Nome do Projeto
Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/09/2024 - 21/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?” tem como intuito a promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo à pesquisa e à extensão. A preocupação com a capacitação dos alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFPel para a pesquisa acadêmica foi o norte mobilizador do projeto. Serão realizados dois encontros, nos quais ocorrerão minicursos sobre temáticas que envolvem desde a elaboração de um projeto de pesquisa, as diversas metodologias possíveis e o desenvolvimento teórico de um trabalho. A proposta compreende momentos de discussão, reflexão e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos participantes no espaço universitário.

Objetivo Geral

O projeto objetiva promover a capacitação de estudantes da graduação e pós-graduação para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, incitando uma reflexão sobre a produção de conhecimento na Universidade e seu desenvolvimento no âmbito da Faculdade de Direito da UFPel.

Justificativa

O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?”, surge a partir da observação da necessidade de maior aprofundamento, junto aos estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas, dos aspectos que envolvem a pesquisa científica.
A promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão no âmbito da Universidade Pública constitui cerne de uma proposta de ensino emancipatória e promotora de cidadania democrática e justiça social.
Constituindo pilares da educação, a pesquisa e a extensão promovem a reflexão crítica e aproximam os estudantes da prática científica voltada ao social, possibilitando uma melhor compreensão da realidade e da possibilidade de transformação por meio da educação e do direito.
O processo de formação de novos pesquisadores perpassa as discussões propostas neste Projeto. Compreender-se enquanto agente promotor de ciência e de conhecimento envolve a reflexão sobre a construção dos saberes que se promovem e se multiplicam na academia e a forma como observamos o cenário da ciência no Brasil.
O Projeto está ancorado na premissa de que o acesso e a construção do conhecimento devem ser plurais e diversos em seu conteúdo, em suas perspectivas, metodologias e referenciais. A ênfase está na importância de expandir o olhar da pesquisa para uma perspectiva que desenvolva a consciência, a curiosidade e a criticidade (FREIRE, 2021), ensejando o ensino de cidadãos que se coloquem enquanto sujeitos e não sujeitados, que pensem e não sejam pensados (Demo, 2002). Nesse sentido, a ciência e a pesquisa científica constituem ferramentas para o debate e a reflexão sobre a inclusão e a ampliação do acesso ao conhecimento jurídico.
A idealização da “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas” é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico”. O desenvolvimento do Projeto é coordenado pelas Professoras Caroline Bianca Graeff (professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”), Ana Clara Corrêa Henning (professora do PPGD e da Faculdade de Direito/UFPel, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”) e Mari Cristina de Freitas Fagundes (professora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”).

Metodologia

As oficinas envolverão minicursos sobre as temáticas propostas, momentos de discussão e reflexão com os participantes e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos mesmos, seja em relação às disciplinas e projetos dos quais fazem parte os graduandos, ou no que se refere à elaboração dos projetos de dissertação dos pós-graduandos participantes.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados, espera-se a capacitação dos participantes nas seguintes temáticas:
- Estruturação de um projeto de pesquisa;
- Abordagens metodológicas que servem de norte em estudos acadêmicos: pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, entrevista, aplicação de questionário, dentre outras metodologias reconhecidas;
- Habilitação para realização de pesquisa documental em sites e revistas relevantes da área, bem como para a realização de pesquisa em sistema de acesso à jurisprudência dos Tribunais;
- Leitura de artigos científicos, observação dos tópicos que figuram no texto e a elaboração de fichamentos das leituras realizadas;
- Desenvolvimento do referencial teórico de um artigo, destacando os elementos que se constituem essenciais à sua elaboração, as formas de citação e as regras para a referenciação de textos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLARA CORREA HENNING9
ANDREW SILVA BENEVENTANA
CAROLINE BIANCA GRAEFF10
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES8
MARIA EDUARDA ROJA LANG
PEDRO BUENO LOPES

Página gerada em 07/09/2024 20:24:47 (consulta levou 0.107498s)