Nome do Projeto
Introdução ao Português Histórico
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2017 - 28/06/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Trata-se de um curso extracurricular inteiramente gratuito cuja linha de extensão é a de línguas vernáculas. Os módulos são oferecidos a todo o público de Pelotas. O participante terá a oportunidade de conhecer os fundamentos da linguística histórica procurando, através da visão diacrõnica, justificar os fatos atuais da língua portuguesa. Será dada ênfase a esse conhecimento que faz parte de uma herança cultural repartida por cerca de 30 países dos 4 continentes. Pretende-se apresentar ao participante, durante a formação, o contexto histórico e geográfico que favoreceu a formação da língua portuguesa, bem como atribuir semelhanças e diferenças entre as línguas românicas sob o aspecto diacônico, a partir do latim (clássico e vulgar), abrangendo transformações ao longo da evolução do português e de outras línguas românicas nas áreas da fonética e ortografia, da morfologia, da sintaxe, da semântica e da pragmática.

Objetivo Geral

Oferecer ao participante fundamentos de linguística histórica procurando, através da visão diacrônica, justificar os fatos atuais da língua portuguesa.

Justificativa

A sociedade pelotense carece de cursos que proponham uma abordagem da língua portuguesa sob o prisma histórico, a fim de causar reflexões e entendimento das principais possibilidades de modificações - desde o latim - que justifiquem o português atual. Portanto, a presente formação visa suprir essa carência tanto para a comunidade quanto para alunos e egressos dos Cursos de Letras que, desde os primeiros contatos com as disciplinas de língua latina, apresentam grande interesse e curiosidade pela diacronia, principalmente no que se refere à evolução latim - português. Na grade curricular dos Cursos de Letras não há uma disciplina que contemple exclusivamente aspectos relativos à história da língua portuguesa e, principalmente - o que interessa de perto aos alunos - as transformações fonéticas, morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas por que passou o latim na sua viagem até o português. Tendo em vista o que foi dito, o presente projeto propõe-se a fornecer a adultos alfabetizados interessados no assunto, fundamentos sobre a história da língua portuguesa. Tais subsídios teóricos, além de ocasionar prazer em virtude das descobertas e reflexões propostas pelo tema, poderão, no futuro, ser de grande auxílio para os participantes no ensino e/ou pesquisa em língua materna.

Metodologia

Leituras dirigidas serão propostas ao longo da formação. Os textos, diversificados em tipologia e em extensão, serão disponibilizados por meio digital na internet no "Guia de Bordo". Para cada encontro, os participantes se comprometem a imprimir o material exigido disponível na última coluna do Guia de Bordo. Sugere-se que os alunos disponham de um dicionário etimológico da língua portuguesa ou português - latim - português de forma impressa ou digital. Atividades de caráter lúdico, suscitando a participação da totalidade dos alunos por meio de atividades individuais, em duplas, em subgrupos e em plenária serão realizadas durante os encontros.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que, ao final do projeto, os participantes tenham desempenhado as tarefas solicitadas a contento e consigam obter aprovação na avaliação final de aproveitamento (nota igual ou superior a 7,0) e ter comparecido a 75% dos encontros.
O ministrante está acompanhando o grau de satisfação dos participantes através de sondagens e de questionário detalhado aplicado ao final da formação. Esse acompanhemento gerou participação no CIE e trabalho escrito pubilcado nos Anais de 2015.
Ao final do curso, espera-se a preparação de materiais didáticos on line, disponibilizados aos interessados, bem como novas abordagens do assunto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILSON RAMOS LOPES NETO
PAULA BRANCO DE ARAUJO BRAUNER6

Página gerada em 19/04/2024 04:45:21 (consulta levou 0.124013s)