Nome do Projeto
Levantamento do Perfil do Visitante da Fenadoce, edição 2024
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
14/07/2024 - 14/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
Os eventos assumem, no contexto do Turismo, o papel de relevantes elementos capazes de impulsionar o fluxo turístico das localidades. Isso, pelo fato de que atraem visitantes (muitas vezes de outras regiões) os quais, inevitavelmente, se apropriam de serviços locais, gerando movimentação econômica. Não obstante, dependendo das temáticas a que se propõem os eventos, os mesmos ainda colaboram para a valorização de fazeres e saberes intrínsecos à comunidade. A Fenadoce, evento consolidado no município de Pelotas, RS e com ocorrência desde 1986 representa um desses eventos, cuja função, além do aspecto comercial (atração de visitantes para o consumo), também incentiva uma movimentação no destino e, em especial, o acesso à cultura doceira local, cerne da história do município. Diante do apresentado, o objetivo da presente proposta é: identificar o perfil do visitante da Fenadoce, edição 2024. A proposta nasce do desejo de desenvolvimento de um estudo continuado e anual junto aos acadêmicos do curso de Turismo, tomando como base a edição 2024, com ocorrência prevista justamente após um período de dificuldades vivenciada no estado, consequente de catástrofe climática. Trata-se ainda, de uma demanda da Prefeitura Municipal de Pelotas, Rs. O estudo em pauta caracteriza-se como quanti-qualitativo, de natureza aplicada e descritiva, gerado a partir de um levantamento bibliográfico e desenvolvimento de pesquisa de campo, executada durante a edição da feira entre os dias 17 de julho de 2024 e 04 de agosto de 2024. O estudo envolverá 38 acadêmicos do curso de Turismo da UFPEL, pertencentes aos mais diversos semestres do curso de Turismo.

Objetivo Geral

Identificar o perfil do visitante da Fenadoce, edição 2024

Justificativa

Inúmeras são as razões que justificam a elaboração da presentes proposta de pesquisa:

1- Importância da compreensão global da influência dos Eventos de grande porte no contexto das Localidades. Sendo assim, evidencia-se a relevância de sistematizar, anualmente, o desenvolvimento de uma pesquisa de tal natureza, de maneira com que, no futuro, seja possível uma análise apurada do mesmo, capaz de colaborar com sua comissão organizadora, na definição de estratégias ideias, ao mesmo tempo que compreender a influência dos eventos com a movimentação turística das localidades.

2- Outro elemento que justifica o desenvolvimento de referida pesquisa é a possibilidade de oportunizar aos acadêmicos do curso de Turismo da UFPEL, a vivência em um evento de grande porte, permitindo com que compreendam as frentes de trabalho relacionadas à organização e execução das atividades da Fenadoce, bem como o comportamento de seu público visitante. Da mesma forma, a participação em um evento como a Fenadoce poderá despertar nos acadêmicos a percepção de que a valorização cultural gastronômica é necessaria no contexto do turismo e das comunidades autóctones.

3- Por fim, como última justificativa, menciona-se a relevância da vivência acadêmica em processos de pesquisa. Possibilitar ao acadêmico a construção de uma ferramenta de coleta de dados, ida a campo, análise de dados, enriquece seu processo formativo.

Metodologia

Trata-se de um estudo de carater quanti-qualitativo e de natureza descritiva, que contará com uma etapa blibliográfica, com temáticas inerentes à organização de eventos; eventos culturais e eventos e turismo.

Ao mesmo tempo, será desenvolvida coleta de dados in loco, durante a execução da Fenadoce, edição 2024, que se dará partir da aplicação de um questionário aos visitantes da feira, composto de questões sócio-econômicas; questões relacionadas à percepção dos mesmos quanto à organização do evento e a relação do evento com a atividade turística local.

A coleta de dados acontecerá no período de 17 de julho de 2024 a 04 de agosto de 2024 ( durante a execução da feira) nos três turnos do dia.

Tomando como base o universo de visitante da edição 2023, que foi 314.000; considerando um nível de confiança de 95% e erro amostral de 6%, a intenção é de se aplicar, pelo menos 267 questionários durante o período.

A amostragem trabalhada será caracterizada por amostragem não probabilística, já que os respondentes da pesquisa deverão contar com um perfil pré-definido: indivíduos que sejam maior de idade e que estejam visitando o local ( não serão aceitos participantes que trabalham ou expõem no local).

Indicadores, Metas e Resultados

- Construção de um Relatório de Pesquisa a ser entregue à Comissão Organizadora do Evento e Prefeitura Municpal de Pelotas,RS.

- Confecção de trabalhos científicos ( Resumos ou Resumos expandidos para eventos) ou até mesmo confecção de artigo científico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR
ALFREDO PEREIRA DA SILVA NETO
ANA FRANCIELEN DOMINGUES DIAS
ANDRIELE GONCALVES LOPES
Andressa Medeiros Mota
BETTINA BIANCA KICH
CHAYDER FONSECA BOTELHO
CLAUDIA DA ROSA
CLOVIS GUILHERME TEIXEIRA JUNIOR
DEBORA WICHBOLDT DA SILVA
DENILTO MACIEL DIAS
DIULIANA DA SILVEIRA SCHIAVON
EVELYN DA SILVA DE ARAUJO
FABRICIO DE OLIVEIRA ISNARDI
GABRIEL DOS SANTOS FERNANDES TORRES
GUILHERME GARCIA VELASQUEZ4
JULIA TAJES CUNHA
Julia Abelaira da Silva
KLERMAN FARIAS DE FARIAS
LARISSA AMANDA BELMIRO LIMA
LILIAN SOARES DE SOUZA
LUCAS FERREIRA MOURA
LUCIMARI ACOSTA PEREIRA7
LUIZA SCOTI RODRIGUES
MAICON GULARTE MOREIRA7
MIDIA D AVILA SILVEIRA
MILENA BRUNETTA
Marcelo Lopes Lima
NATHAIS DA COSTA GADEA
NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS
REBECCA CHIVIACOWSKY CLARK
STEFANI QUEVEDO CASTRO RODRIGUES
SUHELEN DA SILVA GUIMARAES
Sabrina Froner Pedroso
VICTORIA HORNKE VOLTER BORBA

Página gerada em 19/01/2025 12:25:50 (consulta levou 0.143936s)