Nome do Projeto
Cuidado paterno após a alta hospitalar: impacto de crenças e experiências vivenciadas na hospitalização em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/06/2024 - 31/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Por muito tempo o papel do cuidado aos filhos foi exercido, quase que exclusivamente, pelas mulheres. Contudo, nas últimas décadas, está ocorrendo uma evolução na maneira como os homens abordam a paternidade. O modelo patriarcal, no qual os homens eram primariamente responsáveis por prover sustento financeiro para a família, enquanto as mulheres cuidavam e educavam os filhos, tem passado por transformações ao longo do tempo. A jornada da paternidade traz consigo profundas transformações na vida de um homem, iniciando-se mesmo antes do nascimento do bebê, à medida que ele assume novas responsabilidades e desempenha um papel fundamental no estabelecimento da relação com o filho (MATHIOLLI et al., 2020). No contexto da paternidade, as ações de cuidado são influenciadas pela interação do pai consigo mesmo, com sua parceira, com o filho e com o ambiente ao seu redor. Após o nascimento do filho, os pais passam por um período de adaptação, onde o conhecimento prévio se transforma em ações concretas de cuidado no ambiente doméstico (LIMA; AGUIAR, 2020). Nesse contexto, é importante observar o ambiente e as relações que a família possui, pois elas contribuem para sua elaboração acerca do papel que irão desempenhar no cuidado do bebê que irá chegar. A teoria transcultural coloca que as práticas de cuidado e saúde variam de acordo com as crenças, valores e tradições culturais presentes em diferentes grupos, embora ainda possam ser identificados certos aspectos universais. A estrutura social, abrangendo elementos como religião, relações de parentesco, valores econômicos e culturais, desempenham um papel fundamental na moldagem das práticas e valores relacionados à saúde e aos cuidados de saúde (LEININGER, 1988a). No contexto do cuidado paterno, é essencial compreender que as experiências passadas, as expectativas e os objetivos pessoais dos pais desempenham um papel de destaque na forma como enfrentam os desafios da paternidade (CHERER et al., 2018), o que sofre influência também da forma como a vivência da paternidade ocorreu, em especial quando a criança necessita de hospitalização logo após o nascimento.
Considerando o exposto, pretende-se explorar se o modo como os pais cuidam de seus filhos durante a hospitalização tem alguma influência nos cuidados posteriores em casa; objetivando-se explorar como as experiências de vida dos homens influenciam seu envolvimento no cuidado com os filhos em casa, reconhecendo a importância de atender às necessidades individuais dos pais e considerar a diversidade cultural em suas vivências.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada na Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger. Para coleta das informações será realizada uma entrevista com os pais de neonatos que estiveram hospitalizados em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal. Os dados serão inseridos no programa webQDA - Qualitative Data Analysis para fins de organização e, em seguida, será realizada a análise temática conforme proposta por Braun et al. (2019), seguindo seis fases: 1) Familiarização com os dados; 2) Codificação; 3) Busca de temas; 4) Revisão de temas; 5) Definição e nomeação dos temas; 6) Redação final. A interpretação dos dados será guiada pela perspectiva teórica de Madeleine Leininger (GEORGE, 2000).
Objetivo Geral
Investigar o impacto das crenças e experiências dos pais de bebês que estiveram hospitalizados em Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal sobre a prática do cuidado após a alta hospitalar.
Justificativa
O nascimento de um filho é um momento de expectativa e preparação para a família, em que a maioria sonha com o parto e o bebê. Portanto, os pais se esforçam para criar um ambiente baseado em suas crenças, valores e expectativas, que influenciarão no desenvolvimento do bebê (NAIDON et al., 2018; CECAGNO et al., 2020). Nesse contexto, é importante observar o ambiente e as relações que a família possui, pois elas contribuem para sua elaboração acerca do papel que irão desempenhar no cuidado do bebê que irá chegar.
O homem não nasce pai, mas torna-se pai ao longo do tempo. Ao contrário da mulher, ele não passa pelas mudanças físicas e emocionais da gestação, o que torna a paternidade um processo que se desenvolve gradualmente. No entanto, a presença ativa do homem durante a gravidez desempenha um papel fundamental no fortalecimento desse vínculo com o filho que está a caminho. É crucial compreender que a gestação é uma experiência compartilhada pelo casal, não sendo exclusividade da mulher. Portanto, o envolvimento do pai na gravidez é essencial para que ele se prepare para essa jornada de cuidado e responsabilidade parental (GONÇALVES; SILVA, 2020).
