Nome do Projeto
Introdução ao Português Histórico
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 28/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Trata-se de um curso extracurricular inteiramente gratuito cuja linha de extensão é a de línguas vernáculas. Os módulos são oferecidos a todo o público de Pelotas. O participante terá a oportunidade de conhecer os fundamentos da linguística histórica procurando, através da visão diacrõnica, justificar os fatos atuais da língua portuguesa. Será dada ênfase a esse conhecimento que faz parte de uma herança cultural repartida por cerca de 30 países dos 4 continentes. Pretende-se apresentar ao participante, durante a formação, o contexto histórico e geográfico que favoreceu a formação da língua portuguesa, bem como atribuir semelhanças e diferenças entre as línguas românicas sob o aspecto diacônico, a partir do latim (clássico e vulgar), abrangendo transformações ao longo da evolução do português e de outras línguas românicas nas áreas da fonética e ortografia, da morfologia, da sintaxe, da semântica e da pragmática.
Objetivo Geral
Oferecer ao participante fundamentos de linguística histórica procurando, através da visão diacrônica, justificar os fatos atuais da língua portuguesa.
Justificativa
A sociedade pelotense carece de cursos que proponham uma abordagem da língua portuguesa sob o prisma histórico, a fim de causar reflexões e entendimento das principais possibilidades de modificações - desde o latim - que justifiquem o português atual. Portanto, a presente formação visa suprir essa carência tanto para a comunidade quanto para alunos e egressos dos Cursos de Letras que, desde os primeiros contatos com as disciplinas de língua latina, apresentam grande interesse e curiosidade pela diacronia, principalmente no que se refere à evolução latim - português. Na grade curricular dos Cursos de Letras não há uma disciplina que contemple exclusivamente aspectos relativos à história da língua portuguesa e, principalmente - o que interessa de perto aos alunos - as transformações fonéticas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas por que passou o latim na sua viagem até o português. Tendo em vista o que foi dito, o presente projeto propõe-se a fornecer a adultos alfabetizados interessados no assunto, fundamentos sobre a história da língua portuguesa. Tais subsídios teóricos, além de ocasionar prazer em virtude das descobertas e reflexões propostas pelo tema, poderão, no futuro, ser de grande auxílio para os participantes no ensino e/ou pesquisa em língua materna.
Metodologia
Leituras dirigidas serão propostas ao longo da formação. Os textos, diversificados em tipologia e em extensão, serão disponibilizados por meio digital na internet no "Guia de Bordo". Para cada encontro, os participantes se comprometem a imprimir o material exigido disponível na última coluna do Guia de Bordo. Sugere-se que os alunos disponham de um dicionário etimológico da língua portuguesa ou português - latim - português de forma impressa ou digital. Atividades de caráter lúdico, suscitando a participação da totalidade dos alunos por meio de atividades individuais, em duplas, em subgrupos e em plenária serão realizadas durante os encontros.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que, ao final do projeto, os participantes tenham desempenhado as tarefas solicitadas a contento e consigam obter aprovação na avaliação final de aproveitamento (nota igual ou superior a 7,0) e ter comparecido a 75% dos encontros.
O ministrante está acompanhando o grau de satisfação dos participantes através de sondagens e de questionário detalhado aplicado ao final da formação. Esse acompanhemento gerou participação no CIE e trabalho escrito pubilcado nos Anais de 2015.
Ao final do curso, espera-se a preparação de materiais didáticos on line, disponibilizados aos interessados, bem como novas abordagens do assunto.
O ministrante está acompanhando o grau de satisfação dos participantes através de sondagens e de questionário detalhado aplicado ao final da formação. Esse acompanhemento gerou participação no CIE e trabalho escrito pubilcado nos Anais de 2015.
Ao final do curso, espera-se a preparação de materiais didáticos on line, disponibilizados aos interessados, bem como novas abordagens do assunto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GILSON RAMOS LOPES NETO | |||
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER | 6 |