Nome do Projeto
Simplificando Política: segunda edição
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2024 - 01/11/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Projeto propõe a segunda edição do “Simplificando Política”. A partir do envolvimento dos estudantes em discussões sobre conceitos básicos da área da Ciência Política e da elaboração de conteúdos digitais para o instagram e podcasts para o spotify, a proposta objetiva fomentar o conhecimento sobre política de modo acessível à comunidade externa e oportunizar o desenvolvimento e a qualificação da formação dos alunos do Curso de Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) e da Pós-Graduação em Ciência Política da UFPel, através do ensino, da pesquisa e da extensão.

Objetivo Geral

O Projeto objetiva, através de um desenvolvimento calcado na correlação entre o ensino, a pesquisa e a prática extensionista, fomentar o envolvimento dos estudantes e da comunidade externa à UFPel com o conteúdo da Ciência Política. A proposta visa propiciar a aprendizagem e o aprofundamento de reflexões sobre conceitos básicos da política a partir do desenvolvimento, pelos estudantes, de conteúdos acessíveis e didáticos para disponibilização online, o fomento ao trabalho em equipe e à aprendizagem conjunta, bem como o estímulo à criatividade e à construção de conhecimento voltado à promoção da cidadania.

Justificativa

O projeto surge a partir da necessidade de oferecer aos alunos da Licenciatura e do Bacharelado do curso de Ciências Sociais da UFPel, oportunidades de participação em projetos de ensino, pesquisa e, sobretudo, atividades que incluam a extensão universitária.
Nessa integração entre os três pilares que compõe o ensino universitário, a extensão desempenha um papel fundamental na construção de pontes entre a academia e a sociedade, promovendo um intercâmbio dinâmico de conhecimentos e práticas e propiciando aos estudantes enriquecer o aprendizado acadêmico.
A ideia da produção de conteúdo para disponibilização nas mídias digitais possibilita transpor as fronteiras da universidade e difundir um conhecimento político mais acessível ao público em geral. Também, a saída do ambiente acadêmico para o contato via ações diretas com a sociedade, integra o aluno com a realidade social, enriquece sua compreensão teórica, e o capacita a aplicar seus conhecimentos de maneira prática e significativa.
Ainda, as ações colaborativas entre professores e estudantes, tanto da Licenciatura como do Bacharelado em Ciências Sociais e alunos da Pós-Graduação em Ciência Política, fortalece as relações e os vínculos entre todos os envolvidos, o que contribui para a construção de uma identidade mais sólida com a área de ciência política, aprimorando a formação teórico-metodológica dos estudantes.