A experiência da paternidade nem sempre começa no momento da descoberta da gravidez, e muitos homens precisam da presença física do bebê para se sentirem verdadeiramente pais. No entanto, quando há a necessidade de internação, a realidade se torna diferente e complexa para os pais, exigindo planejamento para a reorganização das rotinas da família (NAIDON et al., 2018; CECAGNO et al., 2020). No contexto da hospitalização, a presença do pai junto ao bebê desempenha um papel crucial na melhoria de seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades para o cuidado do bebê, posteriormente, em casa (SOARES; BERNARDINO; ZANI, 2019).
No cuidado ao bebê os pais utilizam seus conhecimentos e vivências prévias. Os sistemas de cuidado populares são conhecimentos transmitidos de geração em geração, culturalmente conhecidos e utilizados para fornecer assistência ao indivíduo, visando melhorar a condição de saúde ou promover o bem-estar (GEORGE, 2000).
A paternidade não se limita apenas a demonstrações de afeto, mas envolve também a aquisição de habilidades fundamentais para cuidar dos filhos. Dominar e aperfeiçoar essas habilidades capacita os pais a desempenhar seu papel com autonomia e confiança, permitindo que prestem os cuidados necessários aos filhos no ambiente familiar (RESTA DAL-ROSSO et al., 2019).
Dessa maneira, para que os pais possam desempenhar um papel ativo nos cuidados, é essencial que participem de forma engajada, abrangendo não apenas o momento do parto, mas também a gestação e o período pós-nascimento. Mesmo com os avanços observados, ainda existem desafios a serem superados, uma vez que a participação dos pais muitas vezes é limitada devido as suas experiências como homem (CARVALHO et al., 2015).
Com base no exposto, a justificativa para a relevância deste tema e a necessidade de ampliar as pesquisas são evidentes, visando elaborar estratégias de ampliação do cuidado paterno ao neonato, que pode ser fomentado desde o acompanhamento pré-natal. Então, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: “Qual é o impacto de crenças e experiências vivenciadas durante a hospitalização do bebê na UTIN no cuidado do pai com o filho após a alta?”
O homem não nasce pai, mas torna-se pai ao longo do tempo. Ao contrário da mulher, ele não passa pelas mudanças físicas e emocionais da gestação, o que torna a paternidade um processo que se desenvolve gradualmente. No entanto, a presença ativa do homem durante a gravidez desempenha um papel fundamental no fortalecimento desse vínculo com o filho que está a caminho. É crucial compreender que a gestação é uma experiência compartilhada pelo casal, não sendo exclusividade da mulher. Portanto, o envolvimento do pai na gravidez é essencial para que ele se prepare para essa jornada de cuidado e responsabilidade parental (GONÇALVES; SILVA, 2020).
A experiência da paternidade nem sempre começa no momento da descoberta da gravidez, e muitos homens precisam da presença física do bebê para se sentirem verdadeiramente pais. No entanto, quando há a necessidade de internação, a realidade se torna diferente e complexa para os pais, exigindo planejamento para a reorganização das rotinas da família (NAIDON et al., 2018; CECAGNO et al., 2020). No contexto da hospitalização, a presença do pai junto ao bebê desempenha um papel crucial na melhoria de seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades para o cuidado do bebê, posteriormente, em casa (SOARES; BERNARDINO; ZANI, 2019).
No cuidado ao bebê os pais utilizam seus conhecimentos e vivências prévias. Os sistemas de cuidado populares são conhecimentos transmitidos de geração em geração, culturalmente conhecidos e utilizados para fornecer assistência ao indivíduo, visando melhorar a condição de saúde ou promover o bem-estar (GEORGE, 2000).
A paternidade não se limita apenas a demonstrações de afeto, mas envolve também a aquisição de habilidades fundamentais para cuidar dos filhos. Dominar e aperfeiçoar essas habilidades capacita os pais a desempenhar seu papel com autonomia e confiança, permitindo que prestem os cuidados necessários aos filhos no ambiente familiar (RESTA DAL-ROSSO et al., 2019).
Dessa maneira, para que os pais possam desempenhar um papel ativo nos cuidados, é essencial que participem de forma engajada, abrangendo não apenas o momento do parto, mas também a gestação e o período pós-nascimento. Mesmo com os avanços observados, ainda existem desafios a serem superados, uma vez que a participação dos pais muitas vezes é limitada devido as suas experiências como homem (CARVALHO et al., 2015).
