Nome do Projeto
Jornadas Multilinguagens
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/08/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Formação de professores
Resumo
Jornadas de formação para professores e estudantes da Educação Básica de Pelotas e região através de oficinas multilinguagens e encontros com temas levantados pelas comunidades escolares e temas e ações organizadas pelos docentes e acadêmicos envolvidos no projeto e parceiros. Também envolve ações de discentes dos cursos de licenciatura do ensino superior em seus campos de trabalho.

Objetivo Geral

- Proporcionar aos professores da Educação Básica de Pelotas e Regão e acadêmicos dos cursos de licenciatura da UFPEL oportunidade de participarem de encontros, fóruns e oficinas que envolvam temas e ações que deem conta de questões levantadas por eles.
- Desenvolver ações de apoio multilinguagens com crianças, adolescentes e adultos de diferentes comunidades e escolas de Pelotas.

Justificativa

Com grande frequência somos procurados por docentes da educação básica com a solicitação de oferta de cursos que auxiliem com o trabalho com os conteúdos e ajudem a produzir materiais. Também somos procurados com solicitação de ofertas de cursos para estudantes do ensino médio e fundamental.
Como os docentes têm uma crescente demanda por apresentar propostas multidisciplinares de atividades com seus educandos, nossas Jornadas surgiram para atender essa demanda. E, através das ações dessas Jornadas, esperamos auxiliar os docentes envolvidos a superar as dificuldades que encontram com o ensino em suas escolas.
Esse projeto é vinculado às atividades de extensão do PPP dos cursos de Licenciatura em Pedagogia vespertino e noturno, estava cadastrado de 28/09/2019 à 03/03/2024, com o código: 1814.

Metodologia

- Preparação das oficinas segundo pesquisa de demanda com professores.
- Estudo em bibliografia atualizada e concernente aos temas propostos.
- Confecção de material didático alternativo para o desenvolvimento de metodologias.
- Encontros presenciais na sede do LAM (Laboratório Multilinguagens da UFPel), em escolas, associações de bairro e através de atividades a distância no ambiente virtual E-Projeto e em outros AVAs.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se a participação de professores, acadêmicos do ensino superior e estudantes da Educação Básica que desejem estudar tanto formas de ensinar quanto concepções de ensino e aprendizagem das áreas envolvidas nas oficinas multilinguagens, e com isso impactar suas práticas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA KLITZKE RADTKE
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ANA CAROLINA CASTILHOS GONCALVES
ANA GABRIELA FERREIRA MACIEL
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER
DANDARA LIMA CARDOSO
FATIMA CAVALHEIRO COSTA
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO1
IZADORA FEIJO DA SILVA
JOSIANE FERREIRA SOARES
LARISSA BORBA DE MIRANDA
LAURA VITORIA GOMES
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
NANCI DALLMANN GARCIA1
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA4
SABRINA PENNING

Página gerada em 21/12/2024 13:59:03 (consulta levou 0.318920s)