Nome do Projeto
Ortogonalidade de Módulos e Teorema da Correspondência Biunívoca
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/01/2025 - 30/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Sejam R um anel não-singular à direita e Q seu anel maximal de quocientes à direita. Em 1998, S.K. Jain, T.Y. Lam e A. Leroy apresentaram uma condição equivalente para que a envoltória injetiva de um ideal à direita de R seja um Q-bimódulo, usando a ortogonalidade de uma família de ideais. O presente projeto está relacionado à extensão da ortogonalidade de uma família de ideais para uma família de módulos sobre aneis semiprimos e não-singulares à direita e, com esta noção, à extensão do resultado citado, para bimódulos centralizantes sobre aneis semiprimos e não-singulares à direita. Como aplicação, busca-se apresentar uma nova abordagem da existência de M*, a extensão canônica livre de torção de M, em que M é um R-bimódulo centralizante e R é um anel semiprimo ou não-singular à direita e, no caso em que R é um anel semiprimo e QS é o seu anel de quocientes simétrico, desenvolver uma nova abordagem do Teorema da correspondência biunívoca, provado por M. Ferrero, em 1996.

Objetivo Geral

Estender alguns resultados de ideais sobre aneis semiprimos e não-singulares à direita para módulos sobre estes anéis.

Justificativa

O trabalho de S.K. Jain, T.Y Lam e A. Leroy, em 1998, faz referências à ortogonalidade de uma família de ideais sobre aneis não-singulares à direita e resultados consequentes. A relevância da extensão destas noções para módulos se justifica pela utilização da extensão canônica livre de torção no lugar do anel de quocientes simétrico, no caso semiprimo. Esta escolha é motivada pela inexistência de produto em módulos. Ademais, busca-se desenvolver, como aplicação, uma nova abordagem do Teorema da correspondência biunívoca, de M. Ferrero, 1996, de uma maneira mais simples, a qual, num momento posterior, poderá vir a ser estendida para módulos sobre aneis não singulares à direita, em que a extensão canônica livre de torção é usada no lugar do anel maximal de quocientes à direita.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos em Matemática Pura seguem a sequência lógica de definições, lemas, proposições, teoremas, corolários e exemplos de aplicação, mediante técnicas padronizadas de demonstração de teoremas. Além disso, pretende-se realizar:
- Revisão bibliográfica em revistas científicas da área de Álgebra Não-Comutativa, tanto por meio do Portal de Periódicos da CAPES, como em outras bases indexadas internacionais.
- Encontros presenciais e online para o desenvolvimento do Projeto e discussão dos resultados parciais.
- Apresentação dos resultados em seminários ou eventos da área, bem como a submissão a revistas científicas especializadas na área foco.
- Elaboração de relatórios contendo atividades realizadas, resultados obtidos e perspectivas de continuidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão as produções submetidas a eventos e revistas científicas. Como meta, pretende-se, no mínimo, submeter um artigo a publicação. No caso de haver recursos financeiros disponíveis, espera-se submeter um trabalho para evento científico. Em relação aos resultados, espera-se, na continuidade, desenvolver aspectos mais amplos na nova abordagem do Teorema da correspondência biunívoca de M. Ferrro (1996).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUS HAETINGER8
JANICE NERY8

Página gerada em 30/03/2025 21:52:25 (consulta levou 0.107416s)