Com base no exposto, a justificativa para a relevância deste tema e a necessidade de ampliar as pesquisas são evidentes, visando elaborar estratégias de ampliação do cuidado paterno ao neonato, que pode ser fomentado desde o acompanhamento pré-natal. Então, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: “Qual é o impacto de crenças e experiências vivenciadas durante a hospitalização do bebê na UTIN no cuidado do pai com o filho após a alta?”
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa embasada na Teoria do Cuidado Transcultural de Madeleine Leininger. A pesquisa qualitativa não está preocupada em quantificar dados, mas sim em direcionar o desenvolvimento de estudos que buscam respostas para a compreensão, descrição e interpretação de eventos. Essa abordagem proporciona ao pesquisador a oportunidade de estabelecer uma relação direta e interativa com o objeto de estudo (PROETTI, 2017).
Com o objetivo de garantir a qualidade das pesquisas, optou-se por seguir o guia Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ). O cumprimento dos critérios estabelecidos pelo COREQ capacita os pesquisadores a apresentarem suas descobertas de maneira sólida e confiável. Este conjunto de diretrizes é especialmente valioso para relatórios de pesquisa que envolvem a coleta de dados por meio de entrevistas ou grupos focais, abrangendo 32 itens distribuídos em três principais domínios: caracterização e qualificação da equipe de pesquisa, desenho do estudo e análise dos resultados (SOUZA et al., 2021).
O cenário de pesquisa abrangerá os pais de neonatos que estiveram hospitalizados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal em um Hospital Escola localizado no município de Pelotas. A unidade possui nove leitos e é atendida por uma equipe multiprofissional dedicada à assistência aos neonatos internados. Esta equipe inclui médicos plantonistas e regulares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga e nutricionista. Além disso, a UTIN conta com o suporte dos serviços de psicologia e serviço social, garantindo uma abordagem integral e abrangente para o cuidado dos bebês prematuros e gravemente doentes.
Como o estudo incluirá pais cujos filhos estiveram hospitalizados, os possíveis participantes podem ser selecionados tanto na cidade onde o hospital está situado como nas cidades próximas, visto que o hospital atende pacientes da área circunvizinha.
Os participantes deste estudo consistirão em pais (homem) que tiveram seus filhos internados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal no período junho de 2022 a março de 2024, além de atender aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Esse período foi elegido, pois até os 24 meses os bebês são lactentes, período em que há uma dependência maior de cuidados.
Os pais serão recrutados através dos prontuários dos bebês que ficaram internados no período de junho de 2022 a março de 2024. A pesquisadora tentará estabelecer contato por telefone com os pais dos bebês identificados nos prontuários. Caso não obtenha sucesso após três tentativas, a comunicação será realizada por meio do aplicativo WhatsApp. Se ainda assim não obtiver retorno, o pai será excluído do estudo.
Estima-se que a participação de 10 pais de bebês. Os critérios de inclusão da pesquisa são: ser pai de bebê que foi hospitalizado na unidade de cuidados intensivos neonatal por pelo menos sete dias; ser maior de 18 anos; e possuir acesso à pacote de dados de internet. Os critérios de exclusão da pesquisa são: apresentar dificuldades cognitivas ou de comunicação para responder às perguntas da entrevista; não conviver com o filho; ser pai de bebê com mais de 24 meses; pai que o bebê permaneça internado; e pai de bebê que tenha ido à óbito durante ou após a hospitalização.
Para a realização da pesquisa serão respeitados os princípios éticos determinados pela Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Essa dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas com seres humanos que visa garantir os deveres e direitos dos participantes do estudo, comunidade científica e do estado, assegurando os benefícios e o mínimo de dados aos participantes da pesquisa (BRASIL, 2012b).
Adicionalmente, serão respeitados os preceitos éticos definidos pela Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (BRASIL, 2016), bem como, as orientações descritas no Ofício Circular nº2/2021 em relação os procedimentos a serem seguidos em pesquisas feitas de maneira virtual (BRASIL, 2021). Além do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (COFEN, 2017).
Os participantes serão devidamente informados acerca dos objetivos do estudo, garantindo-se a confidencialidade, a voluntariedade, o direito de interromper a participação durante o processo de entrevista e o acesso aos resultados da pesquisa. A entrevista presencial pode ser realizada no domicílio do participante, local do trabalho ou serviço de saúde (por exemplo unidade de saúde, desde que seja assegurado um ambiente reservado e livre de interrupções para garantir seu conforto e a confidencialidade de suas experiências e opiniões. Antes de iniciar a entrevista o termo de consentimento será lido e entregue, em duas vias (uma ficará com o participante e a outra com a pesquisadora), para assinatura do participante.
