Nome do Projeto
Controle reprodutivo e Obstétrico em equinos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de reprodução equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de éguas e garanhões. A fêmea equina é considerada poliéstrica estacional, fotoperíodo positivo, com duração do ciclo estral de aproximadamente 21 dias, dividido em fase de estro e diestro. O garanhão deve ser submetido a avaliação por exame andrológico de forma periódica, além do acompanhamento do manejo reprodutivo durante a cobertura/coleta de sêmen. Por fim, a gestação na espécie equina apresenta uma série de particularidas na sua regulação hormonal e com isso nas metodolgias utilizadas no acompanhamento obstétrico. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico dos principais procedimentos utilizados durante a estação reprodutiva. O presente projeto de ensino tem como obejtivos qualificar o conhecimento teórico de graduandos e pós-graduandos em relação ao manejo reprodutivo de equinos. As metodologias utilizadas serão baseadas nos métodos ativos com jogos, projetos e tarefas que busquem soluções de forma colaborativa para problemas e situações reais.
Objetivo Geral
Possui como objetivo geral a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, com a integração básica entre a teoria e a prática dos processos, de forma que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais e desenvolver habilidades práticas.
O projeto tem como objetivos gerais trabalhar as metodologias ativas de ensino como forma de melhoria do ensino na graduação do Curso de Veterinária da UFPel.
Buscando de forma específica qualificar o conhecimento teórico de graduandos e pós-graduandos em relação ao manejo reprodutivo de equinos, através de métodologias ativas de ensino.
O projeto tem como objetivos gerais trabalhar as metodologias ativas de ensino como forma de melhoria do ensino na graduação do Curso de Veterinária da UFPel.
Buscando de forma específica qualificar o conhecimento teórico de graduandos e pós-graduandos em relação ao manejo reprodutivo de equinos, através de métodologias ativas de ensino.
Justificativa
O Brasil possui um rebanho efetivo de aproximadamente 5,5 milhões equinos e o Rio Grande do Sul, cuja economia é caracterizada pela produção integrada de agricultura-pecuária, possui uma população aproximada de 470 mil equinos (IBGE, 2010). A equinocultura é responsável pela geração de 600 mil empregos diretos e 3,2 milhões de empregos indiretos (CNA, 2006). A criação está diretamente relacionada a capacidade de reprodução, sendo que a espécie equina apresenta inerentes peculiaridades anatômicas e fisiológicas. O conhecimento aprofundado destas características proporciona o entendimento das práticas de manejo empregadas em equinos durante estação reprodutiva e é um dos atributos do médico veterinário. O manejo reprodutivo dos equinos é de grande importância para o sucesso e lucratividade do estabelecimento de criação, sendo que o sucesso de criação está relacionado ao conhecimento do médico veterinário, englobando anatomia, fisiologia, técnicas laboratoriais e medidas de manejo. Com intuito de adquirir competência para realização de um bom manejo reprodutivo é necessário o estudo aprofundado na espécie sob orientação de profissionais atuantes na área.
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de reprodução equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de éguas e garanhões. A fêmea equina é considerada poliéstrica estacional, fotoperíodo positivo, com duração do ciclo estral de aproximadamente 21 dias, dividido em fase de estro e diestro. O garanhão deve ser submetido a avaliação por exame andrológico de forma periódica, além do acompanhamento do manejo reprodutivo durante a cobertura/coleta de sêmen. Por fim, a gestação na espécie equina apresenta uma série de particularidas na sua regulação hormonal e com isso nas metodolgias utilizadas no acompanhamento obstétrico mensal de forma sistemática até o nascimento do potro viável. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico dos principais procedimentos utilizados durante a estação reprodutiva.
