER, 2021). Desta forma, o estudo se propões a analisar não apenas a implementação prática dessas políticas, mas também seus impactos na educação, no acesso às oportunidades e na compreensão/desconstrução destes paradigmas.

Metodologia

Metodologia Proposta
Pretende-se realizar um estudo quantitativo e qualitativo.

Análise quantitativa
O presente estudo iniciará com uma análise quantitativa a partir de dados secundários provenientes dos registros acadêmicos da Universidade Federal de Pelotas.
Os dados serão solicitados, após a aprovação deste projeto pelo comitê de ética em pesquisa, à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), as informações referentes a: data de ingresso, tipo de matricula (SISU ou PAVE), tipo de ingresso (ampla concorrência, cotas ou PRONERA), idade, sexo, local de origem, cor da pele, grau de escolaridade dos pais, ano de conclusão no curso, situação de matrícula (ativa, cancelada, concluída), motivo do cancelamento (abandono, opção de curso, trancamento e jubilamento), média de notas e entre os cotistas, o tipo de cota acessado. Além desses dados, será necessário algum dado para identificação (Cadastro de Pessoa Física - CPF ou número de matrícula), visto que também será solicitado à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) dados referentes ao acesso a programas de auxilio estudantil. Por isso, será necessário algum dado de identificação que possa unir as informações de registros acadêmicos e de acesso aos programas de auxilio estudantil.
Após serem organizadas essas em informações, será realizada uma análise descritiva e a partir desta, para detectar possíveis diferenças nas prevalências entre grupos, será utilizado teste de qui-quadrado e teste-t/anova para verificar diferenças entre médias.

Analise qualitativa
Para análise qualitativa, com base na hipótese geral do estudo, foi elaborado um roteiro de entrevista semiestruturado (Anexo I) composto por questões que guiarão as entrevistas, no entanto, conforme os resultados da análise quantitativa o instrumento poderá passar por alterações. A entrevista semiestruturada inclui questões e a imagem utilizada na pesquisa de (PEREIRA; AGUIAR, 2017).
A amostragem se dará por saturação teórica, iniciando com um representante de cada grupo e serão ouvidos estudantes de ambos os grupos (cotistas, não cotistas e estudantes do Pronera) até que não haja elementos novos para subsidiar a teorização das questões de pesquisa (FONTANELLA et al., 2011).
Após concordarem em participar do estudo e reconhecendo o aceite por meio do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, uma pesquisadora previamente treinada conduzirá a entrevista que será gravada. Posteriormente, as entrevistas serão transcritas e realizadas as análises a partir da abordagem de análise de conteúdo (BARDIN, 1977).

Indicadores, Metas e Resultados

Com esta pesquisa espera-se que possam ser gerados indicadores que auxiliem na gestão e compreensão da dinâmica dos estudantes de veterinária da UFPel, afim de qualificar a presença dos alunos dos diversos grupos sociais na vida academia e consequentemente na vida pós-acadêmica.
Do ponto de vista qualitativo, será uma oportunidade de dar voz aos estudantes, viabilizar a compreensão das diferenças que, possivelmente, ocorram entre os diferentes grupos de ingresso e assim, a partir das diferenças e iniquidades identificadas, poder ponderar ações mais equânimes de permanência e inclusão dos estudantes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIELA APARECIDA MOREIRA
Estefani Rinaldi
FABIO RAPHAEL PASCOTI BRUHN2
JACKELINE VIEIRA LIMA
LUIZ FILIPE DAME SCHUCH3
RAVENA DOS SANTOS HAGE
RODRIGO CASQUERO CUNHA2
SOLAINE GOTARDO
TAINARA ONUCZAK CAZAROTTO
VINICIUS TUCHTENHAGEN GOLDAS

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