Nome do Projeto
Estudos em Jogos, Mídia e Cultura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Projeto unificado visando acompanhar as pesquisas, ações e estudos envolvendo jogos (digitais ou não), mídia e cultura, através de um viés dos estudos das Ciências da Comunicação, dando continuidade à pesquisa realizada em minha tese de doutorado em Ciências da Comunicação, pela Unisinos (AGUIAR, 2018), de forma crítica e contextualizada com as condições sócio-político-culturais contemporâneas. São previstas ações de ensino sob a forma da criação de um grupo de estudos sobre jogos, junto com discentes e docentes do curso de Design de Jogos da UFPel, ações de pesquisa, sob a forma de levantamento e análise da produção acadêmica sobre jogos enquanto artefatos midiáticos (no viés da Midiatização) e culturais, com enfoque na produção nacional, e ações de extensão, realizando oficinas ou exposições com base nos conhecimentos gerados pelo projeto. É prevista ainda a materialização desses conhecimentos e atividades de pesquisa sob a forma de trabalhos submetidos a publicações e eventos acadêmicos da área de estudos em jogos (game studies) e da Comunicação.
Objetivo Geral
Pesquisar, debater e produzir conhecimento sobre jogos, mídia e cultura, de maneira transversal e dialogada, envolvendo a comunidade acadêmica do curso de Design de Jogos da UFPel (docentes e discentes).
Concentrar minhas ações de estudo e pesquisa como parte de meu trabalho enquanto professor do magistério superior – 40h/DE.
Promover a divulgação dos trabalhos e produções feitos dentro do curso para a sociedade.
Incentivar parcerias com pesquisadores de outras instituições, buscando promover e estimular iniciativas compartilhadas.
Objetivos específicos:
- Operacionalizar conteúdos relativos aos interesses de pesquisa (jogos, mídia e cultura) nos materiais vistos em sala de aula.
- Organizar grupo de estudos sobre jogos, mídia e cultura com os discentes e docentes interessados.
- Captação de demandas da comunidade, de docentes e de discentes, dialogando essas demandas com os interesses da pesquisa.
- Captar discentes interessados em terem experiência com iniciação científica.
- Promover encontros (semanais ou quinzenais, a decidir) com o grupo, para discutir jogos, textos e trabalhos relacionados.
- Produzir, coletivamente, conhecimento sobre os temas, sob a forma de artigos submetidos a eventos acadêmicos, e jogos (ou outro produto cultural equivalente) que operacionalize os saberes trabalhados nas ações do projeto.
Concentrar minhas ações de estudo e pesquisa como parte de meu trabalho enquanto professor do magistério superior – 40h/DE.
Promover a divulgação dos trabalhos e produções feitos dentro do curso para a sociedade.
Incentivar parcerias com pesquisadores de outras instituições, buscando promover e estimular iniciativas compartilhadas.
Objetivos específicos:
- Operacionalizar conteúdos relativos aos interesses de pesquisa (jogos, mídia e cultura) nos materiais vistos em sala de aula.
- Organizar grupo de estudos sobre jogos, mídia e cultura com os discentes e docentes interessados.
- Captação de demandas da comunidade, de docentes e de discentes, dialogando essas demandas com os interesses da pesquisa.
- Captar discentes interessados em terem experiência com iniciação científica.
- Promover encontros (semanais ou quinzenais, a decidir) com o grupo, para discutir jogos, textos e trabalhos relacionados.
- Produzir, coletivamente, conhecimento sobre os temas, sob a forma de artigos submetidos a eventos acadêmicos, e jogos (ou outro produto cultural equivalente) que operacionalize os saberes trabalhados nas ações do projeto.
Justificativa
Necessidade de tanto dar continuidade a meus interesses de pesquisa dentro da UFPel, como professor do magistério superior nessa instituição, no curso de Design de Jogos, como realizar ações de ensino, pesquisa e extensão dentro do escopo desses interesses, articulando e dialogando com o projeto "Ações em Design de Jogos", do curso de Design de Jogos, fortalecendo a consolidação do curso de Design de Jogos da UFPel.
Metodologia
Pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, pesquisa documental e de campo, levantamento do estado da arte da pesquisa de jogos sob o viés da Comunicação e da Midiatização, seguindo uma abordagem quali-quantitativa.
Indicadores, Metas e Resultados
Ao fim do projeto espero ter consolidado um grupo de pesquisas dentro da UFPel em fluxo contínuo que aborde pesquisas sobre jogos, mídia e cultura, que estude de maneira transversal esses temas, dialogando com as áreas de estudos em jogos (game studies) e Ciências da Comunicação, com espaço para acolhimento de iniciações científicas e submissão e publicação de trabalhos em eventos acadêmicas que contemplem as áreas de interesse do projeto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BERNARDO CORTIZO DE AGUIAR | 7 | ||
CAMILLE DE CARVALHO DENUZZI | |||
CHARLES NICOLAS SALINAS MACHADO | |||
DAVI FREDERICO DO AMARAL DENARDI | 2 | ||
GABRIELLA RATIS AIRES COSTA | |||
ISABELLA AZZOLIN FONTANARI | |||
JOSE ARCHANJO CHRISTO NETO | |||
LAVINIA NUNES DE AVILA | |||
MONICA LIMA DE FARIA | 2 |