Nome do Projeto
Orientajur - prática jurídica simulada e vulnerabilidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2025 - 01/03/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este projeto implementa a curricularização da extensão, em observância ao PPC da Faculdade de Direito/UFPel. Para tanto, vincula-se à disciplina de Laboratório de Prática Jurídica 2 - LPJ2, para que os estudantes matriculados tenham a vivência da extensão, por meio de temáticas relacionadas à prática jurídica simulada junto a entidades representativos de grupos em situação de vulnerabilidade social. As temáticas relacionadas à LPJ2 busca articular o ensino e aprendizagem de temáticas da prática simulada em sala de aula, com a experiência de entidades de grupos sociais, em um movimento de diálogo entre universidade e sociedade. O projeto busca, por meio da realização de palestras, oficinas e atividades correlatas, promover a discussão com a representação de grupos socialmente vulneráveis de Pelotas, no que concerne a temáticas da prática simulada de LPJ2 que sejam úteis para estas entidades, e para as pessoas que a representam, de modo que os estudantes compreendam a amplitude social do conhecimento jurídico. Da mesma forma, estas entidades terão acesso a um conhecimento jurídico capaz de embasar sua demanda de atendimento. Deste modo, o ORIENTAJUR realiza a orientação e articulação do conhecimento jurídico, por meio de temáticas relacionadas à prática simulada, com entidades/representações sociais. Universidade e sociedade possuem potencial transformador por meio da articulação conjunta do conhecimento da educação jurídica com vivências sociais de cunho jurídico. Inicialmente, o projeto oferecerá atividades referentes à Lei Maria da Penha e prática processual, occm enfoque na violência contra a mulher, por meio da orientação em palestras, oficinas, etc., referentes a crimes contra as mulheres, medidas protetivas, jurisprudências atuais, orientação para órgãos de acesso à justiça, em conjunto com o GAMP (Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas), o qual acolhe mulheres que sofrem violência. Deste modo, possibilitará a articulação entre temáticas relacionadas ao conhecimento da prática simulada e demanda destas mulheres trazidas pelas representantes do GAMP. Contudo, o projeto permite a mobilidade para outras entidades, desde que haja relação com temáticas referentes à LPJ2 e, diálogo com demandas de outras entidades.

Objetivo Geral

- Articular o conhecimento jurídico de temáticas relacionadas à prática jurídica simulada da disciplina de LPJ2 com vivências de entidades/representação de grupos vulneráveis da sociedade, de modo a possibilitar, por meio da extensão, o ensino e aprendizagem de temáticas relacionadas à cadeira de LPJ2.

Justificativa

A curricularização da extensão tem o propósito de aproximar universidade e sociedade.
Esta aproximação, junto com o ensino e a aprendizagem em sala de aula, contribui para a formação de estudantes sensíveis à vulnerabilidade social de grupos que procuram entidades da sociedade para ajuda em diversos aspectos, inclusive, jurídicos.
Socialmente, a orientação sobre temáticas jurídicas colabora com a diminuição da situação de vulnerabilidade social. Para além, ao permitir que estudantes dialoguem com representantes de entidades de acolhimento, potencializa o ensino e a aprendizagem.
Na prática simulada de LPJ2 observa-se que a curricularização da extensão colabora com a formação dinâmica, atenta aos contextos sociais, não apenas a partir do conhecimento em sala de aula, como também pela escuta das representações destas entidades, diante das demandas que atendem.

Metodologia

- Elaboração de roteiros e discussão de atividade (palestra, oficinas, e atividades correlatas) em sala de aula a serem oferecidas a entidades representativas de grupos em situação de vulnerabilidade social;
- Execução das atividades aprovadas junto a entidades representativas de grupos socialmente vulneráveis, para que haja o diálogo e aprendizagem conjunta de modo que reste realizada a natureza extensionista;
- Relatórios de estudantes sobre as atividades realizadas de modo que apresentem o que aprenderam com as atividades, tanto no que concerne à apresentação em si, quanto o que aprenderam com a escuta da entidade participante.

Indicadores, Metas e Resultados

A meta das atividades extensionistas consiste em potencializar e ampliar a aprendizagem dos estudantes para além da relação de ensino e aprendizagem entre professor e estudantes em sala de aula, como por meio, da escuta de entidades representativas de grupos em situação de vulnerabilidade social.

Os resultados esperados buscam observar a aprendizagem dos estudantes por meio da natureza extensionista da atividade, com a entrega de relatório que apresentem o que aprenderam por meio do diálogo, resumidamente, entre universidade e sociedade, no que concerne à temáticas relacionadas à disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
VALMOR SCOTT JUNIOR16

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