Nome do Projeto
Controle reprodutivo e Obstétrico em equinos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de reprodução equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de éguas e garanhões. A fêmea equina é considerada poliéstrica estacional, fotoperíodo positivo, com duração do ciclo estral de aproximadamente 21 dias, dividido em fase de estro e diestro. O garanhão deve ser submetido a avaliação por exame andrológico de forma periódica, além do acompanhamento do manejo reprodutivo durante a cobertura/coleta de sêmen. Por fim, a gestação na espécie equina apresenta uma série de particularidas na sua regulação hormonal e com isso nas metodolgias utilizadas no acompanhamento obstétrico. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico dos principais procedimentos utilizados durante a estação reprodutiva. O presente projeto de ensino tem como obejtivos qualificar o conhecimento teórico de graduandos e pós-graduandos em relação ao manejo reprodutivo de equinos. As metodologias utilizadas serão baseadas nos métodos ativos com jogos, projetos e tarefas que busquem soluções de forma colaborativa para problemas e situações reais.

Objetivo Geral

Possui como objetivo geral a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, com a integração básica entre a teoria e a prática dos processos, de forma que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades práticas.
O projeto tem como objetivos gerais trabalhar as metodologias ativas de ensino como forma de melhoria do ensino na graduação do Curso de Veterinária da UFPel.
Buscando de forma específica qualificar o conhecimento teórico de graduandos e pós-graduandos em relação ao manejo reprodutivo de equinos, através de métodologias ativas de ensino.

Justificativa

O Brasil possui um rebanho efetivo de aproximadamente 5,5 milhões equinos e o Rio Grande do Sul, cuja economia é caracterizada pela produção integrada de agricultura-pecuária, possui uma população aproximada de 470 mil equinos (IBGE, 2010). A equinocultura é responsável pela geração de 600 mil empregos diretos e 3,2 milhões de empregos indiretos (CNA, 2006). A criação está diretamente relacionada a capacidade de reprodução, sendo que a espécie equina apresenta inerentes peculiaridades anatômicas e fisiológicas. O conhecimento aprofundado destas características proporciona o entendimento das práticas de manejo empregadas em equinos durante estação reprodutiva e é um dos atributos do médico veterinário. O manejo reprodutivo dos equinos é de grande importância para o sucesso e lucratividade do estabelecimento de criação, sendo que o sucesso de criação está relacionado ao conhecimento do médico veterinário, englobando anatomia, fisiologia, técnicas laboratoriais e medidas de manejo. Com intuito de adquirir competência para realização de um bom manejo reprodutivo é necessário o estudo aprofundado na espécie sob orientação de profissionais atuantes na área.
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de reprodução equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de éguas e garanhões. A fêmea equina é considerada poliéstrica estacional, fotoperíodo positivo, com duração do ciclo estral de aproximadamente 21 dias, dividido em fase de estro e diestro. O garanhão deve ser submetido a avaliação por exame andrológico de forma periódica, além do acompanhamento do manejo reprodutivo durante a cobertura/coleta de sêmen. Por fim, a gestação na espécie equina apresenta uma série de particularidas na sua regulação hormonal e com isso nas metodolgias utilizadas no acompanhamento obstétrico mensal de forma sistemática até o nascimento do potro viável. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico dos principais procedimentos utilizados durante a estação reprodutiva.

Metodologia

As metodologias ativas que serão utilizadas durante os encontros serão: Sala de aula invertida (após a seleção dos conteúdos, os alunos devem estudar em um momento pré-encontro e eles serão os difusores do conhecimento). Outra metologia será o "aprendizado aos pares" (Peer Instruction) onde o conhecimento será construído a partir da interação entre alunos. E a Metodologia ativa Sagah, onde os alunos terão o próprio aprendizado e os econtros com os professores e pós-graduandos serão trocas de conhecimento e resolução de problemas. Baseado nessas metodologias ativas de ensino, buca-se promover melhoria no ensino na graduação do Curso de Veterinária da UFPel. Sendo essas ações voltadas para a superação da evasão, reprovação e/ou da retenção acadêmica por demonstrar outros métodos de estudo para os alunos de graduação.
O alunos de graduação serão integrados também a oficinas teórica-práticas relacionadas aos temas fisiopatologia da reprodução da égua e garanhões, assim como da gestação e parto em equinos. Durante o período do projeto serão organizados cursos de capacitação com a equipe, tendo como público alvo profissionais, graduandos e pós-graduandos em Veterinária.

Indicadores, Metas e Resultados

Durante a evolução do projeto, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre controle reprodutivo de equinos no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso críticos dos alunos quanto aos principais procedimentos reprodutivos realizados em equinos, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem. Além disso, a partir da metodologia ativa, tornar o aluno responsável pela própria aprendizagem. Sendo o próprio aluno o protagonista do processo, tornando-os mais comprometidos e participativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRÉ MACHADO DA SILVA JÚNIOR
BIANCA DE FÁTIMA DALLO
BRUNA DA ROSA CURCIO5
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA2
CLARISSA FERNANDES FONSECA
CLEYBER JOSÉ DA TRINDADE DE FÁTIMA4
ESTHER MELLO DIAS DA COSTA
GIOVANNA HELENA DA SILVA THIER
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS
LEANDRO AMERICO RAFAEL4
LUIZA GHENO
MARCOS EDUARDO NETO
MICAEL FELICIANO MACHADO LOPES
MILENA MIOLO ANTUNES
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS
OTAVIO DE LIMA
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN
TALITA VITORIA OLIVEIRA FABOSSA
THAIS FEIJO GOMES
THIAGO NUNES ALVES REIS

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