Nome do Projeto
Arquitetura e Bioconstrução
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
21/06/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
A construção civil, é um dos setores econômicos que mais impacta o meio ambiente, principalmente após Revolução Industrial com o advindo de novas tecnologias construtivas e materiais. Desta maneira, buscar alternativas para minimizar seus impactos é fundamental para que as edificações sejam sustentáveis. Pensando em desenvolvimento sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU), propôs aos seus parceiros, 17 objetivos, dentre os quais alguns visando contribuir para proteger o meio ambiente e o clima. A bioconstrução é um sistema construtivo que respeita o meio ambiente em todas as etapas de projeto, desde sua concepção até o uso da edificação. Apresentando um viés social, além de empregar materiais locais, buscando minimizar os impactos relacionados, ao consumo energéticos, gastos excessivo de água e uso de recursos não renováveis. Este projeto visa explorar as origens da bioconstrução na arquitetura, descrevendo práticas ancestrais de construção natural e técnicas contemporâneas de autoconstrução com materiais naturais, disponíveis localmente. Também, pretende-se retomar as contribuições das culturas indígenas e afro-brasileiras para a arquitetura, propondo uma reflexão sobre valorização de saberes e técnicas construtivas antigas, que atualmente são pouco empregadas, mas que apresentam desempenho adequado para a utilização na construção civil.
Objetivo Geral
Pesquisar diferentes técnicas construtivas de arquitetura vernacular.
Justificativa
Frente as mudanças climáticas observadas nos últimos anos, é importante buscar métodos que visem mitigar os mais diferentes tipos de impacto ambiental causado pela sociedade. Na área da construção civil é importante resgatar e/ou aprimorar técnicas construtivas mais sustentáveis.
A bioconstrução é um sistema construtivo que respeita o meio ambiente onde a edificação será inserida. Além tomar partido dos materiais disponíveis no local para a sua edificação, assim é possível reduzir os impactos relacionados, visto a possibilidade de atenuar o consumo energético, uso excessivo de água e a utilização de recursos não renováveis.
Entende-se que o ensino em arquitetura e urbanismo tem um papel fundamental de valorizar e difundir técnicas construtivas de arquitetura vernacular, educando sobre as diversidades culturais e reconhecendo-as como alternativas viáveis, econômica e ecologicamente para a construção civil ao incorporá-las ao repertório de saberes. Desta forma, a terra como material construtivo e sua utilização na arquitetura, se configura como uma ruptura com o modelo político-econômico-cultural instituído, por ter intrínseco às técnicas e materiais construtivos, saberes sobre a natureza, sobre a coletividade e sobre a integralidade dos processos entre o saber e o fazer.
A bioconstrução é um sistema construtivo que respeita o meio ambiente onde a edificação será inserida. Além tomar partido dos materiais disponíveis no local para a sua edificação, assim é possível reduzir os impactos relacionados, visto a possibilidade de atenuar o consumo energético, uso excessivo de água e a utilização de recursos não renováveis.
Entende-se que o ensino em arquitetura e urbanismo tem um papel fundamental de valorizar e difundir técnicas construtivas de arquitetura vernacular, educando sobre as diversidades culturais e reconhecendo-as como alternativas viáveis, econômica e ecologicamente para a construção civil ao incorporá-las ao repertório de saberes. Desta forma, a terra como material construtivo e sua utilização na arquitetura, se configura como uma ruptura com o modelo político-econômico-cultural instituído, por ter intrínseco às técnicas e materiais construtivos, saberes sobre a natureza, sobre a coletividade e sobre a integralidade dos processos entre o saber e o fazer.
Metodologia
O presente projeto de pesquisa, apresenta caráter qualiquantitativo, com ênfase em pesquisa exploratória.
Para atingir os objetivos, a metodologia será dividida em fases:
A primeira fase consiste em uma revisão sistemática sobre o tema, avaliando e comparando artigos que tratam sobre o assunto visando compreender melhor as técnicas de bioconstrução.
Na segunda fase pretende-se realizar um histórico sobre as práticas construtivas em terra em Pelotas e região, através de pesquisa bibliográfica e entrevistas.
Na terceira fase, serão mapeadas as construções em terra em Pelotas e região, através de pesquisa bibliográfica, visitas técnicas e entrevistas.
Pretende-se concluir a pesquisa com a caracterização das edificações e a avaliação pós ocupação das mesmas.
Para atingir os objetivos, a metodologia será dividida em fases:
A primeira fase consiste em uma revisão sistemática sobre o tema, avaliando e comparando artigos que tratam sobre o assunto visando compreender melhor as técnicas de bioconstrução.
Na segunda fase pretende-se realizar um histórico sobre as práticas construtivas em terra em Pelotas e região, através de pesquisa bibliográfica e entrevistas.
Na terceira fase, serão mapeadas as construções em terra em Pelotas e região, através de pesquisa bibliográfica, visitas técnicas e entrevistas.
Pretende-se concluir a pesquisa com a caracterização das edificações e a avaliação pós ocupação das mesmas.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se contribuir com o ensino de técnicas construtivas de bioconstrução no curso de Arquitetura. Romper com a cultura negativa do emprego desta técnicas de edificar.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
FELIPE AIRES THOFEHRN | |||
LUÍSA DE AZEVEDO DOS SANTOS | 8 | ||
MARCELA MILGAREJO SOUZA | |||
MATHEUS RENAN DOS SANTOS LOPES | |||
NATALIA DOS SANTOS PETRY | 8 |