Nome do Projeto
Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/09/2024 - 21/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?” tem como intuito a promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo à pesquisa e à extensão. A preocupação com a capacitação dos alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFPel para a pesquisa acadêmica foi o norte mobilizador do projeto. Serão realizados dois encontros, nos quais ocorrerão minicursos sobre temáticas que envolvem desde a elaboração de um projeto de pesquisa, as diversas metodologias possíveis e o desenvolvimento teórico de um trabalho. A proposta compreende momentos de discussão, reflexão e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos participantes no espaço universitário.
Objetivo Geral
O projeto objetiva promover a capacitação de estudantes da graduação e pós-graduação para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, incitando uma reflexão sobre a produção de conhecimento na Universidade e seu desenvolvimento no âmbito da Faculdade de Direito da UFPel.
Justificativa
O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?”, surge a partir da observação da necessidade de maior aprofundamento, junto aos estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas, dos aspectos que envolvem a pesquisa científica.
A promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão no âmbito da Universidade Pública constitui cerne de uma proposta de ensino emancipatória e promotora de cidadania democrática e justiça social.
Constituindo pilares da educação, a pesquisa e a extensão promovem a reflexão crítica e aproximam os estudantes da prática científica voltada ao social, possibilitando uma melhor compreensão da realidade e da possibilidade de transformação por meio da educação e do direito.
O processo de formação de novos pesquisadores perpassa as discussões propostas neste Projeto. Compreender-se enquanto agente promotor de ciência e de conhecimento envolve a reflexão sobre a construção dos saberes que se promovem e se multiplicam na academia e a forma como observamos o cenário da ciência no Brasil.
O Projeto está ancorado na premissa de que o acesso e a construção do conhecimento devem ser plurais e diversos em seu conteúdo, em suas perspectivas, metodologias e referenciais. A ênfase está na importância de expandir o olhar da pesquisa para uma perspectiva que desenvolva a consciência, a curiosidade e a criticidade (FREIRE, 2021), ensejando o ensino de cidadãos que se coloquem enquanto sujeitos e não sujeitados, que pensem e não sejam pensados (Demo, 2002). Nesse sentido, a ciência e a pesquisa científica constituem ferramentas para o debate e a reflexão sobre a inclusão e a ampliação do acesso ao conhecimento jurídico.
A idealização da “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas” é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico”. O desenvolvimento do Projeto é coordenado pelas Professoras Caroline Bianca Graeff (professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”), Ana Clara Corrêa Henning (professora do PPGD e da Faculdade de Direito/UFPel, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”) e Mari Cristina de Freitas Fagundes (professora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”).
A promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão no âmbito da Universidade Pública constitui cerne de uma proposta de ensino emancipatória e promotora de cidadania democrática e justiça social.
Constituindo pilares da educação, a pesquisa e a extensão promovem a reflexão crítica e aproximam os estudantes da prática científica voltada ao social, possibilitando uma melhor compreensão da realidade e da possibilidade de transformação por meio da educação e do direito.
O processo de formação de novos pesquisadores perpassa as discussões propostas neste Projeto. Compreender-se enquanto agente promotor de ciência e de conhecimento envolve a reflexão sobre a construção dos saberes que se promovem e se multiplicam na academia e a forma como observamos o cenário da ciência no Brasil.
O Projeto está ancorado na premissa de que o acesso e a construção do conhecimento devem ser plurais e diversos em seu conteúdo, em suas perspectivas, metodologias e referenciais. A ênfase está na importância de expandir o olhar da pesquisa para uma perspectiva que desenvolva a consciência, a curiosidade e a criticidade (FREIRE, 2021), ensejando o ensino de cidadãos que se coloquem enquanto sujeitos e não sujeitados, que pensem e não sejam pensados (Demo, 2002). Nesse sentido, a ciência e a pesquisa científica constituem ferramentas para o debate e a reflexão sobre a inclusão e a ampliação do acesso ao conhecimento jurídico.
A idealização da “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas” é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico”. O desenvolvimento do Projeto é coordenado pelas Professoras Caroline Bianca Graeff (professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”), Ana Clara Corrêa Henning (professora do PPGD e da Faculdade de Direito/UFPel, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”) e Mari Cristina de Freitas Fagundes (professora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”).
Metodologia
As oficinas envolverão minicursos sobre as temáticas propostas, momentos de discussão e reflexão com os participantes e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos mesmos, seja em relação às disciplinas e projetos dos quais fazem parte os graduandos, ou no que se refere à elaboração dos projetos de dissertação dos pós-graduandos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, espera-se a capacitação dos participantes nas seguintes temáticas:
- Estruturação de um projeto de pesquisa;
- Abordagens metodológicas que servem de norte em estudos acadêmicos: pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, entrevista, aplicação de questionário, dentre outras metodologias reconhecidas;
- Habilitação para realização de pesquisa documental em sites e revistas relevantes da área, bem como para a realização de pesquisa em sistema de acesso à jurisprudência dos Tribunais;
- Leitura de artigos científicos, observação dos tópicos que figuram no texto e a elaboração de fichamentos das leituras realizadas;
- Desenvolvimento do referencial teórico de um artigo, destacando os elementos que se constituem essenciais à sua elaboração, as formas de citação e as regras para a referenciação de textos.