Antes do início das entrevistas, será realizada a leitura do TCLE, solicitando que o participante manifeste verbalmente ou de forma escrita sua concordância, além de ser orientado a armazenar uma cópia do TCLE em seus próprios documentos. As entrevistas serão elaboradas de forma a incluir perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de abranger todas as informações necessárias. Essa abordagem visa a facilitar a participação dos entrevistados e a permitir que expressem livremente suas perspectivas e opiniões sobre o assunto em questão (MINAYO, 2014).
Adicionalmente, a pesquisa incluirá a elaboração de um genograma e ecomapa com o propósito de aprofundar a compreensão da rede de apoio do pai. O genograma é um esquema gráfico composto por símbolos que retrata a estrutura familiar ao longo de pelo menos três gerações, evidenciando os vínculos fundamentais no núcleo familiar. Essa representação visual proporciona uma compreensão clara dos membros familiares, incluindo dados como idade, ocupação, profissão e papel na dinâmica familiar. Em contraste, o ecomapa é um diagrama que ilustra as interações entre a família e a comunidade, sendo uma ferramenta valiosa para avaliar os recursos disponíveis e sua utilização pela família. Ele reflete a presença ou ausência de suportes sociais, culturais e econômicos, fornecendo uma visão instantânea do contexto familiar em um determinado momento (BARBOSA; ZANETII; SOUZA, 2021).
Com o propósito de aprimorar a pesquisa sobre o cuidado paterno no ambiente domiciliar, a análise do genograma e do ecomapa emerge como uma ferramenta crucial, sendo conduzida através do programa Genopro. Essas representações visuais oferecem uma perspectiva gráfica das relações familiares e do contexto em que o cuidado é prestado. Ao interpretar esses diagramas, é possível identificar padrões, dinâmicas familiares e redes de suporte, proporcionando uma compreensão mais profunda do ambiente em que ocorre o cuidado paterno. A coleta das informações para a elaboração do genograma e ecomapa será realizada após a entrevista semiestruturada.
A entrevista será agendada conforme a disponibilidade dos participantes, podendo ser realizada de forma presencial ou virtual. Assim, é possível agendar uma entrevista online em um horário conveniente, bem como em um local de escolha. Estima-se um tempo médio de 20 minutos para a entrevista. Durante a entrevista, as respostas e as perguntas feitas pela pesquisadora, serão registradas em formato de áudio utilizando um dispositivo móvel.
Após a coleta de dados, as entrevistas serão transcritas manualmente na íntegra, com dupla checagem, e inseridas em um documento word®. Em seguida, a transcrição será enviada para cada participante, para que ocorra a validação das informações.
Os dados transcritos serão inseridos no programa webQDA - Qualitative Data Analysis para fins de organização e, em seguida, será realizada a análise temática com base na abordagem proposta por Braun et al. (2019). A interpretação dos dados será guiada pela perspectiva teórica de Madeleine Leininger, conforme apresentada na obra de George (2000).
O webQDA é uma ferramenta que simplifica os procedimentos comuns em pesquisas qualitativas. Através do uso do software será possível criar categorias, realizar codificações, monitorar, filtrar e analisar os dados, com o propósito de responder às questões emergentes ao longo da pesquisa (MINAYO; COSTA, 2019). A análise dos dados adotará o método de análise temática proposto por Braun et al. (2019), que é uma abordagem amplamente utilizada na análise de dados qualitativos para identificação, análise e apresentação dos principais temas emergentes. Esse método consiste em um processo composto por seis etapas distintas.
Primeiramente, há a fase de familiarização com os dados, que envolve a leitura e releitura dos materiais coletados, acompanhada pela anotação de observações sobre elementos de dados individuais (etapa em que as entrevistas serão inseridas no programa webQDa). Em seguida, ocorrerá a geração de códigos (com auxílio do programa em que serão identificadas as palavras mais frequentes para posteriormente gerar os códigos iniciais). A terceira etapa é dedicada à busca dos temas emergentes (categorização dos dados), enquanto a quarta etapa se concentra na revisão desses temas (confirmação se os dados convergem entre si em cada uma das categorias elaboradas). Na quinta etapa, procede-se à definição e nomeação dos temas identificados (definição final das categorias e dos dados que comporão cada uma delas), e, por fim, a análise culmina com a produção do relatório final (apresentação dos resultados nas categorias elaboradas e discussão desses com a literatura e o referencial teórico de Leininger).
