Nome do Projeto
Efeitos do ensino generalizado do esporte durante as aulas de Educação Física Escolar no conhecimento tático processual de adolescentes
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
24/06/2024 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O esporte, por fazer parte da nossa cultura, está inserido como conteúdo da Educação Física escolar. Diante disto, ao longo dos anos discussões de como o mesmo deve ser ensinado, havendo críticas acerca do predomínio do ensino a partir de modelos prioritariamente voltados para o ensino da técnica. A partir dos anos 80 surgem propostas de ensino voltadas para a aprendizagem através da tática, estimulando a criatividade e tomadas de decisão para situações de jogo. Mesmo com os avanços das pesquisas na área da Pedagogia do esporte, ressaltando a importância desses modelos para o processo de ensino e aprendizagem do esporte, o ensino voltado para a técnica ainda predomina no ambiente escolar. No entanto, há crítica na literatura que as pesquisas estão distantes da prática pedagógica dos Professores. Nesse sentido, surge o tema de pesquisa “O ensino dos jogos esportivos coletivos no ambiente escolar através de uma abordagem de iniciação esportiva generalizada (IEG)” utilizada pelo Laboratório de estudos em esporte coletivo, que vêm trazendo resultados positivos nos aspectos atitudinais e nas habilidades motoras fundamentais de escolares. O objetivo do estudo será identificar os possíveis efeitos de uma intervenção de IEG para o ensino do esporte durante as aulas de educação física no conhecimento tático processual de escolares. Será realizado um estudo de método misto, com medidas pré e pós intervenção. Na abordagem quantitativa, será realizado um estudo experimental com randomização simples para grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). Na abordagem qualitativa será realizada uma pesquisa-ação. A unidade de amostra será composta por escolas da Rede Pública Municipal da Cidade de Canguçu-RS, sendo a amostra composta aproximadamente com 200 escolares do 6° ao 9° ano e Professores de Educação Física das respectivas escolas. A alocação dos grupos será realizada após a identificação do trabalho desenvolvido pelos Professores para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física. Para o GI serão selecionadas as turmas que os Professores tenham aproximação metodológica para o ensino do esporte voltado para tática. Estes professores receberão formação “Ensino do esporte no ambiente escolar: ensino-aprendizagem incidental”. Para o GC, serão selecionadas as turmas que os Professores tenham aproximação metodológica com o ensino do esporte com método voltado para técnica. Após 16 semanas de aulas, serão verificados os efeitos da intervenção com os escolares sobre as seguintes variáveis: Conhecimento tático processual, necessidades psicológicas básicas e motivação para as aulas de Educação Física. Já com os Professores será analisado os possíveis efeitos do curso de formação em suas práticas pedagógicas em relação ao ensino dos jogos esportivos coletivos nas aulas de Educação Física. Como resultados, esperamos que após o término da intervenção os participantes do GI apresentarão melhoras nas variáveis investigadas, em relação aos participantes do GC, e a que a formação tenha efeitos positivos na prática pedagógica dos Professores de Educação Física.

Objetivo Geral

identificar os possíveis efeitos de uma intervenção de IEG para o ensino do esporte durante as aulas de educação física no conhecimento tático processual de escolares.

Justificativa

O esporte, por fazer parte da nossa cultura, está inserido como conteúdo da Educação Física escolar. Diante disto, ao longo dos anos discussões de como o mesmo deve ser ensinado, havendo críticas acerca do predomínio do ensino a partir de modelos prioritariamente voltados para o ensino da técnica. A partir dos anos 80 surgem propostas de ensino voltadas para a aprendizagem através da tática, estimulando a criatividade e tomadas de decisão para situações de jogo. Mesmo com os avanços das pesquisas na área da Pedagogia do esporte, ressaltando a importância desses modelos para o processo de ensino e aprendizagem do esporte, o ensino voltado para a técnica ainda predomina no ambiente escolar. No entanto, há crítica na literatura que as pesquisas estão distantes da prática pedagógica dos Professores. Nesse sentido, surge o tema de pesquisa “O ensino dos jogos esportivos coletivos no ambiente escolar através de uma abordagem de iniciação esportiva generalizada (IEG)” utilizada pelo Laboratório de estudos em esporte coletivo, que vêm trazendo resultados positivos nos aspectos atitudinais e nas habilidades motoras fundamentais de escolares.

Metodologia

Será realizado um estudo de método misto, com medidas pré e pós intervenção. Na abordagem quantitativa, será realizado um estudo experimental com randomização simples para grupo intervenção (GI) e grupo controle (GC). Na abordagem qualitativa será realizada uma pesquisa-ação. A unidade de amostra será composta por escolas da Rede Pública Municipal da Cidade de Canguçu-RS, sendo a amostra composta aproximadamente com 200 escolares do 6° ao 9° ano e Professores de Educação Física das respectivas escolas. A alocação dos grupos será realizada após a identificação do trabalho desenvolvido pelos Professores para o ensino do esporte nas aulas de Educação Física. Para o GI serão selecionadas as turmas que os Professores tenham aproximação metodológica para o ensino do esporte voltado para tática. Estes professores receberão formação “Ensino do esporte no ambiente escolar: ensino-aprendizagem incidental”. Para o GC, serão selecionadas as turmas que os Professores tenham aproximação metodológica com o ensino do esporte com método voltado para técnica. Após 16 semanas de aulas, serão verificados os efeitos da intervenção com os escolares sobre as seguintes variáveis: Conhecimento tático processual, necessidades psicológicas básicas e motivação para as aulas de Educação Física. Já com os Professores será analisado os possíveis efeitos do curso de
formação em suas práticas pedagógicas em relação ao ensino dos jogos esportivos coletivos nas aulas de Educação Física.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, esperamos que após o término da intervenção os participantes do GI apresentarão melhoras nas variáveis investigadas, em relação aos participantes do GC, e a que a formação tenha efeitos positivos na prática pedagógica dos Professores de Educação Física.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCIÉLE DA SILVA RIBEIRO
GABRIEL GUSTAVO BERGMANN8

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