- Estruturação de um projeto de pesquisa;
- Abordagens metodológicas que servem de norte em estudos acadêmicos: pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, entrevista, aplicação de questionário, dentre outras metodologias reconhecidas;
- Habilitação para realização de pesquisa documental em sites e revistas relevantes da área, bem como para a realização de pesquisa em sistema de acesso à jurisprudência dos Tribunais;
- Leitura de artigos científicos, observação dos tópicos que figuram no texto e a elaboração de fichamentos das leituras realizadas;
- Desenvolvimento do referencial teórico de um artigo, destacando os elementos que se constituem essenciais à sua elaboração, as formas de citação e as regras para a referenciação de textos.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| Débora Alessandra Peter | |||
| AGHATE CECILIA JAHN DOS SANTOS | |||
| AGNES LUCAS DA SILVA GONCALVES | |||
| ALEXANDRE CORRÊA DE OLIVEIRA | |||
| ALEXANDRE COSTA DA SILVA | |||
| ANA CAROLINA FERREIRA COSTA | |||
| ANA CLARA CORREA HENNING | 9 | ||
| ANALIEL MALUE BORBA LEMOS | |||
| ANDREW SILVA BENEVENTANA | |||
| ANNIELY TAYLLA TEIXEIRA DA SILVA | |||
| ANTONELLA GARCIA NOGUEZ | |||
| ARTHUR COLLARES EBERT HAMM | |||
| ARTHUR NIZOLI ALMEIDA | |||
| BIANCA HOFS LEITZKE | |||
| BRUNO VICTOR VALE ROGERIO | |||
| CAMILA RAIANE MOURA DA SILVA | |||
| CARLOS AUGUSTO BRUN DE MARTINI | |||
| CARLOS HENRIQUE RODRIGUES ROQUE | |||
| CAROLINA DA FONTOURA MORAES | |||
| CAROLINA ROSA DE OLIVEIRA SILVA | |||
| CAROLINE BIANCA GRAEFF | 10 | ||
| DAVI RODRIGUES PERES | |||
| DIOGO SANTOS ROCHA | |||
| EDUARDA LESSA BILHALVA | |||
| EDUARDA PETERS SEUS | |||
| EDUARDA VILLELA GONCALVES | |||
| EDUARDO PETER | |||
| ERIKA CEZARIO GOMES | |||
| ESTER DOS SANTOS FERREIRA | |||
| FILIPE PEREIRA ALVES TEIXEIRA | |||
| FRANCIELE ALMEIDA MACIEL | |||
| FRANCIELE CAIPU VIEIRA | |||
| GABRIEL PEDROZO BRAGA | |||
| GABRIELA PICCOLO CARVALHO | |||
| GABRIELLE DE OLIVEIRA LUCAS | |||
| GREICE FURTADO DOS REIS | |||
| GUILHERME CASTILHO OBERER | |||
| GUILHERME MARTINS DOS SANTOS | |||
| HELOISA HELENA GOULARTE DE OLIVEIRA | |||
| HENRIQUE WILLE BUSS | |||
| HIMIKO HAIDUK DE OLIVEIRA | |||
| HUDSON BRITO VIANA | |||
| INACIO LOPES DE CANDIA | |||
| INGRID NOGUEIRA FERRAZ | |||
| JOAO PEDRO LOPES OLIVEIRA | |||
| JULIA MARIA PEREIRA DE BARROS | |||
| JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
| KAROLAINE PERES VIEGAS | |||
| KAUE SPIERING | |||
| KETLYN NICOLY CESAR DE OLIVEIRA | |||
| LARISSA DA SILVA BORGES | |||
| LAURIANE GONCALVEZ MACHADO | |||
| LISA ECCEL DALMOLIN | |||
| LUANA BORGES MACHADO | |||
| MANOELA PEROZZI GAMEIRO | |||
| MANUELA LOPES VIGHI | |||
| MARCELA CHAVES CURI | |||
| MARCO ANTONIO DELIAS COELHO | |||
| MARCOS IGOR RESAFFE BARROS | |||
| MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 8 | ||
| MARIA EDUARDA BESKOW GOIA | |||
| MARIA EDUARDA BIEGER FERNANDES | |||
| MARIA EDUARDA BRAHM GOUVEA | |||
| MARIA EDUARDA ROJA LANG | |||
| MARTINA USZASKI SOUZA DE AVILA | |||
| MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
| OLIVIO TEIXEIRA DE LEON SOARES | |||
| PEDRO BUENO LOPES | |||
| PEDRO GUIMARAES PROCASKO | |||
| RAFAELA FONSECA VARGAS | |||
| ROSIMERI NUNES BORGES | |||
| SABRINA ANDERSEN | |||
| SAMARA DA SILVA FERREIRA | |||
| SIBELE FLORES ULGUIM PLAMER | |||
| TAILA KARINE PROBST | |||
| THAÍS VALIM BARBOSA ALVES |