Nome do Projeto
Simplificando Política: segunda edição
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 01/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto propõe a segunda edição do “Simplificando Política”. A partir do envolvimento dos estudantes em discussões sobre conceitos básicos da área da Ciência Política e da elaboração de conteúdos digitais para o instagram e podcasts para o spotify, a proposta objetiva fomentar o conhecimento sobre política de modo acessível à comunidade externa e oportunizar o desenvolvimento e a qualificação da formação dos alunos do Curso de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel, através do ensino, da pesquisa e da extensão.
Objetivo Geral
O Projeto objetiva, através de um desenvolvimento calcado na correlação entre o ensino, a pesquisa e a prática extensionista, fomentar o envolvimento dos estudantes e da comunidade externa à UFPel com o conteúdo da Ciência Política. A proposta visa propiciar a aprendizagem e o aprofundamento de reflexões sobre conceitos básicos da política a partir do desenvolvimento, pelos estudantes, de conteúdos acessíveis e didáticos para disponibilização online, o fomento ao trabalho em equipe e à aprendizagem conjunta, bem como o estímulo à criatividade e à construção de conhecimento voltado à promoção da cidadania.
Justificativa
O projeto surge a partir da necessidade de oferecer aos alunos da Licenciatura e do Bacharelado do curso de Ciências Sociais da UFPel, oportunidades de participação em projetos de ensino, pesquisa e, sobretudo, atividades que incluam a extensão universitária.
Nessa integração entre os três pilares que compõe o ensino universitário, a extensão desempenha um papel fundamental na construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo um intercâmbio dinâmico de conhecimentos e práticas e propiciando aos estudantes enriquecer o aprendizado acadêmico.
A ideia da produção de conteúdo para disponibilização nas mídias digitais possibilita transpor as fronteiras da universidade e difundir um conhecimento político mais acessível ao público em geral. Também, a saída do ambiente acadêmico para o contato via ações diretas com a sociedade, integra o aluno com a realidade social, enriquece sua compreensão teórica, e o capacita a aplicar seus conhecimentos de maneira prática e significativa.
Ainda, as ações colaborativas entre professores e estudantes, tanto da Licenciatura como do Bacharelado em Ciências Sociais e alunos da Pós-Graduação em Ciência Política, fortalece as relações e os vínculos entre todos os envolvidos, o que contribui para a construção de uma identidade mais sólida com a área de ciência política, aprimorando a formação teórico-metodológica dos estudantes.
Nessa integração entre os três pilares que compõe o ensino universitário, a extensão desempenha um papel fundamental na construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo um intercâmbio dinâmico de conhecimentos e práticas e propiciando aos estudantes enriquecer o aprendizado acadêmico.
A ideia da produção de conteúdo para disponibilização nas mídias digitais possibilita transpor as fronteiras da universidade e difundir um conhecimento político mais acessível ao público em geral. Também, a saída do ambiente acadêmico para o contato via ações diretas com a sociedade, integra o aluno com a realidade social, enriquece sua compreensão teórica, e o capacita a aplicar seus conhecimentos de maneira prática e significativa.
Ainda, as ações colaborativas entre professores e estudantes, tanto da Licenciatura como do Bacharelado em Ciências Sociais e alunos da Pós-Graduação em Ciência Política, fortalece as relações e os vínculos entre todos os envolvidos, o que contribui para a construção de uma identidade mais sólida com a área de ciência política, aprimorando a formação teórico-metodológica dos estudantes.
Metodologia
O projeto envolverá três fases. Em um primeiro momento, se centra na discussão de conceitos introdutórios sobre política a partir da realização leituras, discussões e seminários sobre temáticas, como Estado, governo, poder, sociedade civil, partidos políticos, políticas públicas, dentre outros conceitos básicos da área. Para tanto, os alunos utilizarão como conteúdo base o livro de Bobbio, Matteucci e Pasquino, “Dicionário de Política”, realizando, ainda, pesquisa em literatura da área para complementar o desenvolvimento do assunto.
Serão realizados encontros quinzenais, nos quais será utilizada a abordagem expositiva de conteúdo, a apresentação de seminários pelos estudantes e discussões em grupo. Os estudantes serão divididos em trios, ficando cada grupo responsável por apresentar aos colegas um conceito específico. Além disso, deverão elaborar o material para o podcast e para o instagram sobre o assunto. Nos encontros, os alunos apresentarão o conceito trabalhado, bem como os textos utilizados na pesquisa e o roteiro para o conteúdo do podcast e dos materiais pra as mídias digitais, momento em que as discussões e trocas entre os integrantes do projeto permitirão o aperfeiçoamento e a revisão do conteúdo que será veiculado.