Com o objetivo de garantir a qualidade das pesquisas, optou-se por seguir o guia Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ). O cumprimento dos critérios estabelecidos pelo COREQ capacita os pesquisadores a apresentarem suas descobertas de maneira sólida e confiável. Este conjunto de diretrizes é especialmente valioso para relatórios de pesquisa que envolvem a coleta de dados por meio de entrevistas ou grupos focais, abrangendo 32 itens distribuídos em três principais domínios: caracterização e qualificação da equipe de pesquisa, desenho do estudo e análise dos resultados (SOUZA et al., 2021).
O cenário de pesquisa abrangerá os pais de neonatos que estiveram hospitalizados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal em um Hospital Escola localizado no município de Pelotas. A unidade possui nove leitos e é atendida por uma equipe multiprofissional dedicada à assistência aos neonatos internados. Esta equipe inclui médicos plantonistas e regulares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga e nutricionista. Além disso, a UTIN conta com o suporte dos serviços de psicologia e serviço social, garantindo uma abordagem integral e abrangente para o cuidado dos bebês prematuros e gravemente doentes.
Como o estudo incluirá pais cujos filhos estiveram hospitalizados, os possíveis participantes podem ser selecionados tanto na cidade onde o hospital está situado como nas cidades próximas, visto que o hospital atende pacientes da área circunvizinha.
Os participantes deste estudo consistirão em pais (homem) que tiveram seus filhos internados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal no período junho de 2022 a março de 2024, além de atender aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Esse período foi elegido, pois até os 24 meses os bebês são lactentes, período em que há uma dependência maior de cuidados.
Os pais serão recrutados através dos prontuários dos bebês que ficaram internados no período de junho de 2022 a março de 2024. A pesquisadora tentará estabelecer contato por telefone com os pais dos bebês identificados nos prontuários. Caso não obtenha sucesso após três tentativas, a comunicação será realizada por meio do aplicativo WhatsApp. Se ainda assim não obtiver retorno, o pai será excluído do estudo.
Estima-se que a participação de 10 pais de bebês. Os critérios de inclusão da pesquisa são: ser pai de bebê que foi hospitalizado na unidade de cuidados intensivos neonatal por pelo menos sete dias; ser maior de 18 anos; e possuir acesso à pacote de dados de internet. Os critérios de exclusão da pesquisa são: apresentar dificuldades cognitivas ou de comunicação para responder às perguntas da entrevista; não conviver com o filho; ser pai de bebê com mais de 24 meses; pai que o bebê permaneça internado; e pai de bebê que tenha ido à óbito durante ou após a hospitalização.
Para a realização da pesquisa serão respeitados os princípios éticos determinados pela Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Essa dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas com seres humanos que visa garantir os deveres e direitos dos participantes do estudo, comunidade científica e do estado, assegurando os benefícios e o mínimo de dados aos participantes da pesquisa (BRASIL, 2012b).
Adicionalmente, serão respeitados os preceitos éticos definidos pela Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa (BRASIL, 2016), bem como, as orientações descritas no Ofício Circular nº2/2021 em relação os procedimentos a serem seguidos em pesquisas feitas de maneira virtual (BRASIL, 2021). Além do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (COFEN, 2017).
Os participantes serão devidamente informados acerca dos objetivos do estudo, garantindo-se a confidencialidade, a voluntariedade, o direito de interromper a participação durante o processo de entrevista e o acesso aos resultados da pesquisa. A entrevista presencial pode ser realizada no domicílio do participante, local do trabalho ou serviço de saúde (por exemplo unidade de saúde, desde que seja assegurado um ambiente reservado e livre de interrupções para garantir seu conforto e a confidencialidade de suas experiências e opiniões. Antes de iniciar a entrevista o termo de consentimento será lido e entregue, em duas vias (uma ficará com o participante e a outra com a pesquisadora), para assinatura do participante.
Antes do início das entrevistas, será realizada a leitura do TCLE, solicitando que o participante manifeste verbalmente ou de forma escrita sua concordância, além de ser orientado a armazenar uma cópia do TCLE em seus próprios documentos. As entrevistas serão elaboradas de forma a incluir perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de abranger todas as informações necessárias. Essa abordagem visa a facilitar a participação dos entrevistados e a permitir que expressem livremente suas perspectivas e opiniões sobre o assunto em questão (MINAYO, 2014).
