Nome do Projeto
Estudos em Jogos, Mídia e Cultura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/07/2024 - 01/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Projeto unificado visando acompanhar as pesquisas, ações e estudos envolvendo jogos (digitais ou não), mídia e cultura, através de um viés dos estudos das Ciências da Comunicação, dando continuidade à pesquisa realizada em minha tese de doutorado em Ciências da Comunicação, pela Unisinos (AGUIAR, 2018), de forma crítica e contextualizada com as condições sócio-político-culturais contemporâneas. São previstas ações de ensino sob a forma da criação de um grupo de estudos sobre jogos, junto com discentes e docentes do curso de Design de Jogos da UFPel, ações de pesquisa, sob a forma de levantamento e análise da produção acadêmica sobre jogos enquanto artefatos midiáticos (no viés da Midiatização) e culturais, com enfoque na produção nacional, e ações de extensão, realizando oficinas ou exposições com base nos conhecimentos gerados pelo projeto. É prevista ainda a materialização desses conhecimentos e atividades de pesquisa sob a forma de trabalhos submetidos a publicações e eventos acadêmicos da área de estudos em jogos (game studies) e da Comunicação.

Objetivo Geral

Pesquisar, debater e produzir conhecimento sobre jogos, mídia e cultura, de maneira transversal e dialogada, envolvendo a comunidade acadêmica do curso de Design de Jogos da UFPel (docentes e discentes).
Concentrar minhas ações de estudo e pesquisa como parte de meu trabalho enquanto professor do magistério superior – 40h/DE.
Promover a divulgação dos trabalhos e produções feitos dentro do curso para a sociedade.
Incentivar parcerias com pesquisadores de outras instituições, buscando promover e estimular iniciativas compartilhadas.

Objetivos específicos:
- Operacionalizar conteúdos relativos aos interesses de pesquisa (jogos, mídia e cultura) nos materiais vistos em sala de aula.
- Organizar grupo de estudos sobre jogos, mídia e cultura com os discentes e docentes interessados.
- Captação de demandas da comunidade, de docentes e de discentes, dialogando essas demandas com os interesses da pesquisa.
- Captar discentes interessados em terem experiência com iniciação científica.
- Promover encontros (semanais ou quinzenais, a decidir) com o grupo, para discutir jogos, textos e trabalhos relacionados.
- Produzir, coletivamente, conhecimento sobre os temas, sob a forma de artigos submetidos a eventos acadêmicos, e jogos (ou outro produto cultural equivalente) que operacionalize os saberes trabalhados nas ações do projeto.

Justificativa

Necessidade de tanto dar continuidade a meus interesses de pesquisa dentro da UFPel, como professor do magistério superior nessa instituição, no curso de Design de Jogos, como realizar ações de ensino, pesquisa e extensão dentro do escopo desses interesses, articulando e dialogando com o projeto "Ações em Design de Jogos", do curso de Design de Jogos, fortalecendo a consolidação do curso de Design de Jogos da UFPel.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, pesquisa documental e de campo, levantamento do estado da arte da pesquisa de jogos sob o viés da Comunicação e da Midiatização, seguindo uma abordagem quali-quantitativa.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao fim do projeto espero ter consolidado um grupo de pesquisas dentro da UFPel em fluxo contínuo que aborde pesquisas sobre jogos, mídia e cultura, que estude de maneira transversal esses temas, dialogando com as áreas de estudos em jogos (game studies) e Ciências da Comunicação, com espaço para acolhimento de iniciações científicas e submissão e publicação de trabalhos em eventos acadêmicas que contemplem as áreas de interesse do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BERNARDO CORTIZO DE AGUIAR7
CAMILLE DE CARVALHO DENUZZI
CHARLES NICOLAS SALINAS MACHADO
DAVI FREDERICO DO AMARAL DENARDI2
GABRIELLA RATIS AIRES COSTA
ISABELLA AZZOLIN FONTANARI
JOSE ARCHANJO CHRISTO NETO
LAVINIA NUNES DE AVILA
MONICA LIMA DE FARIA2

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