Nome do Projeto
Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
07/09/2024 - 21/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?” tem como intuito a promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo à pesquisa e à extensão. A preocupação com a capacitação dos alunos da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFPel para a pesquisa acadêmica foi o norte mobilizador do projeto. Serão realizados dois encontros, nos quais ocorrerão minicursos sobre temáticas que envolvem desde a elaboração de um projeto de pesquisa, as diversas metodologias possíveis e o desenvolvimento teórico de um trabalho. A proposta compreende momentos de discussão, reflexão e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos participantes no espaço universitário.
Objetivo Geral
O projeto objetiva promover a capacitação de estudantes da graduação e pós-graduação para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, incitando uma reflexão sobre a produção de conhecimento na Universidade e seu desenvolvimento no âmbito da Faculdade de Direito da UFPel.
Justificativa
O projeto “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas: escritos jurídicos para quem?”, surge a partir da observação da necessidade de maior aprofundamento, junto aos estudantes da graduação e da pós-graduação do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas, dos aspectos que envolvem a pesquisa científica.
A promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão no âmbito da Universidade Pública constitui cerne de uma proposta de ensino emancipatória e promotora de cidadania democrática e justiça social.
Constituindo pilares da educação, a pesquisa e a extensão promovem a reflexão crítica e aproximam os estudantes da prática científica voltada ao social, possibilitando uma melhor compreensão da realidade e da possibilidade de transformação por meio da educação e do direito.
O processo de formação de novos pesquisadores perpassa as discussões propostas neste Projeto. Compreender-se enquanto agente promotor de ciência e de conhecimento envolve a reflexão sobre a construção dos saberes que se promovem e se multiplicam na academia e a forma como observamos o cenário da ciência no Brasil.
O Projeto está ancorado na premissa de que o acesso e a construção do conhecimento devem ser plurais e diversos em seu conteúdo, em suas perspectivas, metodologias e referenciais. A ênfase está na importância de expandir o olhar da pesquisa para uma perspectiva que desenvolva a consciência, a curiosidade e a criticidade (FREIRE, 2021), ensejando o ensino de cidadãos que se coloquem enquanto sujeitos e não sujeitados, que pensem e não sejam pensados (Demo, 2002). Nesse sentido, a ciência e a pesquisa científica constituem ferramentas para o debate e a reflexão sobre a inclusão e a ampliação do acesso ao conhecimento jurídico.
A idealização da “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas” é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico”. O desenvolvimento do Projeto é coordenado pelas Professoras Caroline Bianca Graeff (professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”), Ana Clara Corrêa Henning (professora do PPGD e da Faculdade de Direito/UFPel, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”) e Mari Cristina de Freitas Fagundes (professora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”).
A promoção do interesse pela produção do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão no âmbito da Universidade Pública constitui cerne de uma proposta de ensino emancipatória e promotora de cidadania democrática e justiça social.
Constituindo pilares da educação, a pesquisa e a extensão promovem a reflexão crítica e aproximam os estudantes da prática científica voltada ao social, possibilitando uma melhor compreensão da realidade e da possibilidade de transformação por meio da educação e do direito.
O processo de formação de novos pesquisadores perpassa as discussões propostas neste Projeto. Compreender-se enquanto agente promotor de ciência e de conhecimento envolve a reflexão sobre a construção dos saberes que se promovem e se multiplicam na academia e a forma como observamos o cenário da ciência no Brasil.
O Projeto está ancorado na premissa de que o acesso e a construção do conhecimento devem ser plurais e diversos em seu conteúdo, em suas perspectivas, metodologias e referenciais. A ênfase está na importância de expandir o olhar da pesquisa para uma perspectiva que desenvolva a consciência, a curiosidade e a criticidade (FREIRE, 2021), ensejando o ensino de cidadãos que se coloquem enquanto sujeitos e não sujeitados, que pensem e não sejam pensados (Demo, 2002). Nesse sentido, a ciência e a pesquisa científica constituem ferramentas para o debate e a reflexão sobre a inclusão e a ampliação do acesso ao conhecimento jurídico.
A idealização da “Oficina de pesquisa e escrita acadêmicas” é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar: arte e construção do conhecimento jurídico”. O desenvolvimento do Projeto é coordenado pelas Professoras Caroline Bianca Graeff (professora do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”), Ana Clara Corrêa Henning (professora do PPGD e da Faculdade de Direito/UFPel, coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”) e Mari Cristina de Freitas Fagundes (professora do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais/UFPel, integrante do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão “Inventar”).
Metodologia
As oficinas envolverão minicursos sobre as temáticas propostas, momentos de discussão e reflexão com os participantes e orientações das atividades de pesquisa realizadas pelos mesmos, seja em relação às disciplinas e projetos dos quais fazem parte os graduandos, ou no que se refere à elaboração dos projetos de dissertação dos pós-graduandos participantes.
Indicadores, Metas e Resultados
Como resultados, espera-se a capacitação dos participantes nas seguintes temáticas:
- Estruturação de um projeto de pesquisa;
- Abordagens metodológicas que servem de norte em estudos acadêmicos: pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, entrevista, aplicação de questionário, dentre outras metodologias reconhecidas;
- Habilitação para realização de pesquisa documental em sites e revistas relevantes da área, bem como para a realização de pesquisa em sistema de acesso à jurisprudência dos Tribunais;
- Leitura de artigos científicos, observação dos tópicos que figuram no texto e a elaboração de fichamentos das leituras realizadas;
- Desenvolvimento do referencial teórico de um artigo, destacando os elementos que se constituem essenciais à sua elaboração, as formas de citação e as regras para a referenciação de textos.