Adicionalmente, a pesquisa incluirá a elaboração de um genograma e ecomapa com o propósito de aprofundar a compreensão da rede de apoio do pai. O genograma é um esquema gráfico composto por símbolos que retrata a estrutura familiar ao longo de pelo menos três gerações, evidenciando os vínculos fundamentais no núcleo familiar. Essa representação visual proporciona uma compreensão clara dos membros familiares, incluindo dados como idade, ocupação, profissão e papel na dinâmica familiar. Em contraste, o ecomapa é um diagrama que ilustra as interações entre a família e a comunidade, sendo uma ferramenta valiosa para avaliar os recursos disponíveis e sua utilização pela família. Ele reflete a presença ou ausência de suportes sociais, culturais e econômicos, fornecendo uma visão instantânea do contexto familiar em um determinado momento (BARBOSA; ZANETII; SOUZA, 2021).
Com o propósito de aprimorar a pesquisa sobre o cuidado paterno no ambiente domiciliar, a análise do genograma e do ecomapa emerge como uma ferramenta crucial, sendo conduzida através do programa Genopro. Essas representações visuais oferecem uma perspectiva gráfica das relações familiares e do contexto em que o cuidado é prestado. Ao interpretar esses diagramas, é possível identificar padrões, dinâmicas familiares e redes de suporte, proporcionando uma compreensão mais profunda do ambiente em que ocorre o cuidado paterno. A coleta das informações para a elaboração do genograma e ecomapa será realizada após a entrevista semiestruturada.
A entrevista será agendada conforme a disponibilidade dos participantes, podendo ser realizada de forma presencial ou virtual. Assim, é possível agendar uma entrevista online em um horário conveniente, bem como em um local de escolha. Estima-se um tempo médio de 20 minutos para a entrevista. Durante a entrevista, as respostas e as perguntas feitas pela pesquisadora, serão registradas em formato de áudio utilizando um dispositivo móvel.
Após a coleta de dados, as entrevistas serão transcritas manualmente na íntegra, com dupla checagem, e inseridas em um documento word®. Em seguida, a transcrição será enviada para cada participante, para que ocorra a validação das informações.
Os dados transcritos serão inseridos no programa webQDA - Qualitative Data Analysis para fins de organização e, em seguida, será realizada a análise temática com base na abordagem proposta por Braun et al. (2019). A interpretação dos dados será guiada pela perspectiva teórica de Madeleine Leininger, conforme apresentada na obra de George (2000).
O webQDA é uma ferramenta que simplifica os procedimentos comuns em pesquisas qualitativas. Através do uso do software será possível criar categorias, realizar codificações, monitorar, filtrar e analisar os dados, com o propósito de responder às questões emergentes ao longo da pesquisa (MINAYO; COSTA, 2019). A análise dos dados adotará o método de análise temática proposto por Braun et al. (2019), que é uma abordagem amplamente utilizada na análise de dados qualitativos para identificação, análise e apresentação dos principais temas emergentes. Esse método consiste em um processo composto por seis etapas distintas.
Primeiramente, há a fase de familiarização com os dados, que envolve a leitura e releitura dos materiais coletados, acompanhada pela anotação de observações sobre elementos de dados individuais (etapa em que as entrevistas serão inseridas no programa webQDa). Em seguida, ocorrerá a geração de códigos (com auxílio do programa em que serão identificadas as palavras mais frequentes para posteriormente gerar os códigos iniciais). A terceira etapa é dedicada à busca dos temas emergentes (categorização dos dados), enquanto a quarta etapa se concentra na revisão desses temas (confirmação se os dados convergem entre si em cada uma das categorias elaboradas). Na quinta etapa, procede-se à definição e nomeação dos temas identificados (definição final das categorias e dos dados que comporão cada uma delas), e, por fim, a análise culmina com a produção do relatório final (apresentação dos resultados nas categorias elaboradas e discussão desses com a literatura e o referencial teórico de Leininger).
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se conhecer as percepções do pai sobre o cuidado ao filho após a alta hospitalar, identificando-se as principais facilidades e dificuldades encontradas pelo pai na realização do cuidado ao filho no domicílio, bem como conhecer as crenças e rotinas do pai nesse cuidado, para que assim, seja possível elaborar estratégias mais eficazes de inserção do pai no cuidado ao neonato durante a hospitalização, capacitando-o melhor para o cuidado no domicílio. Dessa forma, acredita-se que seja fomentado o vínculo entre o pai e seu filho, bem como ampliada a participação paterna no cuidado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
RUTH IRMGARD BARTSCHI GABATZ | 8 | ||
THALINE JAQUES RODRIGUES |