É imprescindível que o médico veterinário atuante na área de reprodução equina tenha conhecimento teórico, aliado ao prático, das particularidades anatômicas e fisiológicas de éguas e garanhões. A fêmea equina é considerada poliéstrica estacional, fotoperíodo positivo, com duração do ciclo estral de aproximadamente 21 dias, dividido em fase de estro e diestro. O garanhão deve ser submetido a avaliação por exame andrológico de forma periódica, além do acompanhamento do manejo reprodutivo durante a cobertura/coleta de sêmen. Por fim, a gestação na espécie equina apresenta uma série de particularidas na sua regulação hormonal e com isso nas metodolgias utilizadas no acompanhamento obstétrico mensal de forma sistemática até o nascimento do potro viável. Para obtenção deste conhecimento é necessário o estudo aprofundado específico na espécie, baseado em literatura nacional e internacional, associado a treinamento periódico dos principais procedimentos utilizados durante a estação reprodutiva.
Metodologia
As metodologias ativas que serão utilizadas durante os encontros serão: Sala de aula invertida (após a seleção dos conteúdos, os alunos devem estudar em um momento pré-encontro e eles serão os difusores do conhecimento). Outra metologia será o "aprendizado aos pares" (Peer Instruction) onde o conhecimento será construído a partir da interação entre alunos. E a Metodologia ativa Sagah, onde os alunos terão o próprio aprendizado e os econtros com os professores e pós-graduandos serão trocas de conhecimento e resolução de problemas. Baseado nessas metodologias ativas de ensino, buca-se promover melhoria no ensino na graduação do Curso de Veterinária da UFPel. Sendo essas ações voltadas para a superação da evasão, reprovação e/ou da retenção acadêmica por demonstrar outros métodos de estudo para os alunos de graduação.
O alunos de graduação serão integrados também a oficinas teórica-práticas relacionadas aos temas fisiopatologia da reprodução da égua e garanhões, assim como da gestação e parto em equinos. Durante o período do projeto serão organizados cursos de capacitação com a equipe, tendo como público alvo profissionais, graduandos e pós-graduandos em Veterinária.
O alunos de graduação serão integrados também a oficinas teórica-práticas relacionadas aos temas fisiopatologia da reprodução da égua e garanhões, assim como da gestação e parto em equinos. Durante o período do projeto serão organizados cursos de capacitação com a equipe, tendo como público alvo profissionais, graduandos e pós-graduandos em Veterinária.
Indicadores, Metas e Resultados
Durante a evolução do projeto, espera-se que os alunos de graduação e pós-graduação qualifiquem e aprofundem seu conhecimento sobre controle reprodutivo de equinos no quesito teórico aliado ao acompanhamento de atividades práticas. Espera-se estimular a curiosidade e senso críticos dos alunos quanto aos principais procedimentos reprodutivos realizados em equinos, além de estimular a discussão dos casos clínicos e busca pela melhor opção de abordagem. Além disso, a partir da metodologia ativa, tornar o aluno responsável pela própria aprendizagem. Sendo o próprio aluno o protagonista do processo, tornando-os mais comprometidos e participativos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRÉ MACHADO DA SILVA JÚNIOR | |||
BIANCA DE FÁTIMA DALLO | |||
BRUNA DA ROSA CURCIO | 5 | ||
CARLOS EDUARDO WAYNE NOGUEIRA | 2 | ||
CLARISSA FERNANDES FONSECA | |||
CLEYBER JOSÉ DA TRINDADE DE FÁTIMA | 4 | ||
ESTHER MELLO DIAS DA COSTA | |||
GIOVANNA HELENA DA SILVA THIER | |||
ISADORA PAZ OLIVEIRA DOS SANTOS | |||
LEANDRO AMERICO RAFAEL | 4 | ||
LUIZA GHENO | |||
MARCOS EDUARDO NETO | |||
MICAEL FELICIANO MACHADO LOPES | |||
MILENA MIOLO ANTUNES | |||
NATÁLIA BUCHHORN DE FREITAS | |||
OTAVIO DE LIMA | |||
PALOMA BEATRIZ JOANOL DALLMANN | |||
TALITA VITORIA OLIVEIRA FABOSSA | |||
THAIS FEIJO GOMES | |||
THIAGO NUNES ALVES REIS |