- Estruturação de um projeto de pesquisa;
- Abordagens metodológicas que servem de norte em estudos acadêmicos: pesquisa qualitativa e quantitativa, estudo de caso, entrevista, aplicação de questionário, dentre outras metodologias reconhecidas;
- Habilitação para realização de pesquisa documental em sites e revistas relevantes da área, bem como para a realização de pesquisa em sistema de acesso à jurisprudência dos Tribunais;
- Leitura de artigos científicos, observação dos tópicos que figuram no texto e a elaboração de fichamentos das leituras realizadas;
- Desenvolvimento do referencial teórico de um artigo, destacando os elementos que se constituem essenciais à sua elaboração, as formas de citação e as regras para a referenciação de textos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Débora Alessandra Peter | |||
AGHATE CECILIA JAHN DOS SANTOS | |||
AGNES LUCAS DA SILVA GONCALVES | |||
ALEXANDRE CORRÊA DE OLIVEIRA | |||
ALEXANDRE COSTA DA SILVA | |||
ANA CAROLINA FERREIRA COSTA | |||
ANA CLARA CORREA HENNING | 9 | ||
ANALIEL MALUE BORBA LEMOS | |||
ANDREW SILVA BENEVENTANA | |||
ANNIELY TAYLLA TEIXEIRA DA SILVA | |||
ANTONELLA GARCIA NOGUEZ | |||
ARTHUR COLLARES EBERT HAMM | |||
ARTHUR NIZOLI ALMEIDA | |||
BIANCA HOFS LEITZKE | |||
BRUNO VICTOR VALE ROGERIO | |||
CAMILA RAIANE MOURA DA SILVA | |||
CARLOS AUGUSTO BRUN DE MARTINI | |||
CARLOS HENRIQUE RODRIGUES ROQUE | |||
CAROLINA DA FONTOURA MORAES | |||
CAROLINA ROSA DE OLIVEIRA SILVA | |||
CAROLINE BIANCA GRAEFF | 10 | ||
DAVI RODRIGUES PERES | |||
DIOGO SANTOS ROCHA | |||
EDUARDA LESSA BILHALVA | |||
EDUARDA PETERS SEUS | |||
EDUARDA VILLELA GONCALVES | |||
EDUARDO PETER | |||
ERIKA RODRIGUES CEZARIO | |||
ESTER DOS SANTOS FERREIRA | |||
FILIPE PEREIRA ALVES TEIXEIRA | |||
FRANCIELE ALMEIDA MACIEL | |||
FRANCIELE CAIPU VIEIRA | |||
GABRIEL PEDROZO BRAGA | |||
GABRIELA PICCOLO CARVALHO | |||
GABRIELLE DE OLIVEIRA LUCAS | |||
GREICE FURTADO DOS REIS | |||
GUILHERME CASTILHO OBERER | |||
GUILHERME MARTINS DOS SANTOS | |||
HELOISA HELENA GOULARTE DE OLIVEIRA | |||
HENRIQUE WILLE BUSS | |||
HUDSON BRITO VIANA | |||
INACIO LOPES DE CANDIA | |||
INGRID NOGUEIRA FERRAZ | |||
JOAO PEDRO LOPES OLIVEIRA | |||
JULIA MARIA PEREIRA DE BARROS | |||
JÚLIA FÁTIMA GONÇALVES TORRES | |||
KAROLAINE PERES VIEGAS | |||
KAUE SPIERING | |||
KETLYN NICOLY CESAR DE OLIVEIRA | |||
LARISSA DA SILVA BORGES | |||
LAURIANE GONCALVEZ MACHADO | |||
LISA ECCEL DALMOLIN | |||
LUANA BORGES MACHADO | |||
LUIS FRANCISCO HAIDUK DE OLIVEIRA | |||
MANOELA PEROZZI GAMEIRO | |||
MANUELA LOPES VIGHI | |||
MARCELA CHAVES CURI | |||
MARCO ANTONIO DELIAS COELHO | |||
MARCOS IGOR RESAFFE BARROS | |||
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 8 | ||
MARIA EDUARDA BESKOW GOIA | |||
MARIA EDUARDA BIEGER FERNANDES | |||
MARIA EDUARDA BRAHM GOUVEA | |||
MARIA EDUARDA ROJA LANG | |||
MARTINA USZASKI SOUZA DE AVILA | |||
MYLENA CAETANO PORCIUNCULA | |||
OLIVIO TEIXEIRA DE LEON SOARES | |||
PEDRO BUENO LOPES | |||
PEDRO GUIMARAES PROCASKO | |||
RAFAELA FONSECA VARGAS | |||
Rosimeri Nunes Borges | |||
SABRINA ANDERSEN | |||
SAMARA DA SILVA FERREIRA | |||
SIBELE FLORES ULGUIM PLAMER | |||
TAILA KARINE PROBST | |||
THAÍS VALIM BARBOSA ALVES |