Nome do Projeto
Projeto de Ensino de Ferramentas Computacionais para Engenharia e Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
28/05/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
O avanço das tecnologias e o uso de softwares especializados são cruciais para o desenvolvimento e a eficiência no campo da engenharia e da arquitetura. Este projeto visa criar um curso abrangente de ensino de ferramentas computacionais utilizadas nos cursos de engenharia civil e arquitetura, focando em softwares de eficiência energética (DesignBuilder) e desenho arquitetônico (Revit e AutoCAD).
Objetivo Geral
1. Capacitar usuários no uso de softwares para simulação de eficiência energética e modelagem arquitetônica.
2. Promover a otimização de projetos com foco em sustentabilidade.
3. Integrar teoria e prática em um currículo abrangente.
2. Promover a otimização de projetos com foco em sustentabilidade.
3. Integrar teoria e prática em um currículo abrangente.
Justificativa
A crescente complexidade dos projetos de engenharia civil e arquitetura, aliada à necessidade de sustentabilidade e eficiência energética, exige o uso de ferramentas computacionais avançadas. Softwares como DesignBuilder, Revit e AutoCAD se destacam como essenciais para a criação de projetos eficientes, precisos e sustentáveis. No entanto, muitos estudantes e profissionais ainda enfrentam dificuldades em utilizar essas ferramentas de forma eficaz devido à falta de treinamento adequado.
Metodologia
A metodologia do curso será baseada em uma abordagem integrada que combina teoria e prática, utilizando diferentes recursos pedagógicos para assegurar o aprendizado efetivo dos participantes. O curso será oferecido no formato online, visando atingir o maior número possível de estudantes de diferentes regiões. As aulas expositivas e teóricas introduzirão os conceitos fundamentais e fornecerão a base necessária para a utilização dos softwares DesignBuilder, Revit e AutoCAD.
Haverá aulas práticas online, onde os alunos terão a oportunidade de experimentar diretamente com os softwares. Durante essas sessões, exercícios guiados e tutoriais passo a passo permitirão que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, utilizando seus próprios computadores equipados com os softwares necessários. Além disso, os alunos participarão de estudos de caso, que demonstrarão a aplicação dos softwares em situações reais e complexas. Eles serão divididos em grupos para trabalhar em projetos específicos, analisando documentação de projetos reais e realizando simulações no software.
A duração dos minicursos será variável, dependendo da complexidade e do software em questão. Cada módulo será adaptado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para dominar as ferramentas e aplicar os conhecimentos em projetos práticos.
Haverá aulas práticas online, onde os alunos terão a oportunidade de experimentar diretamente com os softwares. Durante essas sessões, exercícios guiados e tutoriais passo a passo permitirão que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, utilizando seus próprios computadores equipados com os softwares necessários. Além disso, os alunos participarão de estudos de caso, que demonstrarão a aplicação dos softwares em situações reais e complexas. Eles serão divididos em grupos para trabalhar em projetos específicos, analisando documentação de projetos reais e realizando simulações no software.
A duração dos minicursos será variável, dependendo da complexidade e do software em questão. Cada módulo será adaptado para garantir que os alunos tenham tempo suficiente para dominar as ferramentas e aplicar os conhecimentos em projetos práticos.
Indicadores, Metas e Resultados
Durante o curso, serão acompanhados diversos indicadores para avaliar o progresso e o impacto do programa. A satisfação dos alunos também será medida através de pesquisas ao final do curso, visando alcançar uma taxa de satisfação acima de 80%.
Com essas metas espera-se alcançar resultados significativos. Os alunos sairão do curso com habilidades sólidas no uso dos softwares e capacidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Isso não apenas aumentará suas chances de empregabilidade, mas também contribuirá para a criação de projetos mais sustentáveis e eficientes. Esses resultados não apenas beneficiarão os participantes individualmente, mas também a indústria como um todo, promovendo inovação e excelência na engenharia e arquitetura.
Com essas metas espera-se alcançar resultados significativos. Os alunos sairão do curso com habilidades sólidas no uso dos softwares e capacidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Isso não apenas aumentará suas chances de empregabilidade, mas também contribuirá para a criação de projetos mais sustentáveis e eficientes. Esses resultados não apenas beneficiarão os participantes individualmente, mas também a indústria como um todo, promovendo inovação e excelência na engenharia e arquitetura.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA LEMOS DA SILVA | |||
ANA PAULA KRAUSE TAVARES | |||
ANDRESSA CUNHA QUADRADO | |||
CARLOS EDUARDO OGLIARI PINTO | |||
CHAYANE COSTA LOBO | |||
DIEMIS MELO SCHNEIDER | |||
EDUARDA VALADAO FELSCHER | |||
ELIZIANE MOTA BERGMANN | |||
Elaise Gabriel | |||
FERNANDA ELIDIA SILVA PINTO | |||
FRANCINE BEILFUSS MOTTA | |||
GABRIEL VILELA TAVARES | |||
GABRIELA MELLER | 13 | ||
GABRIELLY AMARAL CESPEDES FIORAVANTI | |||
GUILHERME DE MOURA MEIATTO | |||
GUSTAVO DE CAMPOS TAVARES BARBIERI | |||
GUSTAVO SIEFERT DA ROCHA | |||
GUSTAVO SOUZA DE PAIVA | |||
Gabriel Pacheco Vives Pereira | |||
Gelson Rodrigo Neitzke | |||
JEFERSON MEIRA | |||
JOAO VITOR CORREA VALADAO | |||
JOHN GUILHERME WRAGUE QUINTANA | |||
JOSIELE SILVA CORRÊA | |||
JULIA KRONING DOS SANTOS | |||
LARISSA THAIS PREDIGER | |||
LUCAS DE OLIVEIRA LIMA | |||
MANOELA OTT UCKER | |||
MARCUS VINICIUS SODRE MARQUES | |||
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA | |||
MARIA EDUARDA DA SILVA TRAMM | |||
MATHEUS NUNES MUNIZ | |||
MURILO CORVELLO DE OLIVEIRA | |||
MURILO FINAMOR RODRIGUES | |||
PAMELA TIMM DUARTE | |||
PEDRO HENRIQUE SOARES FALCAO | |||
PRISCILA MILECH THEISEN | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA ALVES | |||
RAFAEL GONCALVES HAMMES | |||
RAFAELA DOS PASSOS NORNBERG | |||
RAMIRO ROCHA PEREIRA | |||
RODRIGO PASSOS SCHWONKE | |||
TALLES WILLIAN MEDEIROS DA SILVA | |||
VINICIUS NOLASCO | |||
WAGNER DE ALMEIDA LUCAS | |||
Willian Magalhães de Lourenço |