Em semanas intercaladas às discussões dos conteúdos propostos, serão realizadas as atividades de pesquisa e elaboração de conteúdos para as apresentações aos colegas, e para posterior publicação nas mídias sociais e gravação de podcast sobre o assunto discutido. A elaboração dos materiais contará com a supervisão dos coordenadores do projeto que realizarão a revisão da matéria antes de sua disponibilização via instagram e spotify à comunidade. A metodologia de pesquisa qualitativa será utilizada, através da técnica de revisão bibliográfica sistemática, para a elaboração dos conteúdos, permitindo aos estudantes conhecer e compreender a literatura, bem como analisar e sintetizar os dados pesquisados.
Na segunda etapa do projeto haverá um aprofundamento acerca dos temas anteriormente trabalhados, relacionando-os com temáticas contemporâneas, como, por exemplo, gênero, raça, ideologias, sistemas eleitorais e partidários, movimentos sociais, representação, populismo. Para tanto, a ideia é dividir os alunos em novos grupos, os quais realizarão entrevistas com membros da comunidade docente no âmbito de Departamento de Sociologia e Política da UFPel e, eventualmente, docentes de outros cursos e instituições, sobre os assuntos destacadas pelo projeto e relacionados às respectivas linhas de pesquisa dos docentes convidados. Estas entrevistas irão compor novos conteúdos para o podcast e para as páginas digitais do projeto.
Nesta etapa, os encontros quinzenais consistirão em momentos de discussão em grupo sobre as temáticas específicas que irão compor a segunda fase do projeto e elaboração das questões que direcionarão as entrevistas com os docentes convidados. Também poderão ser realizadas palestras, oficinas, workshops, mesas redondas e/ou lives sobre os assuntos, com convidados especializados na área, visando aprofundar o debate. Nas semanas em que não haverá os encontros, serão realizadas as entrevistas e editado os conteúdos para publicação.
Por fim, em um terceiro momento, propõe-se o intercâmbio direto dos alunos com a comunidade externa, a partir da metodologia da ação participante. Duas linhas de abordagem serão utilizadas. Com o objetivo de fomentar a educação política de jovens no seio da sociedade, o projeto levará a discussão dos conceitos e temáticas estudados para o interior de escolas públicas do Município de Pelotas, RS, propiciando um intercâmbio com estudantes e uma participação ativa dos integrantes do Projeto junto ao ensino e à promoção de cidadania fora do ambiente acadêmico universitário.
A segunda proposta envolverá a realização de intervenções em ambientes públicos da cidade com a comunidade externa para propiciar aos cidadãos levantarem questionamentos relacionados aos conceitos trabalhados no projeto. Estes questionamentos serão, posteriormente, objeto de discussões e pesquisa pelos alunos e, as respostas às dúvidas levantadas, constituirão novos conteúdos para as mídias digitais e para o podcast.
Serão realizados encontros quinzenais, nos quais será utilizada a abordagem expositiva de conteúdo, a apresentação de seminários pelos estudantes e discussões em grupo. Os estudantes serão divididos em trios, ficando cada grupo responsável por apresentar aos colegas um conceito específico. Além disso, deverão elaborar o material para o podcast e para o instagram sobre o assunto. Nos encontros, os alunos apresentarão o conceito trabalhado, bem como os textos utilizados na pesquisa e o roteiro para o conteúdo do podcast e dos materiais pra as mídias digitais, momento em que as discussões e trocas entre os integrantes do projeto permitirão o aperfeiçoamento e a revisão do conteúdo que será veiculado.
Em semanas intercaladas às discussões dos conteúdos propostos, serão realizadas as atividades de pesquisa e elaboração de conteúdos para as apresentações aos colegas, e para posterior publicação nas mídias sociais e gravação de podcast sobre o assunto discutido. A elaboração dos materiais contará com a supervisão dos coordenadores do projeto que realizarão a revisão da matéria antes de sua disponibilização via instagram e spotify à comunidade. A metodologia de pesquisa qualitativa será utilizada, através da técnica de revisão bibliográfica sistemática, para a elaboração dos conteúdos, permitindo aos estudantes conhecer e compreender a literatura, bem como analisar e sintetizar os dados pesquisados.
Na segunda etapa do projeto haverá um aprofundamento acerca dos temas anteriormente trabalhados, relacionando-os com temáticas contemporâneas, como, por exemplo, gênero, raça, ideologias, sistemas eleitorais e partidários, movimentos sociais, representação, populismo. Para tanto, a ideia é dividir os alunos em novos grupos, os quais realizarão entrevistas com membros da comunidade docente no âmbito de Departamento de Sociologia e Política da UFPel e, eventualmente, docentes de outros cursos e instituições, sobre os assuntos destacadas pelo projeto e relacionados às respectivas linhas de pesquisa dos docentes convidados. Estas entrevistas irão compor novos conteúdos para o podcast e para as páginas digitais do projeto.
