Nome do Projeto
Investigação do papel neuroprotetor de extrato padronizado de Ilex paraguaiensis em modelos experimentais de inflamação induzida por lipopolissacarídeo
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/07/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A inflamação, resposta de defesa do organismo a infecções ou lesões teciduais, quando ocorre de forma excessiva ou persistente está relacionada ao desenvolvimento e à progressão de várias doenças tais como depressão e Alzheimer, as quais apresentam alta prevalência no Brasil. Considerando que as doenças supracitadas possuem um grande impacto no cotidiano dos pacientes, causando perdas na qualidade de vida, e ainda que os tratamentos disponíveis não são totalmente eficazes, torna-se imprescindível a busca por novos agentes terapêuticos capazes de prevenir, reduzir ou tratar os efeitos deletérios relacionados aos processos inflamatórios. Neste contexto, destaca-se a Ilex paraguariensis (erva mate) um produto de consumo significativo pela população do Sul do Brasil. As propriedades farmacológicas já descritas como anti-inflamatória e neuroprotetora, tornam essa espécie uma fonte de bioativos com potencial aplicação para o manejo de doenças neurológicas centradas na inflamação. Desta forma, o objetivo desta proposta é avaliar o potencial terapêutico de extrato padronizado de I. paraguariensis na inflamação induzida por lipopolissacarídeo (LPS) utilizando estudos pré-clínicos (em cultivo de astrócitos e modelo animal de neuroinflamação). Os efeitos do extrato de I. paraguariensis serão analisados sobre a memória, marcadores inflamatórios, homeostase redox, sinalização purinérgica e colinérgica com o intuito de explorar os possíveis mecanismos de ação desse extrato.
Objetivo Geral
Determinar os mecanismos neuroprotetores de extrato padronizado de Ilex paraguaiensis na prevenção de insultos excitotóxicos induzidos pelo LPS em estudos in vitro e in vivo.