Nome do Projeto
Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade II
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/07/2024 - 31/07/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
Este projeto unificado, com ênfase em pesquisa, Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade II, dá continuidade ao projeto de pesquisa, Educação Algébrica: um panorama da escola à universidade. Ao longo de sua duração (2024-2028), pretende-se desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão para investigar o panorama da Educação Algébrica na Educação Básica.

Objetivo Geral

Partir do desenvolvimento sequencial das ações de ensino, pesquisa e extensão para conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, da Universidade Federal de Pelotas e outras Universidades mediante investigações acerca da teoria sobre o pensamento algébrico e propor, por meio de pesquisa, discussões acadêmicas e práticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos níveis da Educação Básica e Ensino Superior.

Justificativa

A discussão sobre a Educação Algébrica, ou seja, sobre o ensino de Álgebra tanto nas escolas da educação básica quanto nos cursos de licenciatura em Matemática, não é algo novo. Entretanto, as últimas alterações nos currículos da educação básica, em função da Base Nacional Comum Curricular, tende a movimentar esse cenário. É preciso investigar a questão e promover a implementação de seus resultados na formação inicial e continuada de professores de matemática.

Metodologia

A metodologia empregada neste projeto consiste na
1 . articulação entre as diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão;
2 . encontros semanais da equipe;
3 . estudos sistemáticos, organização e revisão teórica;
4 . pesquisa de campo em escolas públicas de Pelotas/RS, na UFPel e em outras Universidades;
5 . elaboração de relatório com atividades realizadas;
6 . avaliação constante de resultados obtidos.

Indicadores, Metas e Resultados

1 . Conhecer a Educação Algébrica de algumas escolas públicas de Pelotas/RS, da UFPel e de outras Universidades;
2 . Fortalecer a relação entre os conteúdos de Álgebra da educação básica e da educação superior;
3 . Elaborar propostas para o desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica e no Ensino Superior.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA MORGADO3
DANIELA STEVANIN HOFFMANN3
DION GUSTAVO OXLEY LEITE
FREDERICO DA ROSA BLANK

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