Nome do Projeto
Ginástica Artística para Todos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
11/09/2017 - 30/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Saúde
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O projeto Ginástica Artística para todos objetiva a participação de crianças em idade escolar na prática de estimulação e vivência nos movimentos gímnicos elementares para o desenvolvimento motor e coordenativos com atividades recreativas e lúdicas.
Objetivo Geral
-Proporcionar atividades lúdicas e recreativas de Ginástica Artística para crianças em idade escolar;
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica;
- Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.
-Desenvolver a motricidade utilizando aparelhos móveis e fixos da Ginástica;
- Promover atividades de estímulo para a prática saudável de atividades físicas;
- Motivar crianças à estimulação de movimentos gímnicos corporais e artísticos.
Justificativa
Os cursos de Bacharel e Licenciatura em Educação Física desenvolvidos na ESEF/UFPEL têm entre seus objetivos formar profissionais que deverão atuar nas dimensões (educacionais, de rendimento, de saúde e de lazer) . Nestes cursos, as características extensionistas, de natureza educativa, cultural, científica ou técnica, são executadas sob a forma de projetos voltados a questões relevantes da sociedade. Desta forma para o ensino da Ginástica Artística será necessário o envolvimento da comunidade acadêmica.
Essa modalidade justifica-se ainda pela ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento das crianças em vários contexto, pois a atividade Ginástica Artística tem caráter formativo com finalidade de desenvolver as habilidades motoras e tem caráter competitivo cuja finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010).
Essa modalidade justifica-se ainda pela ricas contribuições que pode trazer para o desenvolvimento das crianças em vários contexto, pois a atividade Ginástica Artística tem caráter formativo com finalidade de desenvolver as habilidades motoras e tem caráter competitivo cuja finalidade é desenvolver as habilidades específicas com alta precisão técnica e que atenda ao grau de exigência do código de pontuação, ou seja, as regras da modalidade (NUNOMURA; CARRARA; CARBINATTO, 2010).
Metodologia
As atividades serão oferecidas através de atividades práticas, com dois grupos de crianças de 06 a 08 anos de idade; e outro grupo com crianças de 09 a 10 anos de idade. Os horários serão distribuídos em encontros de 3 horas, com dois encontros semanais, envolvendo 3 turmas distintas. Além destas atividades, que serão distribuídas no horário vespertino nas terças e quintas-feiras, será realizado encontros pedagógicos que terão carga horária para a organização e planejamento das atividades, envolvendo o coordenador, colaboradores e os voluntários, assim como atividades de avaliação, envolvendo 4 horas semanais.
Indicadores, Metas e Resultados
A procura do desenvolvimento de uma metodologia de ensino específica para a Ginástica Artística faz com que as atividades desenvolvidas contribuam com o processo de ensino-aprendizagem tanto dos acadêmicos quanto das crianças participantes deste projeto.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica Artística para as crianças. O projeto, além de propiciar às crianças a aprendizagem técnica da Ginástica Artística, também tem como meta oferecer o lado lúdico, através dos jogos educativos que são trabalhados neste contexto, oferecendo, assim, um ambiente favorável e adequado, relevante à realização de estudos metodológicos sobre o ensino da Ginástica Artística.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica Artística e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional.
Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Através da ordenação dos níveis de dificuldade, temos como intuito facilitar o processo de aprendizagem dos exercícios da Ginástica Artística para as crianças. O projeto, além de propiciar às crianças a aprendizagem técnica da Ginástica Artística, também tem como meta oferecer o lado lúdico, através dos jogos educativos que são trabalhados neste contexto, oferecendo, assim, um ambiente favorável e adequado, relevante à realização de estudos metodológicos sobre o ensino da Ginástica Artística.
Assim sendo, o projeto de extensão auxiliará na formação de indivíduos integrados à sociedade, para melhoria da qualidade do ensino da Ginástica Artística e na formação de futuros profissionais que contribuirão para o contexto educacional.
Aliado a tudo isso se tem como meta a publicação de ensaios e artigos científicos que possam estar conectados com a pesquisa e ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRIZE RAMIRES COSTA | 10 | ||
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 19 | ||
JOÃO ELY BARBIERI BARBOSA | |||
MARCOS JORDANIO PEREIRA FEITOSA LIMA | |||
MARINA KRAUSE WEYMAR | |||
RAFAELA CESTITO PEREIRA DA SILVA |