Metodologia

O projeto envolverá três fases. Em um primeiro momento, se centra na discussão de conceitos introdutórios sobre política a partir da realização leituras, discussões e seminários sobre temáticas, como Estado, governo, poder, sociedade civil, partidos políticos, políticas públicas, dentre outros conceitos básicos da área. Para tanto, os alunos utilizarão como conteúdo base o livro de Bobbio, Matteucci e Pasquino, “Dicionário de Política”, realizando, ainda, pesquisa em literatura da área para complementar o desenvolvimento do assunto.
Serão realizados encontros quinzenais, nos quais será utilizada a abordagem expositiva de conteúdo, a apresentação de seminários pelos estudantes e discussões em grupo. Os estudantes serão divididos em trios, ficando cada grupo responsável por apresentar aos colegas um conceito específico. Além disso, deverão elaborar o material para o podcast e para o instagram sobre o assunto. Nos encontros, os alunos apresentarão o conceito trabalhado, bem como os textos utilizados na pesquisa e o roteiro para o conteúdo do podcast e dos materiais pra as mídias digitais, momento em que as discussões e trocas entre os integrantes do projeto permitirão o aperfeiçoamento e a revisão do conteúdo que será veiculado.
Em semanas intercaladas às discussões dos conteúdos propostos, serão realizadas as atividades de pesquisa e elaboração de conteúdos para as apresentações aos colegas, e para posterior publicação nas mídias sociais e gravação de podcast sobre o assunto discutido. A elaboração dos materiais contará com a supervisão dos coordenadores do projeto que realizarão a revisão da matéria antes de sua disponibilização via instagram e spotify à comunidade. A metodologia de pesquisa qualitativa será utilizada, através da técnica de revisão bibliográfica sistemática, para a elaboração dos conteúdos, permitindo aos estudantes conhecer e compreender a literatura, bem como analisar e sintetizar os dados pesquisados.
Na segunda etapa do projeto haverá um aprofundamento acerca dos temas anteriormente trabalhados, relacionando-os com temáticas contemporâneas, como, por exemplo, gênero, raça, ideologias, sistemas eleitorais e partidários, movimentos sociais, representação, populismo. Para tanto, a ideia é dividir os alunos em novos grupos, os quais realizarão entrevistas com membros da comunidade docente no âmbito de Departamento de Sociologia e Política da UFPel e, eventualmente, docentes de outros cursos e instituições, sobre os assuntos destacadas pelo projeto e relacionados às respectivas linhas de pesquisa dos docentes convidados. Estas entrevistas irão compor novos conteúdos para o podcast e para as páginas digitais do projeto.
Nesta etapa, os encontros quinzenais consistirão em momentos de discussão em grupo sobre as temáticas específicas que irão compor a segunda fase do projeto e elaboração das questões que direcionarão as entrevistas com os docentes convidados. Também poderão ser realizadas palestras, oficinas, workshops, mesas redondas e/ou lives sobre os assuntos, com convidados especializados na área, visando aprofundar o debate. Nas semanas em que não haverá os encontros, serão realizadas as entrevistas e editado os conteúdos para publicação.
Por fim, em um terceiro momento, propõe-se o intercâmbio direto dos alunos com a comunidade externa, a partir da metodologia da ação participante. Duas linhas de abordagem serão utilizadas. Com o objetivo de fomentar a educação política de jovens no seio da sociedade, o projeto levará a discussão dos conceitos e temáticas estudados para o interior de escolas públicas do Município de Pelotas, RS, propiciando um intercâmbio com estudantes e uma participação ativa dos integrantes do Projeto junto ao ensino e à promoção de cidadania fora do ambiente acadêmico universitário.
A segunda proposta envolverá a realização de intervenções em ambientes públicos da cidade com a comunidade externa para propiciar aos cidadãos levantarem questionamentos relacionados aos conceitos trabalhados no projeto. Estes questionamentos serão, posteriormente, objeto de discussões e pesquisa pelos alunos e, as respostas às dúvidas levantadas, constituirão novos conteúdos para as mídias digitais e para o podcast.

Indicadores, Metas e Resultados

- Com a possibilidade de intercâmbio dos alunos com a comunidade externa, espera-se contribuir para a educação política, tanto no que se refere ao aperfeiçoamento da aprendizagem de alunos da UFPel, quanto de cidadãos que se encontram fora do contexto acadêmico, instigando discussões e reflexões sobre assuntos que estruturam a vida em sociedade.
- Além disso, o projeto intenta a melhora no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, por meio do envolvimento destes em atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, capacitando os alunos para o desenvolvimento de projetos, trabalho em equipe, comunicação e apresentação de conteúdos científicos e para a sua transposição didática à comunidade.
- A partir da disponibilização dos conteúdos via tecnologias digitais e canais de comunicação na internet, espera-se propiciar a ampliação do público e do acesso aos conceitos e discussões sobre conteúdos importantes no cenário político.
- A meta consiste em publicar 15 podcasts e 30 conteúdos para o instagram ao longo do Projeto.
- Espera-se realizar 5 entrevistas com docentes convidados para os materiais a serem veiculados na segunda etapa do Projeto.
- Por fim, na terceira fase, espera-se a realização de visitação em escolas da rede pública de ensino para apresentação do projeto e discussões com os alunos sobre as temáticas abordadas ao longo das fases anteriores. Esta etapa também possui como meta responder 5 questionamentos de cidadãos em geral, sobre os conceitos políticos trabalhados, perguntas que servirão de base para as atividades posteriores de pesquisa e elaboração de novos conteúdos para o instagram e para o spotify.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA3
CAROLINE BIANCA GRAEFF4
DANILO LUIZ OLIVEIRA FREIRE
Guilherme Thiesen Ramos
HELENA COSTA DA TRINDADE
Otávio Santiago Gomes da Silva
Otávio Santiago Gomes da Silva
ROMERIO JAIR KUNRATH4

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