Nesta etapa, os encontros quinzenais consistirão em momentos de discussão em grupo sobre as temáticas específicas que irão compor a segunda fase do projeto e elaboração das questões que direcionarão as entrevistas com os docentes convidados. Também poderão ser realizadas palestras, oficinas, workshops, mesas redondas e/ou lives sobre os assuntos, com convidados especializados na área, visando aprofundar o debate. Nas semanas em que não haverá os encontros, serão realizadas as entrevistas e editado os conteúdos para publicação.
Por fim, em um terceiro momento, propõe-se o intercâmbio direto dos alunos com a comunidade externa, a partir da metodologia da ação participante. Duas linhas de abordagem serão utilizadas. Com o objetivo de fomentar a educação política de jovens no seio da sociedade, o projeto levará a discussão dos conceitos e temáticas estudados para o interior de escolas públicas do Município de Pelotas, RS, propiciando um intercâmbio com estudantes e uma participação ativa dos integrantes do Projeto junto ao ensino e à promoção de cidadania fora do ambiente acadêmico universitário.
A segunda proposta envolverá a realização de intervenções em ambientes públicos da cidade com a comunidade externa para propiciar aos cidadãos levantarem questionamentos relacionados aos conceitos trabalhados no projeto. Estes questionamentos serão, posteriormente, objeto de discussões e pesquisa pelos alunos e, as respostas às dúvidas levantadas, constituirão novos conteúdos para as mídias digitais e para o podcast.
Indicadores, Metas e Resultados
- Com a possibilidade de intercâmbio dos alunos com a comunidade externa, espera-se contribuir para a educação política, tanto no que se refere ao aperfeiçoamento da aprendizagem de alunos da UFPel, quanto de cidadãos que se encontram fora do contexto acadêmico, instigando discussões e reflexões sobre assuntos que estruturam a vida em sociedade.
- Além disso, o projeto intenta a melhora no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do envolvimento destes em atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, capacitando os alunos para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a sua transposição didática à comunidade.
- A partir da disponibilização dos conteúdos via tecnologias digitais e canais de comunicação na internet, espera-se propiciar a ampliação do público e do acesso aos conceitos e discussões sobre conteúdos importantes no cenário político.
- A meta consiste em publicar 15 podcasts e 30 conteúdos para o instagram ao longo do Projeto.
- Espera-se realizar 5 entrevistas com docentes convidados para os materiais a serem veiculados na segunda etapa do Projeto.
- Por fim, na terceira fase, espera-se a realização de visitação em escolas da rede pública de ensino para apresentação do projeto e discussões com os alunos sobre as temáticas abordadas ao longo das fases anteriores. Esta etapa também possui como meta responder 5 questionamentos de cidadãos em geral, sobre os conceitos políticos trabalhados, perguntas que servirão de base para as atividades posteriores de pesquisa e elaboração de novos conteúdos para o instagram e para o spotify.
- Além disso, o projeto intenta a melhora no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do envolvimento destes em atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, capacitando os alunos para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a sua transposição didática à comunidade.
- A partir da disponibilização dos conteúdos via tecnologias digitais e canais de comunicação na internet, espera-se propiciar a ampliação do público e do acesso aos conceitos e discussões sobre conteúdos importantes no cenário político.
- A meta consiste em publicar 15 podcasts e 30 conteúdos para o instagram ao longo do Projeto.
- Espera-se realizar 5 entrevistas com docentes convidados para os materiais a serem veiculados na segunda etapa do Projeto.
- Por fim, na terceira fase, espera-se a realização de visitação em escolas da rede pública de ensino para apresentação do projeto e discussões com os alunos sobre as temáticas abordadas ao longo das fases anteriores. Esta etapa também possui como meta responder 5 questionamentos de cidadãos em geral, sobre os conceitos políticos trabalhados, perguntas que servirão de base para as atividades posteriores de pesquisa e elaboração de novos conteúdos para o instagram e para o spotify.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA | 3 | ||
CAROLINE BIANCA GRAEFF | 4 | ||
DANILO LUIZ OLIVEIRA FREIRE | |||
Guilherme Thiesen Ramos | |||
HELENA COSTA DA TRINDADE | |||
Otávio Santiago Gomes da Silva | |||
Otávio Santiago Gomes da Silva | |||
ROMERIO JAIR KUNRATH | 4 |