Nome do Projeto
Ficções brasileiras emergentes do século XXI: recortes temáticos ultracontemporâneos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2024 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Refletir sobre a produção ficcional brasileira do século XXI, mais especificamente a partir de 2011 - início da década de 10 -, requer atenção redobrada, visto que estamos inseridos no mesmo momento histórico, com suas características, nuances e contradições. Ao considerar as diferentes vertentes contemporâneas, principalmente aquelas que, antes consideradas marginais, ebulem no cenário nacional, somos levados a realizar recortes porque nem sempre conseguimos uni-las por traços comuns. Stuart Hall, em seu texto "A identidade cultural na pós-modernidade, já nos alerta para o fato de que, atualmente, a ideia de identidade é cambiante e possui uma complexidade que merece atenção dos estudiosos. Assim sendo, e pensando na Teoria do Polissistema, de Itamar Even-Zohar, tentar entender esses recortes identitários a partir da ideia de interconexão entre diferentes subsistemas tende a ser o viés de análise dessas produções. O corpus de estudos dessa pesquisa se dará a partir das decisões do grupo, desde que esteja de acordo com as características de literatura ultracontemporânea de viés antes dito marginal.
Objetivo Geral
Como objetivo geral dessa pesquisa, apontamos:
- Analisar produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas de viés marginal, a partir da construção de uma ideia de múltiplas identidades influenciadas por subsistemas do cenário cultural nacional.
- Analisar produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas de viés marginal, a partir da construção de uma ideia de múltiplas identidades influenciadas por subsistemas do cenário cultural nacional.
Justificativa
O presente projeto se justifica pela necessidade de se trazer para o contexto acadêmico a produção ficcional ultracontemporânea brasileira, uma vez que os currículos dos cursos de Letras nem sempre contemplam a diversidade dessa produção que se faz absolutamente numerosa e igualmente diversa em um cenário nacional que possui uma multiplicidade de grupos identitários e, portanto, uma quantidade de nichos de escrita que contemplam igualmente tal multiplicidade.
Metodologia
A metodologia dessa pesquisa consiste em:
1. Definição do Corpus:
- Escolha de um conjunto de produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas que abordem temas marginais. A seleção inclui romances e contos de autores emergentes, garantindo diversidade geográfica e cultural, com foco em obras publicadas nos últimos 13 anos, que explicitamente tratem de identidades marginalizadas e suas interseções com subsistemas culturais.
2. Revisão Bibliográfica:
- Revisão de literatura teórica sobre identidade, marginalidade, interseccionalidade e subsistemas culturais no Brasil. Autores como Stuart Hall, Homi Bhabha e Itamar Even-Zohar podem ser fundamentais.
- Análise do contexto histórico e cultural das obras selecionadas, considerando fatores sociopolíticos e econômicos que influenciam a produção literária contemporânea.
3. Análise Documental:
- Leitura crítica e detalhada das obras selecionadas, focando em temas centrais, construção de personagens e ambientações.
- Mapeamento de Identidades representadas nas narrativas, observando como elas são influenciadas por subsistemas culturais como música, arte, religião e movimentos sociais.
4. Análise de Conteúdo:
- Utilização de técnicas de codificação temática para organizar e interpretar os dados qualitativos coletados, identificando padrões e temas recorrentes nas narrativas.
-Análise de como as identidades marginalizadas são construídas e influenciadas por diferentes subsistemas culturais, observando a interseção de fatores como etnia, gênero, classe e sexualidade.
5. Análise de Dados:
Comparação de diferentes perspectivas (autores, críticos, leitores) para uma compreensão mais profunda e multifacetada das identidades marginais nas produções ficcionais.
6. Produção de artigos científicos para apresentação em eventos e publicação em revistas especializadas:
- Reflexões críticas sobre o impacto dessas representações na literatura brasileira e sugestões para futuras pesquisas.
7. Elaboração de relatório final:
O relatório final buscará mostrar como essa metodologia de trabalho permitiu uma análise profunda e abrangente das produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas, explorando as complexidades das identidades marginalizadas e suas conexões com o cenário cultural nacional.
1. Definição do Corpus:
- Escolha de um conjunto de produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas que abordem temas marginais. A seleção inclui romances e contos de autores emergentes, garantindo diversidade geográfica e cultural, com foco em obras publicadas nos últimos 13 anos, que explicitamente tratem de identidades marginalizadas e suas interseções com subsistemas culturais.
2. Revisão Bibliográfica:
- Revisão de literatura teórica sobre identidade, marginalidade, interseccionalidade e subsistemas culturais no Brasil. Autores como Stuart Hall, Homi Bhabha e Itamar Even-Zohar podem ser fundamentais.
- Análise do contexto histórico e cultural das obras selecionadas, considerando fatores sociopolíticos e econômicos que influenciam a produção literária contemporânea.
3. Análise Documental:
- Leitura crítica e detalhada das obras selecionadas, focando em temas centrais, construção de personagens e ambientações.
- Mapeamento de Identidades representadas nas narrativas, observando como elas são influenciadas por subsistemas culturais como música, arte, religião e movimentos sociais.
4. Análise de Conteúdo:
- Utilização de técnicas de codificação temática para organizar e interpretar os dados qualitativos coletados, identificando padrões e temas recorrentes nas narrativas.
-Análise de como as identidades marginalizadas são construídas e influenciadas por diferentes subsistemas culturais, observando a interseção de fatores como etnia, gênero, classe e sexualidade.
5. Análise de Dados:
Comparação de diferentes perspectivas (autores, críticos, leitores) para uma compreensão mais profunda e multifacetada das identidades marginais nas produções ficcionais.
6. Produção de artigos científicos para apresentação em eventos e publicação em revistas especializadas:
- Reflexões críticas sobre o impacto dessas representações na literatura brasileira e sugestões para futuras pesquisas.
7. Elaboração de relatório final:
O relatório final buscará mostrar como essa metodologia de trabalho permitiu uma análise profunda e abrangente das produções ficcionais brasileiras ultracontemporâneas, explorando as complexidades das identidades marginalizadas e suas conexões com o cenário cultural nacional.
Indicadores, Metas e Resultados
Como meta, pretende-se, a partir das reflexões do grupo, produzir textos crítico-analíticos para serem apresentados em eventos científicos, bem como para publicação em revistas especializadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AKEMY AFRODITE BELCHOR PIERZCHALSKI | |||
AMANDA RAMIRES LUCCHETTA | |||
CAROLINA OLIVEIRA MACEDO | |||
Camila Giovana Lemos Casarin | |||
DANIELA SIQUEIRA ALVES BAHR | |||
ELOISA BERNARDI ZAMBONI | |||
GUSTAVO CONTREIRA ISLABAO | |||
ISABELLE DE BORBA MARRINHAS DE ABREU | |||
JOHANNA BENDER HELLWIG | |||
LARA SOUZA BORGES | |||
LEONARDO OLIVEIRA NUNES | |||
MARA KARAM DA CONCEIÇÃO | |||
MISAEL BOTELHO LIMA | |||
MITIZI DE MIRANDA GOMES | 4 | ||
MÁRCIA DE AVILA EVANGELISTA | |||
Rafael Pereira Sá Brito | |||
SAMIRA ANGEL SILVEIRA CAVALHEIRO | |||
URUGUAY CORTAZZO GONZALEZ | 2 | ||
VITÓRIA EDUARDA DA ROSA JARDIM | |||
ZANI FURTADO DE BORBA |